“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

27 de jan. de 2023

CAROLYN JONES {Mortícia Addams) - Arte tumular - 1745 - Melrose Abbey Memorial Park Anaheim, Orange County, California, EUA

 




ARTE TUMULAR

Seu corpo foi cremado em uma cerimônia  feita apenas para parentes e amigos próximos. Suas cinzas foram sepultadas junto à cripta de sua mãe no pátio norte do cemitério

Local:   Melrose Abbey Memorial Park Anaheim, Orange County, California, EUA 

Jazigo:  North Patio, 46 gg (in her mother's crypt) 

Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Carolyn Jones
Nome completoCarolyn Sue Jones
Nascimento28 de abril de 1930
AmarilloTexasEstados Unidos
Morte3 de agosto de 1983 (53 anos)
West HollywoodCalifórniaEstados Unidos
Ocupaçãoatriz
ProgenitoresMãe: Cloe Jeanette Jones
Pai: Julius Alfred Jones
ParentescoBette Jones (irmã)
Cônjuge
Globos de Ouro
Globo de Ouro de melhor atriz revelação (1959)

PERSONAGEM
Carolyn Sue Jones (Amarillo, 28 de abril de 1930 — West Hollywood, 3 de agosto de 1983) foi uma atriz de cinema e televisão norte-americana .
Morreu aos 53 anos.

SINOPSE
Sua carreira começou nos anos 1950 e no final da década seu talento foi reconhecido com uma indicação ao Oscar da Academia de Melhor Atriz Coadjuvante por The Bachelor Party (1957) e a um Globo de Ouro, tornando-a uma das mais promissoras atrizes da década seguinte. Sua carreira perdurou por 20 anos. Em 1964, ela interpretou o papel que a tornou bastante conhecida, o de Mortícia Addams, na série de televisão A Família Addams, transmitida de 1964 a 1966. 

SIOPSE BIBLOGRÁFICA
Carolyn nasceu em 1930, em Amarillo, no Texas. Era filha de Chloe Jeanette Southern[1], uma dona de casa, e de Julius Alfred Jones, um barbeiro. Depois que seu pai abandonou a família em 1934, Carolyn, sua irmã Bette Rhea e sua mãe se mudaram para a casa de parentes em Amarillo. 

Carolyn sofria de asma crônica quando criança, o que restringiu e muito sua infância. Quando uma crise começava e a impedia de ir ao cinema, Carolyn lia os guias de cinema e revistas de Hollywood, aspirando ser atriz algum dia. Aos 17 anos, ela ingressou em uma escola de teatro, a Pasadena Playhouse, na Califórnia, onde a mensalidade era paga por seu avô, Charles W. Baker.

CARREIRA
Depois de ser descoberta no teatro, Carolyn conseguiu um contrato com a Paramount Pictures, onde fez seu primeiro filme, um papel sem créditos em The Turning Point (1952).[4] Em 1953, casou-se com o aspirante a cineasta Aaron Spelling. Carolyn faria participações em várias séries de TV como Dragnet, The Big Heat (1953), além de um papel de maior destaque em House of Wax (1953). Atuou também em Shield for Murder (1954), onde ganhou 500 dólares ao dia.

Em 1953, ela estrelaria From Here to Eternity, no papel de Alma "Lorene" Burke, personagem escrito especialmente para ela. Porém, uma pneumonia a obrigou a se afastar do filme. Seu papel foi entregue a Donna Reed que ganhou o Oscar da Academia de Melhor Atriz Coadjuvante.

Seu papel de maior destaque, porém, veio em 1964, onde ela estrelou A Família Addams, no papel de Mortícia, o que lhe rendeu a fama de atriz de comédia e uma indicação ao Globo de Ouro. Também trabalhou na série Batman, onde interpretou Marsha, a Rainha dos Diamantes. Em 1976 fez a rainha Hipólita, mãe da Mulher-Maravilha, na série de mesmo nome.

Seu último papel foi na novela Capitol, onde interpretava a matriarca da família Clegg, desde o primeiro episódio, em março de 1982 a março de 1983, quando já tinha sido diagnosticada com câncer. Em suas ausências, a atriz Marla Adams a substituía.




CASAMENTOS
Carolyn Jones e John Astin como Gomez e Morticia Addams em A Família Addams (1964) Carolyn se casou quatro vezes e não teve filhos: o primeiro, com Donald G. Donaldson de 1950 até o divórcio, o segundo com Aaron Spelling, que durou de 10 de abril de 1953 a 1964, acabando em divórcio, onde se converteu ao judaísmo; o terceiro, com Herbert S. Greene, que durou de 1968 a 1977, e também acabou em divórcio; e, finalmente, o último casamento foi com Peter Bailey-Britton, de setembro de 1982 até a data de sua morte.

DOENÇAS E MORTE
Pouco depois da estreia de Capitol, Carolyn foi diagnosticada com câncer colorretal e chegou a atuar em algumas cenas em uma cadeira de rodas.[7] O câncer se espalhou rápido, para o estômago e para o fígado e apesar da dor intensa, ela conseguiu terminar a primeira temporada de Capitol. Apesar de fazer tratamento contra o câncer, ela dizia aos colegas que estava tratando uma úlcera.

Após um breve período de remissão, o câncer retornou em 1982. Em setembro do mesmo ano, percebendo que morreria em breve, Carolyn se casou com seu namorado nos últimos cinco anos, o ator Peter Bailey-Britton em outubro de 1982. Na ocasião, já estava muito debilitada pela doença, e já se encontrava sem os cabelos, que caíram devido à quimioterapia.

Em julho de 1983, Carolyn entrou em coma em sua casa, em West Hollywood. Ela faleceu em sua casa, em 3 de agosto de 1983, aos 53 anos, de câncer de cólon. Seu corpo foi cremado no dia seguinte e uma cerimônia foi feita apenas para parentes e amigos próximos. Suas cinzas foram sepultadas junto à cripta de sua mãe, no Cemitério Melrose Abbey Memorial Park, em Anaheim, na Califórnia. Sua peruca e seu vestido de Mortícia Addams foram doados para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: