“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

12 de mar. de 2023

MARLY MARLEY - Arte tumular - 1775 - Cemitério Do Morumbi, São Paulo, Brasil

 


Foto ilustrativa


ARTE TUMULAR 
 Placa de bronze com o seu nome e datas no gramado do cemitério. 
Local: Cemitério do Morumbi, São Paulo. 
Descrição tumular: Helio Rubiales 


Marly Marley
Nome completoMarly de Toledo
(nome de casada)[1]
Marly de Sousa Machado Pinheiro Bellinati Salco
Pseudônimo(s)Marly Marley
Outros nomesMarly de Sousa
(nome ao nascer)[1]
Nascimento5 de abril de 1938
Três LagoasMato Grosso do Sul
Morte10 de janeiro de 2014 (75 anos)
São PauloSão Paulo
Nacionalidadebrasileira
CônjugeAry Toledo (1968-2014)
Ocupaçãoatrizdiretora de teatrocrítica musicaljurada musical

Outras ocupaçõesprofessorapsicólogavedete de teatro

Causa da morteCâncer de pâncreas

PERSONAGEM 
Marly Marley de Toledo (Três Lagoas, 5 de abril de 1938 — São Paulo, 10 de janeiro de 2014) foi uma atriz, diretora de teatro, crítica musical, jurada musical e ex-vedete da época de ouro do rádio e televisão brasileira, personalidade de destaque expressivo no cenário da cultura artística e musical nacional por várias décadas. 
Morreu aos 75 anos de idade. 

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA 
Marly Marley nasceu em Três Lagoas - MS em 5 de abril de 1938, e, ainda pequena, mudou-se para Lins, no estado de São Paulo, cidade que adotou de coração. Formou-se professora e psicóloga. Porém, acabou não exercendo a profissão, vindo a dedicar-se às artes. Em sua educação musical, aprendeu a tocar os instrumentos acordeão e piano, bem como teve também aulas de canto. Marly era católica. 

O carnaval sempre foi outra paixão de Marly. Ao longo de dez anos participou de gravações de folias carnavalescas pelo Brasil. Toda a experiência conferiu-lhe vários predicados artísticos e culturais. Ultimamente assinava a produção e direção de peças teatrais. 

Produziu e dirigiu peças teatrais, como o O vison voador. Integrou, também, junto com um corpo de veteranos da cultura musical brasileira, o jurado do Programa Raul Gil. 

Foi casada por mais de quarenta anos com o humorista Ary Toledo. 

ÉPOCA DO TEATRO 
Trabalhou por quinze anos como vedete nos teatros de revista. Depois, participou de operetas com Vicente Celestino. Participou ainda de comédias com Dercy Gonçalves, Mazzaropi e José Vasconcelos. 

CINEMA E TELEVISÃO 
Em televisão, Marly passou por várias emissoras como Tupi, Excelsior, Rede Manchete, Band, SBT e Record. No cinema, estrelou três filmes com Mazzaropi, e em duas produções estrangeiras, uma mexicana e outra alemã. Em 2008, Marly Marley participou do filme "Chega de Saudade", da cineasta Laís Bodanzky (autor de "Bicho de Sete Cabeças"), com roteiro de Luiz Bolognesi, um longa-metragem que trata do universo e dos personagens dos salões da época de ouro do rádio, teatro e televisão no Brasil. Na história, interpretou a personagem Liana. 

JURADA MUSICAL 
Integrou por muitos anos o corpo de jurados do Programa Raul Gil de Raul Gil , trabalhando com o apresentador desde 1987. Com notável cultura, experiência e talento musical, é considerada a primeira dama da crítica musical brasileira.Integrou por muitos anos o corpo de jurados do Programa Raul Gil. 

MORTE 
Morreu em 10 de janeiro de 2014, aos 75 anos, após ficar internada durante um mês num hospital de São Paulo, devido a um câncer de pâncreas e apresentava metástase. Foi sepultada no dia 11 de janeiro de 2014, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. 

Fonte: pt.wikpedia.org 
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: