“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de abr. de 2023

JOHNNY RINGO - Arte tumular - 1777 - Johnny Ringo State Historical Landmark Willcox, Cochise County, Arizona, EUA


FORA DA LEI DO OESTE AMERICANO


FORA DA LEI DO OESTE AMERICANO








ARTE TUMULAR
o tumulo se destaca por ser um amontoado de pedras, tendo na provável cabeceira tumular uma rocha de formato ovoide com o seu nome e datas gravados
O túmulo está localizado em terras particulares. Os proprietários de terras, no entanto, construíram um pequeno desvio ao lado da estrada e permitem que o público visite o túmulo. Eles colocaram uma placa solicitando que os visitantes visitem apenas entre 8h e 18h, que permaneçam na trilha de ida e volta do túmulo e que os visitantes sejam breves e não façam piquenique em sua propriedade.

Local: Johnny Ringo State Historical Landmark Willcox, Cochise County, Arizona, EUA 
fotos: findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Johnny Ringo
Johnny Ringo.jpeg
Ringo c. 1880
Nascer
John Peter Ringo

3 de maio de 1850
Morreu13 de julho de 1882 (32 anos)
Causa da morteTiro na cabeça
corpo descobertoTurkey Creek Canyon, Território do Arizona
Lugar de descansoEast Turkey Creek Road, Pearce , Arizona (propriedade privada) 31.865868°N 109.418852°W
Nacionalidadeamericano
Outros nomesJohnny Ringo, Johnny Ringgold
OcupaçãoBandido
anos ativos1875–1882

PERSONAGEM
John Peters Ringo (3 de maio de 1850 - 13 de julho de 1882), conhecido como Johnny Ringo , foi um fora da lei do Velho Oeste americano vagamente associado aos Cochise County Cowboys na fronteira de Tombstone , Território do Arizona . 
Morreu aos 32 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Ele participou da Guerra do Condado de Mason, no Texas, durante a qual cometeu seu primeiro assassinato. Ele foi preso e acusado de assassinato.  Ele foi afiliado ao xerife do condado de Cochise , Johnny Behan , Ike Clanton e Frank Stilwell durante 1881–1882. Ele se envolveu em um confronto em Tombstone com Doc Holliday e foi suspeito por Wyatt Earp de ter participado da tentativa de assassinato de Virgil Earp e da emboscada e morte de Morgan Earp .

 Ringo foi encontrado morto com um ferimento de bala na têmpora, que foi considerado suicídio. Escritores modernos apresentaram várias teorias atribuindo sua morte a Wyatt Earp, Doc Holliday, Frank Leslie e Michael O'Rourke 

MORTE 
Durante as festividades de 4 de julho de Tombstone, Ringo bebeu muito. Ele deixou a cidade dois dias depois, levando várias garrafas de bebida para o passeio. O deputado Billy Breakenridge o viu dois dias depois, perto de Dial's Ranch, na Passagem Sul das Montanhas Dragoon. Mais tarde, ele escreveu que "Ringo estava muito bêbado, cambaleando na sela". Ele encorajou Ringo a segui-lo de volta ao rancho Goodrich, mas "ele estava bêbado e teimoso e seguiu seu caminho. Acho que esta foi a última vez que ele foi visto vivo". 

Por volta das 15h do dia 13 de julho, os vaqueiros de uma fazenda próxima ouviram um tiro.  Suicídio O caminhoneiro James Yoast estava transportando madeira quando encontrou o corpo de Ringo em 14 de julho sentado em "um grupo de cinco grandes carvalhos negros crescendo em semicírculo a partir de uma raiz, e no centro deles havia uma grande rocha plana que fazia um assento confortável ." Ele estava "a menos de 210 metros da casa de Smith" em West Turkey Creek Valley, perto de Chiricahua Peak , no território do Arizona. Seu corpo já estava preto com o calor do deserto.  Seus pés estavam envoltos em tiras de pano rasgadas de sua camiseta. Ringo havia perdido seu cavalo com as botas amarradas na sela. O relatório do legista observou que "Ele evidentemente viajou, mas uma curta distância com esta marcha". Havia um buraco de bala na têmpora direita e um ferimento de saída na parte de trás da cabeça. A ferida fatal foi para cima em um ângulo de 45 graus entre o olho direito e a orelha. Seu revólver ainda estava em sua mão direita.  De acordo com o relatório do legista, o revólver Colt Single Action Army .45 de Ringo continha cinco cartuchos; o martelo pousou na câmara vazia. Um corte de faca foi encontrado na base de seu couro cabeludo, como se "alguém o tivesse cortado com uma faca". 

Seu cavalo foi encontrado onze dias depois, a cerca de 3,2 km de distância, com as botas de Ringo ainda amarradas à sela. Um inquérito do legista determinou oficialmente sua morte como suicídio .  [ O corpo de Ringo está enterrado perto da base da árvore onde foi descoberto. A sepultura está localizada em um terreno privado. Um portão em uma estrada próxima permite que os visitantes vejam o local.  

Apesar da decisão do legista e relatos de jornais contemporâneos de que Ringo havia "frequentemente ameaçado cometer suicídio e que o evento era esperado a qualquer momento",  teorias alternativas de plausibilidade duvidosa sobre a morte de Ringo foram propostas ao longo do tempo. . Alguns afirmam que a falta de pólvora queimada em sua cabeça, sugerindo que ele foi baleado à distância. O relatório do júri do legista não menciona a presença ou ausência de queimaduras de pólvora. Além disso, o corpo de Ringo já estava ficando preto devido à decomposição.  Robert Boller, um membro do júri do legista, escreveu em 1934: "Mostrei [James Yoast] onde a bala havia entrado na árvore do lado esquerdo. Sangue e cérebro [estavam] escorrendo do ferimento e emaranhados em seu cabelo. Havia um cartucho vazio no revólver de seis tiros e o martelo estava nele. Chamei isso de suicídio cinquenta e dois anos atrás, ainda estou chamando de suicídio. Acho que sou o último do júri do legista. 

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Ruiales

Nenhum comentário: