“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

24 de dez. de 2024

JOÃO MINEIRO (João Sant' Ângelo) -Arte tumular - 1867 - Cemitério Municipal de Andradas, Minas Gerais, Brasil






ARTE TUMULAR
Placa de mármore branca com pontos negros de formato retangular, tendo  na parte superior uma placa de alumínio, coma sua foto, nome e datas.
Local: Cemitério Municipal de Andradas, Minas Gerais, Brasil
Fotos: Eudes Alves (YouTube)
Descrição tumular : HRubiales


João Mineiro
Informações gerais
Nome completoJoão Sant'Ângelo
Nascimento23 de agosto de 1937[nota 1]
Local de nascimentoAndradasMG
Brasil
Morte24 de março de 2012 (74 anos)
Local de morteJundiaíSP
Gênero(s)música sertaneja
Ocupaçãocantor e compositor
Instrumento(s)vocal
Período em atividade1962-2012
Gravadora(s)Chororó Discos
Copacabana
Polygram
RGE
Afiliação(ões)João Mineiro & Marciano
PERSONAGEM 
João Sant'Ângelo (Andradas, 23 de agosto de 1937 — Jundiaí, 24 de março de 2012), mais conhecido como João Mineiro, foi um cantor e compositor brasileiro que, ao lado de Marciano, formou por 18 anos a dupla sertaneja João Mineiro & Marciano. 
Morreu aos 74 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA 
De 1962 a 1970 , formou dupla sertaneja com o cantor Goiás. 
Em 1970, procurando algum parceiro para uma dupla sertaneja de linha romântica, juntou-se a Marciano. Com ele, gravou sucessos como “Chovisco da madrugada”, “Aurora do mundo” e “Ainda ontem chorei de saudade” (Moacyr Franco); e realizou, em 1990, excursão aos Estados Unidos, apresentando-se em Las Vegas, Nova Jersey, Boston, Nova York e Miami. 

Com Marciano, chegou a apresentar também o programa “João Mineiro & Marciano”, exibido pelo SBT, na década de 1980. 

Em 1991, gravaram um LP em espanhol e fizeram uma turnê de shows pelo Norte e Nordeste. 

A dupla se desfez em 1993, somando cerca de 20 milhões de discos vendidos. 
Desde a separação, em 1993, participava da dupla João Mineiro & Mariano, regravando alguns sucessos da antiga dupla.  

VIDA PESSOAL 
Seu primeiro casamento foi com Eugênia Sant’Ângelo, onde teve 8 filhos. A mais famosa filha é a cantora Celina Sant’Ângelo, que juntamente com sua amiga Adriana, formaram a dupla sertaneja As Marcianas, que surgiu na década de 1980. 

Por 15 anos, foi casado com Luciana Aparecida da Silva, com quem teve duas filhas. 

MORTE 
João Mineiro, de 74 anos, tinha diabetes e já havia sido internado em março do ano passado (2011) na Santa Casa de Andradas com insuficiência cardíaca e hipertensão. Há seis meses, foi submetido a uma angioplastia. De acordo com boletim médico divulgado  pelo Hospital Paulo Sacramento, de Jundiaí (SP), ele passou por atendimento no pronto socorro de Campo Limpo Paulista na segunda-feira (19) e foi imediatamente transferido para a UTI do hospital Paulo Sacramento, sentindo desconforto respiratório. 

O quadro de saúde piorou e o cantor precisou passar por uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar. Já na sexta-feira (24), o sertanejo retornou para a UTI e teve um choque séptico, passando a respirar com a ajuda de aparelhos. Às 22h10 deste sábado (24), João Mineiro sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu às 22h50. 
Fonte: pt.wikipedia.org, http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/03/corpo-de-joao-mineiro-e-enterrado-em-andradas- 
Formatação: HRubiales


Nenhum comentário: