“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

28 de mar. de 2009

DAVID CROCKETT - Arte Tumular - 180 - San Fernando Cathedral ,San Antonio,Bexar County,Texas, USA













MEMORIAL




Memorial

                                                                              Álamo

ARTE TUMULAR
Esquife em mármore com os restos mortais (cinzas)
LOCAL: San Fernando Cathedral ,San Antonio,Bexar County,Texas, USA
Fotos: Michael Moti, Jim Vasaldna, Mike Reed, Brian J.Haas e Anthony B.


Davy Crockett
Nascimento17 de agosto de 1786
Limestone
Morte6 de março de 1836 (49 anos)
Alamo
SepultamentoSan Antonio
CidadaniaEstados Unidos
Progenitores
  • John Crockett (frontiersman)
Filho(s)Cho
Ocupaçãoguarda de fronteira, soldadopolítico, explorador, escritor, proprietário de escravos
Causa da mortemorto em combate
Assinatura
Davy Crockett signature, 1835.svg
PERSONAGEM
Davy Crockett, David Crockett ou David de Crocketagne (Greene County, Tennessee,EUA, 17 de agosto de 1786 - San Antonio, Texas, EUA, 6 de março de 1836) foi um político,militar e herói nacional estadunidense. Representou o Tennessee na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, serviu durante a Revolução do Texas e morreu na batalha do Alamo.
Morreu aos 50 anos de idade.

BIOGRAFIA (resumida)
Crockett nasceu em 17 agosto, 1786, mas a localização é contestada como a sua terra natal dado como próximo do rio Nolichucky em Greene County, Tennessee, em Castinas Cove,Washington County, Carolina do Norte, ou em Hawkins County, Tennessee. O pai e seus antepassados eram de escoceses-irlandeses e anglo-irlandês descida, enquanto sua mãe parece ter sido exclusivamente de descendência Inglesesa..

Em 24 de setembro de 1813, Crockett ingressou no Segundo Regimiento do Tennessee como Voluntário para uma duração inicial de sessenta dias e serviu sob o Coronel João Café no Creek Guerra, marchando para o sul, hoje Alabama e tomando parte ativa no combate, incluindo a vitória sob Andrew Jackson na Batalha de Horseshoe Bend. Crockett foi eleito Tenente Coronel da Qüinquagésimo sétimo regimento da Milícia do Tennessee, em março 27, 1818.

CROCKETT NA MÍDIA
Crockett foi retratado em inúmeros filmes (como o bem sucedido Alamo, de John Wayne) e quadrinhos (da Disney, principalmente). Na cultura popular ele teve associada a sua imagem a um chapéu de peles sobre a cabeça. Em países como o Brasil, ele foi confundido durante algum tempo com Daniel Boone, outra figura lendária da História dos Estados Unidos, e que foi tema de uma popular série de TV dos anos 60, nos quais o protagonista também usava um chapéu de peles.

BATALHA DO ALAMO
Um exército mexicano, liderado pelo general Antonio López de Santa Anna, chegou. Os soldados mexicanos imediatamente iniciou o cerco. Santa Anna ordenou a sua artilharia para manter uma situação de quase constante bombardeamento. Além disso, as armas foram transferidas para mais perto do Álamo, aumentando a sua eficácia. Em 25 de fevereiro , 200 a 300 soldados mexicanos atravessaram o rio San Antonio .

Os combatentes do Alamo dispararam canhões contra as tropas mexicanas. Ao mesmo tempo, Crockett e os seus homens disparavam com espingardas, enquanto outros defensores recarregavam as armas para uso na manutenção de um equilíbrio fogo. Dentro de duas horas a batalha tinha terminado e os soldados mexicanos recuaram.

Mas as tropas mexicanas voltaram a atacar e cercaram o forte. Contando com o fator surpresa o exército mexicano atacou enquanto os defensores estavam dormindo. O bombardeamento diário de artilharia tinha sido suspenso, talvez um truque para incentivar a reação humana natural a uma cessação de constante tensão. Mas, assim que a guarnição acordou, a luta final começou. Entretanto, a maioria dos não combatentes reuniram-se na igreja para a segurança. De acordo com Susana Dickinson, antes de se dirigir para a batalha, Crockett passou para rezar na capela. Quando os soldados mexicanos romperam as paredes exteriores do Alamo , a maioria dos Texanos voltaram ao quartel e à capela, como previamente havia sido planejado. Crockett e os seus homens estavam muito longe do quartel para poder refugiar-se, e foram os últimos remanescentes do grupo da missão que estava em campo aberto. Os homens defenderam a parede baixa em frente da igreja, usando os seus fuzis e facas, como a ação tornou-se demasiadamente violenta para permitir recarregar suas armas, houve o confronto final com baionetas, os soldados mexicanos foram empurrando os poucos remanescentes Texanos de volta em direção à igreja. A Batalha do Alamo durou quase 90 minutos.

Depois que todos os defensores do forte foram mortos, Santa Anna ordenou seus homens a pegarem as madeiras de um povoamento texano nas proximidades, onde foram empilhadas em cima dos mortos do Alamo e mandou colocar fogo, onde todos foram reduzidos a cinzas. Um marceneiro local criou um caixão simples e foram recolhidas as cinzas.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: