“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

24 de dez. de 2008

SIGMUND FLEUD - Arte Tumular -58-Golders Green Crematorium, Golders Green,Londres, Inglaterra






Lápide no columbário


Detalhe da lápide do columbário


Local onde foram depositadas as cinzas


Entrada


Jardins do crematório
ARTE TUMULAR
Lápide em granito negro com o seu nome e datas gravados em dourado. Encimando a lápide um grande vaso de cerâmica, estilo grego A simbologia tumular do vaso é de recebimento e acolhimento do corpo separado da alma (vaso vazio). Essa lápide abriga a urna com parte das cinzas de Fleud. Outra parte foi depositada no jardim do Columbário. (Columbário da familia)
Local:Golders Green Crematorium, Golders Green,Londres, Inglaterra
Lote: Columbário Leste
Fotos: Connie Nisinger, Kicran Smith, Marco Monroe.
Descrição tumular:Helio Rubiales

Sigmund Freud
Sigmund Freud, por Max Halberstadt, em 1922.[1]
Nascimento6 de maio de 1856
Freiberg in MährenMoráviaImpério Austríaco
(hoje PříborRepública Checa)
Morte23 de setembro de 1939 (83 anos)
LondresInglaterraReino Unido
Nacionalidadeaustríaco (1856-1867)
austro-húngaro (1867-1918)
austríaco (1918-1939)
CônjugeMartha Bernays (1886–1939)
Filho(a)(s)6, incluindo Ernst e Anna
Alma materUniversidade de Viena
PrêmiosPrêmio Goethe
Escola/tradiçãoPsicanálise (fundador)
Principais interessesNeurologiapsiquiatriapsicologiapsicoterapiapsicanáliseliteratura
Assinatura
FreudSignature.svg

PERSONAGEM
Sigmund Freud (Příbor, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939) foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Nasceu em Freiberg, Morávia(hoje Příbor), quando esta pertencia ao Império Austríaco.
Morreu aos 83 anos de idade
BIOGRAFIA
Nascido Sigismund Schlomo Freud (mas em 1877 abreviou seu nome para Sigmund Freud), aos quatro anos de idade sua família transferiu-se para Viena por problemas financeiros. Morou em Viena até 1938, quando, com a vinda do nazismo (Freud era judeu), foge para a Inglaterra. Era um excelente aluno, porém, por ser judeu, só poderia escolher entre os cursos de Direito ou Medicina, optando por este último.
Sigmund Freud era filho de Jacob Freud e de sua terceira mulher Amalie Nathanson (1835-1930). Jacob, um judeu proveniente da Galiza e comerciante de lã, muda-se a Viena em 1860.
Os primeiros anos de Freud são pouco conhecidos, já que ele destruíra seus escritos pessoais em duas ocasiões: a primeira em 1885 e novamente em 1907. Além disso, seus escritos posteriores foram protegidos cuidadosamente nos Arquivos de Sigmund Freud, aos quais só tinham acesso Ernest Jones (seu biógrafo oficial) e uns poucos membros do círculo da psicanálise. O trabalho de Jeffrey Moussaieff Masson pôs alguma luz sobre a natureza do material oculto.
Em 14 de Setembro de 1886 em Hamburgo, Freud casou-se com Martha Bernays.
Freud e Martha tiveram seis filhos: Mathilde, nascida em 1887, Jean-Martin, nascido em 1889, Olivier, nascido em 1891, Ernst, nascido em1892, Sophie, nascida em 1893 e Anna, nascida em 1895. Um deles, Martin Freud, escreveu uma memória intitulada Freud: Homem e Pai, na qual descreve o pai como um homem reservado, porém, amável, que trabalhava extremamente, por longas horas, mas que adorava ficar com suas crianças durante as férias de verão.
Anna Freud, filha de Freud, foi também uma psicanalista destacada, particularmente no campo do tratamento de crianças e do desenvolvimento psicológico. Sigmund Freud foi avô do pintor Lucian Freud e do ator e escritor Clement Freud, e bisavô da jornalista Emma Freud, da desenhista de moda Bella Freud e do relacionador público Matthew Freud.
Por sua vida inteira Freud teve problemas financeiros. Josef Breuer foi um aliado de Freud em suas idéias e também um aliado financeiro.
Nos tempos do nazismo, Freud perdeu quatro irmãs (Rosa, Dolfi, Paula, e Marie Freud). Embora Marie Bonaparte tenha tentado retirá-las do país, elas foram impedidas de sair de Viena pelas autoridades nazistas e morreram nos campos de concentração de Auschwitz e deTheresienstadt.
CARREIRA PROFISSIONAL(Resumida)
Freud inicia os estudos na universidade aos 17 anos, os quais tomam-lhe inesperadamente bastante tempo até a graduação, em 1881. Registros de amigos que o conheciam naquela época, assim como informações nas próprias cartas escritas por Freud, sugerem que ele foi menos diligente nos estudos de medicina do que devia ter sido. Em lugar dos estudos, ele atinha-se à pesquisa científica, inicialmente pelos estudos dos órgãos sexuais de enguias — um estranho, mas interessante presságio das teorias psicanalíticas que estariam por vir vinte anos mais tarde. De acordo com os registros, Freud completa tal estudo satisfatoriamente, mas sem distinção especial. Em 1877, desapontado com os resultados e talvez menos excitado em enfrentar mais dissecações de enguias, Freud vai ao laboratório de Ernst Brücke, que torna-se seu principal modelo de ciência.
Interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre e da interpretação dos sonhos. Estes elementos tornaram-se as bases da psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor (Prémio Goethe, 1930), possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.
Freud, suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas idéias são freqüentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.
MORTE
Freud morre de câncer na mandíbula aos 83 anos de idade nessa casa em Londres.
Foi submetido a mais de trinta cirurgias, inclusive com a remoção mandibular. Assim mesmo continuou a fumar. Supõe-se que tenha morrido de uma overdose de morfina. Freud sentia muita dor, e segundo historiadores e biografos, ele teria dito ao seu médico particular em sua residência em Londres, que lhe aplicasse uma dose excessiva de morfina (overdose) para terminar com o sofrimento, o que seria eutanásia.
Fonte: wikipedia.pt.com e www.findagrave.com
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

Nenhum comentário: