“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

21 de dez. de 2008

DEAN MARTIN - Arte Tumular - 48 - Westwood Village Memorial Park, Sanctuary of Love, California, USA.



ATOR INTEGRANTE DO GRUPO RAT PACK







ARTE TUMULAR
 No Santuário do Amor, indo pelo lado esquerdo está a cripta do ator, fechada com uma placa de mármore identificada por uma placa de bronze com o seus nome e datas
LOCAL: Westwood Memorial Park, Sanctuary of Love, Los Angeles, California, USA.
            Sinopse: Sanctuary of Love, do lado esquerdo





PERSONAGEM
DEAN MARTIN,o seu nome real era Dino Paulo Crocetti (7 de Junho de 1917, Steubenville, Ohio - 25 de Dezembro de 1995, Beverly Hills, Califórnia) foi um dos mais influentes artistas do século 20, tanto na música, televisão, bem como no cinema.
Morreu com 78 anos de idade.




BIOGRAFIA
Nasceu em Steubenville, Ohio , filho de pais italianos, Gaetano e Angela Crocetti.  Seu pai era de Abruzzo , na Itália, e sua mãe era uma italiana da Sicília. 


Martin só falava italiano até que começou a escola. Ele participou Grant Elementary School, em Steubenville. . Ele era o alvo de piadas pelo  seu Inglês quebrado e, finalmente, saiu da Steubenville High School no 10 º ano. Exerceu várias atividades, entre elas, contrabandeando licores , serviu como um speakeasy croupier , foi um blackjack comerciante , trabalhou em uma usina siderúrgica
Na idade de 15 anos, tornou-se um boxeador com  o nome,  "Kid Crochet, mas por pouco tempo.
Ele trabalhou como roleta stickman e croupier num num Cassino ilegal, por trás de uma loja de tabaco. Ao mesmo tempo, ele cantou com bandas locais. Chamando a si mesmo "Dino Martini" (depois de o então famoso tenor do Metropolitan Opera, Nino Martini ), ele conseguiu seu primeiro trabalho para o McKay Ernie Orchestra . Cantou em um estilo crooning influenciado por Harry Mills (dos Mills Brothers ), entre outros. No início dos anos 1940, ele começou a cantar para bandleader Sammy Watkins , que sugeriu que ele mudasse seu nome para Dean Martin.
Em outubro de 1941, Martin casou com Elizabeth Anne McDonald. Durante seu casamento (acabou por divórcio em 1949), eles tiveram quatro filhos. Martin trabalhou para várias bandas ao longo da década de 1940, principalmente na aparência e personalidade até que ele desenvolveu seu próprio estilo de cantar. 
Convocado para o Exército dos Estados Unidos em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial , Martin serviu um ano estacionados em Akron, Ohio . Ele então foi reclassificado como 4-F (possivelmente devido a uma dupla hérnia e recebeu alta.
Em 1946, Martin foi relativamente bem, mas ainda era pouco mais do que uma cantor de boate da Costa Leste com um estilo comum, semelhante ao de Bing Crosby . 
De acordo com o livro de Michael Freedland: Biografia de Dean Martin - King of the Road, alegou que ele teve ligações com a máfia no início da sua carreira.

Era integrante da "Rat Pack", um grupo de amigos formado por Frank Sinatra, Sammy Davis, Jr., Peter Lawford e Joey Bishop que realizaram algumas atividades artísticas em conjunto na década de 1960. É bastante reconhecido por sua parceria de enorme êxito com Jerry Lewis que durou 10 anos.

Possui três estrelas na "calçada da fama", uma (6519 Hollywood Boulevard) por seu trabalho no cinema, a segunda (1817 Vine) por suas gravações, e a terceira (6651 Hollywood Boulevard) por seu trabalho na televisão.
MORTE
Martin, um fumante inveterado, teve diagnosticado câncer de pulmão no Cedars Sinai Medical Center em 16 de setembro de 1993. Ele morreu de insuficiência respiratória aguda decorrente de enfisema em sua casa em Beverly Hills na manhã de Natal de 1995, na idade de 78 anos. As luzes da Strip de Las Vegas foram esmaecidas em sua honra.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Um comentário:

Unknown disse...

Sempre admirei seus trabalhos no cinema. Com John Wayne, Jerry entre outros. Gostei muito deste blog. Poderia voltar a melodia anterior? Era mais tocante!!! Faz tempo que venho acompanhando este trabalho. Parabéns!!!