“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

24 de mar. de 2025

BOLINHA (Édson Cabariti) - Arte Tumular - 1950 - Cemitério de Paquetá, Santos, São Paulo, Brasil


 












ARTE TUMULAR
Túmulo de formato retangular a cerca de 80 cm. de altura em granito escuro polido, com um tampo também em granito, com uma tonalidade mais clara  na parte central com uma cruz latina em relevo. Na cabeceira tumular destaca-se uma construção (lápide) inicialmente baixa, elevando-se nas laterais convergindo para uma parte central. Na parte baixa está fixada a placa em metal com o seu nome e datas, bem como uma foto em cerâmica de formato oval.

Local: Cemitério de Paquetá, Santos, São Paulo, Brasil
Fotos: https://www.youtube.com/watch?v=v7UuhYwueK0
Descrição tumular: hrubiales

Bolinha

Bolinha durante seu programa na TV
Nome completoEdson Cabariti[nota 1]
Outros nomesÉdson Cury
Nascimento16 de julho de 1936
BauruSP
Morte1 de julho de 1998 (61 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidadebrasileiro
Ocupaçãoradialista
apresentador de televisão
PERSONAGEM
Edson Cabariti (Bauru, 16 de julho de 1936 — São Paulo, 1 de julho de 1998), conhecido artisticamente como Bolinha, foi um radialista e apresentador de televisão brasileiro. 
Morreu aos 61 anos.
 
BIOGRAFIA
Bolinha nasceu como Edson Cabariti, em Bauru e criado em Santos, litoral do estado de São Paulo, em 1936. De ascendência turca e síria, mudou-se ainda cedo com a sua família para a cidade de Araçatuba. Foi mascate, feirante, engraxate, cobrador de ônibus, vendedor de velas para cemitério e balconista e em 1961, mudou-se para São Paulo para ser repórter de campo em jogos de futebol. 

INÍCIO DE CARREIRA NA TV
Iniciou a carreira como locutor esportivo. Posteriormente, na TV Excelsior, passou a ser o responsável pelos flashes esportivos do programa Últimas Notícias. 

Edson Cabariti, adotou o nome artístico Édson Cury pois, segundo ele, o seu verdadeiro nome não soava bem no rádio

A estreia como apresentador ocorreu quando em janeiro de 1967, a diretoria da Excelsior solicitou que substituísse o apresentador Chacrinha, que tinha um programa de auditório e havia se desentendido com os diretores da emissora, deixando a empresa repentinamente. Ao assumir do programa, a audiência aumentou e foi efetivado no cargo. Neste período, revelou muitos talentos, tais como Eneida Laís, Roberto Makassa, Margareth Menezes, Ítalo Ayala e Jarbas Piccioli. 

CLUBE DO BOLINHA
Veio a tornar-se célebre como o apresentador do programa Clube do Bolinha, o qual ficou no ar durante 20 anos na TV Bandeirantes entre 1974 e 1994 e o qual alcançou 8 pontos de audiência – então, um dos programas-líderes da emissora em audiência. 

Uma das atrações do Clube era o quadro Eles e Elas, no qual transformistas e travestis apresentavam-se.[6] Os mais variados artistas tais como Alan & Aladim, Leandro & Leonardo e Arnaldo Antunes voltaram ao programa após já famosos para agradecer ao programa bem como ao próprio o apoio do apresentador no início de suas carreiras. 

Um fato dos mais marcantes em toda a trajetória do apresentador foi sobre o cantor Paulo Sérgio. No dia 27 de julho de 1980, Paulo Sérgio fez no Clube aquela que seria a sua última apresentação na televisão. Horas após deixar os estúdios da TV Bandeirantes em São Paulo, o cantor sofreria um derrame cerebral e morreria no dia 29 de julho.

BOLETES
Boletes A maior marca do Clube era o elenco de bailarinas, conhecidas carinhosamente como "boletes". O elenco das bailarinas era composto também por certas ex-chacretes.

MORTE
Morreu às 2h30 de 1º de julho de 1998, aos 61 anos, apenas 15 dias antes de completar o 62º aniversário, vitimado por um câncer no aparelho digestivo. Estava internado no Hospital 9 de Julho para tratamento da doença que havia sido descoberta três anos antes de sua morte. Nos seis meses antes de morrer, a doença havia se agravado. Está sepultado no Cemitério do Paquetá, em Santos, no litoral de São Paulo. 

Fonte: Wikipédia
Formatação e pesquisa: hrubiales


Nenhum comentário: