“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

27 de ago. de 2024

GIL DE FERRAN - Arte tumular - 1828 - Cremado

 






CREMAÇÃO

O seu corpo foi cremado em cerimonia reservada aos familiares

Local: Indeterminado


Gil de Ferran
Ferran no GP dos EUA em 2005
Informações pessoais
Nacionalidadebrasileiro
francês
Nascimento11 de novembro de 1967
ParisFrança
Morte29 de dezembro de 2023 (56 anos)
Opa-lockaFlóridaEUA
Registros na IndyCar Series
Temporadas1995 - 2003
EquipesJim HallWalker Racing,
Penske Racing
Corridas160
Títulos2 (2000, 2001)
Vitórias12
Pódios49
Pole positions21
Primeira corridaMiami, 1995
Primeira vitóriaLaguna Seca, 1995
Última vitóriaChevy 500 de 2003
Última corridaChevy 500 de 2003
PERSONAGEM
Gil de Ferran (Paris, 11 de novembro de 1967 - Opa-locka, 29 de dezembro de 2023) foi um piloto e dirigente esportivo brasileiro. Campeão da Fórmula 3 Inglesa, das 500 Milhas de Indianápolis e bicampeão da CART (atual IndyCar Series).
Morreu aos 56 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filho do engenheiro mecânico francês Luc de Ferran, Gil nasceu na França e mudou-se para o Brasil quando tinha quatro anos de idade.

CARREIRA
Gil começou sua carreira no kart, foi para a Fórmula Ford em 1987, conquistando o título brasileiro. Em 1988, abandonou o terceiro ano do curso de engenharia, e mudou-se sozinho para a Inglaterra. Em 1991 passou a disputar a Fórmula 3, onde conquistou o título no ano seguinte, com sete vitórias.[3] Em 1993 e 1994, correu na Fórmula 3000, chegando em 1995 à CART (atual IndyCar Series). 

Gil de Ferran no Grande prêmio de Indianápolis de Fórmula 1. Após cinco anos correndo por equipes menores (Hall em 1995 e Walker Racing, de 1996 a 1999), em 2000 foi contratado pela equipe Penske, sagrando-se campeão nos dois anos que correu pela equipe na CART, em 2000 e 2001.

Em 2002, a Penske migrou para a Indy Racing League e levou Gil e Hélio Castroneves para lá. 

Em 2003 foi o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis. No mesmo ano, ao final da temporada, anunciou sua aposentadoria da IRL.

Em 2005, tornou-se diretor esportivo da equipe British American Racing (BAR) na Fórmula 1,[6] que em 2006 foi transformada na Honda Racing F1 Team. Insatisfeito com o cargo, deixou a equipe em julho de 2007.

Em 2008, retornou às pistas como piloto e dono de equipe na American Le Mans Series, conquistando bons resultados. No ano seguinte ganhou cinco corridas, conquistando o vice-campeonato. Ao final da temporada, anunciou novamente, aos 41 anos, sua aposentadoria como piloto. 

Em 2010, o piloto fundiu sua equipe com a Luczo-Dragon Racing, criando assim a De Ferran Dragon Racing, para competir na Indy Racing League. A equipe estreou com um quarto lugar de Raphael Matos na São Paulo Indy 300. Em 2011, no entanto, a equipe anunciou que estava encerrando suas operações por falta de patrocinadores.

Em julho de 2018, Éric Boullier, o então diretor de corrida da equipe de Fórmula 1 da Mclaren pediu demissão. Com isso, Gil de Ferran assumiu o recém-criado cargo de diretor esportivo na equipe. Em agosto de 2019, de Ferran passou a cuidar do projeto da McLaren na IndyCar Series. Deixou o cargo de diretor esportivo no início de 2021. Em maio de 2023, a McLaren anunciou o retorno de Gil como seu consultor.

MORTE
Gil de Ferran faleceu no dia 29 de dezembro de 2023, aos 56 anos, vítima de uma parada cardíaca enquanto guiava um veículo no circuito de The Concours Club, em Opa-locka, na Flórida. Gil estava acompanhado do seu filho, foi levado para um hospital da região mas não resistiu.

Fonte: wikipedia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: