“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

27 de mai. de 2023

TINA TURNER - Arte tumular - 1785-

 




Tina Turner
Turner em 1970
Pseudônimo(s)Rainha do Rock 'n' Roll
Nascimento26 de novembro de 1939
BrownsvilleTennesseeEstados Unidos
Morte24 de maio de 2023 (83 anos)
KüsnachtSuíça
ResidênciaKüsnacht, Suíça
Nacionalidade
Parentesco
  • Alline Bullock (irmã)
  • Afida Turner (nora)
  • Eugene Bridges (primo de 2º grau)
Cônjuge
  • Ike Turner (c. 1962; div. 1978)
  • Erwin Bach (c. 2013; m. 2023)
Filho(a)(s)4[1]
Ocupação
Período de atividade1957–2023[2][3]
Carreira musical
Gênero(s)
Extensão vocalcontralto coloratura
Instrumento(s)Vocais
Gravadora(s)
ReligiãoBudismo de Nitiren[4]
Assinatura
Tina Turner signature.svg
Página oficial
tinaturnerofficial.com
PERSONAGEM
Tina Turner (nascida Anna Mae Bullock; Brownsville, 26 de novembro de 1939 — Küsnacht, 24 de maio de 2023) foi uma cantora, dançarina, e atriz suíça nascida nos Estados Unidos. Amplamente referida como a "Rainha do Rock 'n' Roll".
Morreu aos 83 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Ela ganhou destaque como vocalista da Ike & Tina Turner Revue antes de lançar uma carreira de sucesso como artista solo. Turner renunciou à cidadania americana em 2013. Ela morou na Suíça desde 1995 até à sua morte, no ano de 2023. 

INÍCIO DE CARREIRA
Turner começou sua carreira com Kings of Rhythm de Ike Turner em 1957. Sob o nome de Little Ann, ela apareceu em seu primeiro disco, "Boxtop", em 1958. Em 1960, ela foi apresentada como Tina Turner com o dueto single "A Fool in Love". A dupla Ike & Tina Turner se tornou "um dos mais formidáveis shows ao vivo da história". Eles lançaram sucessos como "It's Gonna Work Out Fine", "River Deep - Mountain High", "Proud Mary" e "Nutbush City Limits" antes de se separarem em 1976. 

Na década de 1980, Turner teve "um dos maiores retornos da história da música". Seu álbum multi-platina de 1984 Private Dancer continha o hit "What's Love Got to Do with It", que ganhou o Grammy de Gravação do Ano e se tornou seu primeiro e único número 1 na Billboard Hot 100. Aos 44 anos , ela foi a artista solo feminina mais velha a liderar o Hot 100. Seu sucesso nas paradas continuou com "Better Be Good to Me", "Private Dancer", "We Don't Need Another Hero (Thunderdome)", "Typical Male", "The Best", "I Don't Wanna Fight", e "Golden Eye". 

 Em 1988 seu nome entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, como o show com o maior número de público pagante já feito por uma cantora solo. A artista reuniu 182 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro para ver sua apresentação. O show foi transmitido para todo o mundo. Nesta época estava fazendo a Break Every Rule World Tour.

 Turner também atuou nos filmes Tommy (1975), Mad Max Beyond Thunderdome (1985) e Last Action Hero (1993). Em 1993, What's Love Got to Do with It, um filme biográfico adaptado de sua autobiografia I, Tina: My Life Story, foi lançado. 

Em 2009, Turner se aposentou depois de completar sua Tina!: 50th Anniversary Tour. Tendo vendido mais de 100 milhões de discos em todo o mundo e sendo a primeira pessoa - e por enquanto única - a ter ao menos um hit no top 40 do Reino Unindo em sete décadas consecutivas (Década de 1960 a Década de 2020), 

Turner foi um dos artistas mais vendidos de todos os tempos. Ela recebeu 12 prêmios Grammy, que incluem oito prêmios competitivos, três prêmios Grammy Hall of Fame e um Prêmio Grammy de Contribuição em Vida. Foi a primeira artista negra e primeira mulher a estar na capa da Rolling Stone. A Rolling Stone a classificou entre os 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos e os 100 Maiores Cantores de Todos os Tempos. 

Ela tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e na Calçada da Fama de St. Louis, e foi duas vezes indicada ao Rock and Roll Hall of Fame, com Ike Turner em 1991 e como artista solo em 2021. 

JUVENTUDE
Juventude Filha de Zelma Priscilla Currie e Floyd Richard Bullock, Tina Turner nasceu Anna Mae Bullock em 26 de novembro de 1939, em Brownsville uma cidade do Condado de Haywood, no Tennessee. A família morava na comunidade rural próxima de Nutbush,Tennessee, onde seu pai trabalhava como supervisor meeiro. Em tenra idade, Tina colheu algodão nos campos com sua família.

Tina tinha duas irmãs mais velhas, Evelyn Juanita Currie e Ruby Alline Bullock. Quando crianças, as três irmãs foram separadas quando seus pais se mudaram para Knoxville, Tennessee, para trabalhar em uma instalação de defesa durante a Segunda Guerra Mundial. Tina foi ficar com seus avós paternos religiosos, Alex e Roxanna Bullock. Após a guerra, as irmãs se reuniram com seus pais e se mudaram com eles para Knoxville. Dois anos depois, a família voltou para Nutbush. Nessa época, ele começou a estudar na Flagg Grove Elementary School, que frequentou da primeira à oitava série. Nascida em uma família batista, Tina começou a cantar ainda criança no coral da igreja. Quando ela tinha 11 anos, sua mãe se mudou para St. Louis, Missouri. O pai de Tina se casou novamente e se mudou para Detroit. Tina voltou a morar com a avó em Brownsville enquanto sua mãe levou sua irmã mais velha para St Louis. Tina disse mais tarde em sua autobiografia que sentia que seus pais não a amavam. Tina lembrou mais tarde que Zelma havia planejado deixar o marido quando ainda estava grávida de Tina. Sobre isso, Turner disse: "Ela era jovem, muito jovem, e não queria uma outra criança". 

 Na adolescência, Tina trabalhou como empregada doméstica para a família Henderson. Ela estava na casa de Henderson quando foi notificada de que sua meia-irmã Evelyn havia morrido em um acidente de carro ao lado de suas primas Margaret e Vela Evans. Na Carver High School em Brownsville, Tina era uma líder de torcida e jogava basquete. Quando Tina tinha 16 anos, sua avó morreu, então ela foi morar com a mãe em St. Louis. Ela se formou na Sumner High School em 1958. Após a formatura, ela trabalhou como auxiliar de enfermagem no Barnes-Jewish Hospital.

VIDA PESSOAL
Depois de se mudar para St. Louis, Tina e sua irmã Alline se familiarizaram com Kings of Rhythm de Ike Turner. Alline estava namorando o baterista da banda Eugene Washington e Tina começou a namorar o saxofonista Raymond Hill. Depois que ela engravidou durante o último ano do ensino médio. Seu filho Raymond Craig Bullock Hill nasceu 20 de agosto de 1958. Raymond voltou para sua cidade natal de Clarksdale antes de seu filho Craig nascer em agosto de 1958, deixando Bullock para se tornar uma mãe solteira.

Turner comparou seu relacionamento inicial com Ike Turner ao de um "irmão e irmã de outra vida". Eles eram amigos platônicos desde o momento em que se conheceram em 1957 até 1960. Seu caso começou enquanto Ike estava com sua namorada Lorraine Taylor. Eles ficaram íntimos quando ela foi dormir com ele depois que outro músico ameaçou entrar em seu quarto. Seu filho Ronald "Ronnie" Renelle Turner nasceu 1 de outubro de 1960, morreu em dezembro de 2022. Depois de gravar "A Fool In Love", Turner disse a Ike que não queria continuar seu relacionamento; ele respondeu batendo na cabeça dela com uma maca de sapato de madeira. Turner lembrou que esse incidente foi a primeira vez que ele "incutiu medo" nela, mas ela decidiu ficar com ele porque "realmente se importava com ele". Ike e Tina se mudaram para Los Angeles em 1962 e se casaram em Tijuana. Em 1963, Ike comprou uma casa na área de View Park. Eles trouxeram seu filho Ronnie, o filho de Tina, Craig, e os dois filhos de Ike com Lorraine (Ike Jr. e Michael) de St. Louis para morar com eles. Tina mais tarde revelou em I, Tina que Ike era abusivo e promíscuo durante todo o casamento, o que levou à sua tentativa de suicídio em 1968 por overdose de pílulas de Valium. Ela disse: "Foi meu relacionamento com Ike que me deixou mais infeliz. No começo eu estava realmente apaixonada por ele. Veja o que ele fez por mim. Mas ele era totalmente imprevisível". Mais tarde, Ike foi diagnosticado com transtorno bipolar em sua velhice.

Turner deixou Ike abruptamente depois que eles brigaram a caminho do hotel Dallas Statler Hilton em 1 de julho de 1976. Ela fugiu com 36 centavos e um cartão de crédito Mobil no bolso. Em 27 de julho, Turner pediu o divórcio com base em diferenças irreconciliáveis. Sua petição de divórcio pedia 4 mil dólares por mês em pensão alimentícia, mil dólares por mês em pensão alimentícia e a custódia de seus filhos Craig e Ronnie. O divórcio foi finalizado em 29 de março de 1978. No decreto final de divórcio, Tina assumiu a responsabilidade por datas de shows perdidas, bem como uma penhora do IRS. Tina reteve royalties de compositora de músicas que ela havia escrito, mas Ike continuou publicando royalties dela e de suas composições. Ela também manteve seus dois carros Jaguar, skins e jóias junto com seu nome artístico. Tina deu a Ike sua parte de seu estúdio de gravação Bolic Sound, editoras, imóveis, e ele manteve seus quatro carros. Vários promotores de shows perderam dinheiro e processaram para recuperar suas perdas. Por quase dois anos, ela recebeu vale-refeição e tocou em pequenos clubes para pagar dívidas.

Em janeiro de 2013, Turner se naturalizou suíça. Em julho desse mesmo ano, Tina oficializou seu segundo matrimônio, comemorando o casamento em uma cerimônia budista em sua mansão na Suíça, na cidade de Küsnacht, com o produtor e empresário alemão Erwin Bach, dezessete anos mais novo. Eles se conheceram em 1986, quando a gravadora de Tina enviou Erwin para recebê-la no aeroporto. O casal vive em Küsnacht desde 1995, onde a cantora aprendeu a falar alemão fluentemente. 

Em 3 de julho de 2018, o filho mais velho de Tina, Craig, morreu por suicídio com um tiro na cabeça em sua casa em Studio City, Califórnia. Tina voltou aos Estados Unidos para assistir ao seu funeral. 

A cantora é avó de dois netos, filhos de Ronnie. 

RELIGIÃO
Tina às vezes se referia a si mesma como uma "budista-batista", aludindo à sua educação na igreja batista, onde seu pai era diácono, e sua posterior conversão ao budismo quando adulta. Turner afirmou em sua autobiografia de 1986 I, Tina que ela foi apresentada ao Budismo Nitiren Daishonin pela amiga de Ike, Valerie Bishop, que lhe ensinou o canto Nam-myoho-rengue-kyo em 1973. Tina credita o canto por ajudá-la a passar por momentos difíceis. Tina comparou o canto budista ao canto: "…Nam-myoho-rengue-kyo é como uma canção. Na tradição Soka Gakkai, somos ensinados a cantá-lo. É um som e um ritmo e toca um lugar dentro de você. Esse é o lugar que estamos tentando alcançar é o subconsciente. Eu acredito que é o lugar mais alto…” Tina se encontrou com o 14.º Dalai Lama Tenzin Gyatso em Einsiedeln, Suíça, em 2 de agosto de 2005. Ela também se encontrou com o cantor budista suíço-tibetano Dechen Shak-Dagsay e em 2009 co-criou um projeto de música espiritual com Shak-Dagsay e o cantor suíço Regula Curti chamado Além. 

SAÚDE
Tina revelou em seu livro de memórias de 2018 My Love Story que ela sofreu doenças com risco de vida. 

Em 2013, três semanas após seu casamento com Erwin Bach, ela sofreu um derrame e teve que aprender a andar novamente. Em 2016, ela foi diagnosticada com câncer intestinal. Tina optou por remédios homeopáticos para tratar sua pressão alta que resultou em danos aos rins e eventual insuficiência renal. Suas chances de receber um rim eram baixas e ela foi instada a iniciar a diálise. Ela considerou suicídio assistido e se inscreveu para ser membro do Exit, mas Bach se ofereceu para doar um rim para seu transplante. Turner passou por uma cirurgia de transplante de rim em 7 de abril de 2017. 

MORTE
Tina Turner morreu aos 83 anos de idade em sua casa na Suíça. A morte foi confirmada por um assessor mas, em um primeiro momento, a causa não foi revelada. Apenas foi divulgado que ela morreu "após uma longa doença". No dia seguinte à sua morte, um porta-voz da cantora revelou ao jornal britânico Daily Mail que Tina morreu de causas naturais.

Fonte:  Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: