ARTE TUMULAR
Lápide na cabeceira tumular, em mármore branco,. em formato retangular, tendo como destaque na parte central um relevo, também em mármore da Virgem Maria segurando o Menino Jesus. Na parte inferior em destaque o seu sobrenome em relevo.
Local: Cemitério Perlacher Forst, em Munique, Alemanha
Foto; Findagreve
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Franz Anton Albert Beckenbauer (Munique, 11 de setembro de 1945 – Salzburgo, 7 de janeiro de 2024) foi um treinador e futebolista alemão que atuou como zagueiro, líbero ou volante. É amplamente considerado o maior e melhor zagueiro de todos os tempos.
Morreu aos 78 anos
SINOPSE
Exerceu o cargo de presidente do Bayern de Munique por 15 anos, clube com o qual tem sua história entrelaçada. Sua alcunha é de Kaiser ("O Imperador", em alemão). Com a Seleção Alemã (da então Alemanha Ocidental), foi campeão mundial como jogador (em 1974) e técnico (1990), sendo um dos três únicos a deter tal marca, ao lado do brasileiro Zagallo e do francês Didier Deschamps. É também um dos sete jogadores a terem conquistado as medalhas de ouro, de prata e de bronze em Copas do Mundo FIFA.
Beckenbauer é o símbolo da elevação de patamar do Bayern de Munique de clube modesto no país, à potência principal do futebol alemão e também a potência global. Curiosamente, na infância era torcedor do rival Munique 1860, do qual tornou-se sócio vitalício em 1998, o que não o impediu de ser ao mesmo tempo presidente de honra do Bayern. Um filho seu, Stefan, jogou nos dois clubes.
É considerado pela maioria dos especialistas como o maior e melhor zagueiro da história do futebol, tendo ganho, além da Copa do Mundo, diversos títulos e prêmios no futebol europeu: Liga dos Campeões da UEFA, Eurocopa e Bola de Ouro. Também foi responsável direto pelo início da carreira de outra glória do futebol alemão e mundial, o goleiro Sepp Maier, seu amigo de infância.
VIDA PESSOAL
Beckenbauer, que trabalhou como comentarista do caderno de esportes do jornal Bild, vivia desde 1982 em Salzburgo, na Áustria, e estava casado pela terceira vez. Com suas várias relações teve seis filhos.
MORTE
Morreu em 7 de janeiro de 2024, aos 78 anos. Um comunicado da família foi divulgado pela imprensa alemã, sem detalhes sobre a causa, apenas informando que o ex-jogador faleceu durante o sono.
Fonte: Wikipedia
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário