“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

17 de dez. de 2008

ALLAN KARDEC- Arte Tumular -15 - Cimitière du Père Lachaise, Paris, França.















Vista frontal


Cobertura-Inscrições em Latim: "Nascer, morrer, renascer novamente e progredir sem cessar. Esta é a Lei"

Pedestal com a inscrição: "Fundador da Filosofia Espirita"

Busto em bronze
ARTE TUMULAR
Em granito bruto, como dólmes druídicos; três blocos, dois estreitos na frente e um grande no fundo sustentando uma larga pedra que serve como cobertura com inscrições em latim:"Nascer, morrer, renascer novamente e progredir sem cessar. Esta é a Lei" Dentro, um pedestal de granito polido, onde se lê: "Fundador da Filosofia Espirita", sustenta um busto de Allan Kardec em bronze. O conjunto escultórico é protegido na frente e nas lateriais por uma grossa corrente.
LOCAL: Cimitière du Père Lachaise,Divisão 44, em Paris, França.
Fotos: pt.wikipidea.org
Descrição tumular:HRubiales


Allan Kardec
Fotografia de Allan Kardec.
Nome completoHippolyte Léon Denizard Rivail
Conhecido(a) porCodificar, sistematizar e propagar a Doutrina Espírita; propagar o "Método pedagógico de Pestalozzi"
Nascimento3 de outubro de 1804
LyonFrança
Morte31 de março de 1869 (64 anos)
ParisIle-de-France
Nacionalidadefrancês
OcupaçãoPedagogoprofessorgramáticotradutorlinguistafilósofoeducador
Magnum opusO Livro dos Espíritos (1857)
Assinatura
AllanKardec Assin.png
PERSONAGEM
Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, França, 3 de outubro de 1804 — Paris, 31 de março de 1869) foi um pedagogo e escritor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do Espiritismo, também denominado de Doutrina Espírita.
O pseudônimo "Allan Kardec", segundo biografias, foi adotado pelo Prof. Rivail a fim de diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores. Segundo algumas fontes, o pseudônimo foi escolhido pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os druidas, na Gália, e que então o Codificador se chamava "Allan Kardec".
Morreu aos64 anos de idade.
BIOGRAFIA
Nascido numa antiga família de orientação católica com tradição na magistratura e na advocacia, desde cedo manifestou propensão para o estudo das ciências e da filosofia.
Fez os seus estudos na Escola de Pestalozzi, no Castelo de Zahringenem, em Yverdun, na Suíça (país protestante), tornando-se um dos seus mais distintos discípulos e ativo propagador de seu método, que tão grande influência teve na reforma do ensino na França e na Alemanha. Aos quatorze anos de idade já ensinava aos seus colegas menos adiantados.
Concluídos os seus estudos, o jovem Rivail retornou ao seu país natal. Profundo conhecedor da língua alemã, traduzia para este idioma diferentes obras de educação e de moral, com destaque para as obras de François Fénelon, pelas quais manifestava particular atração.
Era membro de diversas sociedades, entre as quais da Academia Real de Arras, que, em concurso promovido em 1831, premiou-lhe uma memória com o tema Qual o sistema de estudos mais de harmonia com as necessidades da época?
A 6 de fevereiro de 1832 desposou Amélie Gabrielle Boudet.
Como pedagogo, o jovem Rivail dedicou-se à luta para uma maior democratização do ensino público. Entre 1835 e 1840, manteve em sua residência, à rua de Sèvres, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia[7] comparada, Astronomia e outros. Nesse período, preocupado com a didática, criou um engenhoso método de ensinar a contar e um quadro mnemônico da História de França, visando facilitar ao estudante memorizar as datas dos acontecimentos de maior expressão e as descobertas de cada reinado do país.
Publicou diversas obras sobre Educação.Tendo iniciado a publicação das obras da Codificação em 18 de abril de 1857, quando veio à luz O Livro dos Espíritos, considerado como o marco de fundação do Espiritismo, após o lançamento da Revista Espírita (1 de janeiro de 1858), fundou, nesse mesmo ano, a primeira sociedade espírita regularmente constituída, com o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquis:HRubiales


Nenhum comentário: