“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

31 de ago. de 2022

MIKHAIL GORBATCHOV - Arte tumular - 1725- Novodevichye Cemetery Moscow, Moscow Federal City, Russia









Cemitério

ARTE TUMULAR 
Na ala de celebridades do cemitério sobre uma laje de mármore, está a base tumular retangular em mármore negro com o nome da família Gorbatchov, onde se encontra sepultada a sua esposa Raisa morta em 1999.  Ele será sepultado do lado da esposa. Do lado esquerdo sobre uma pedra bruta, ergue-se uma escultura em bronze quase em tamanho natural de uma figura feminina em pé, com a cabeça ladeada, com os braços soltos juntos ao corpo, coberta por uma fina túnica, representando a jovialidade e ao mesmo tempo a tristeza . Em uma das mãos carrega um ramo de flores que simboliza à fragilidade e singeleza 

Local: Cemitério Novodevichy ,Moscou, Rússia 
Jazigo: 8, beside the columbarium section 130
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

 

Mikhail Gorbatchov
Михаил Горбачёв
Gorbatchov em 1987.
7.º Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética
Período11 de março de 1985
24 de agosto de 1991
VicesEgor Ligatchov (1985–1990)
Vladimir Ivashko (1990–1991)
Antecessor(a)Konstantin Chernenko
Sucessor(a)Vladimir Ivashko
9.º Presidente da União Soviética[nota 1]
Período1 de outubro de 1988
25 de dezembro de 1991
Vice-presidenteGennady Yanayev (1990-1991)
Antecessor(a)Andrei Gromiko
Sucessor(a)Cargo abolido
Dados pessoais
Nome completoMikhail Sergueievich Gorbatchov
Nascimento2 de março de 1931
StavropolUnião Soviética
Morte30 de agosto de 2022 (91 anos)
MoscovoRússia
ProgenitoresMãe: Maria Gopkalo
Pai: Serguei Gorbatchov
Alma materUniversidade de Moscou
Prêmio(s)Nobel da Paz (1990)
Prêmio da Paz Albert Einstein (1990)
EsposaRaíssa Gorbachova (1953–1999)
Filhos1
PartidoPCUS (1950–1991)

PSDR (2001–2004)
União dos Social Democratas (2007–2014)
sem partido (2014-2022)

ReligiãoAteísmo
ProfissãoJurista e agrônomo
AssinaturaAssinatura de Mikhail Gorbatchov
WebsiteThe Gorbatchov Foundation
Líder da União Soviética
 Chernenko  · Último titular

PERSONAGEM
Mikhail Sergeevitch Gorbatchov ou Gorbachev[nota 2] (em russo: Михаи́л Серге́евич Горбачёв) GLC (Stavropol, 2 de março de 1931 – Moscou, 30 de agosto de 2022) foi um estadista e político russo. Oitavo e último líder da União Soviética, foi Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) de 1985 a 1991. Foi chefe de Estado do país de 1988 a 1991, na posição de Presidente do Presidium do Soviete Supremo de 1988 a 1989, Presidente do Soviete Supremo de 1989 a 1990 e Presidente da União Soviética de 1990 a 1991. Ideologicamente, sua identificação inicial era com os ideais marxistas-leninistas, tendo, entretanto, no início da década de 1990, se inclinado à social democracia. 
Morreu aos 91 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
De origens russas e ucranianas, Gorbatchov nasceu em Privolnoye, Krai de Stavropol em uma família pobre camponesa. Nascido e criado durante o governo de Josef Stalin, operava colheitadeiras em uma fazenda coletiva durante sua juventude, antes de filiar-se ao Partido Comunista, que, à época, governava a União Soviética sob um regime unipartidário de orientação marxista-leninista. 

Durante seus estudos na Universidade Estatal de Moscou, casou-se com sua colega de faculdade Raíssa Titarenko em 1953, dois anos antes de graduar-se em direito. Ao mudar-se para Stavropol, trabalhou para a Komsomol, organização juvenil do PCUS e, após a morte de Stalin, tornou-se um forte apoiador das reformas desestalinizadoras do líder soviético Nikita Khrushchov. Foi nomeado Primeiro Secretário do Comitê Regional de Stavropol do PCUS em 1970, posição na qual supervisionou a construção do Grande Canal de Stavropol. Em 1978, retornou a Moscou para tornar-se Secretário do Comitê Central do PCUS e, em 1979, entrou para o Politburo. 

Após os três anos que se seguiram desde a morte do líder soviético Leonid Brezhnev, após os breves governos de Yuri Andropov e Konstantin Chernenko, o Politburo elegeu Gorbatchov Secretário-Geral, tornando-o chefe de governo de fato, em 1985. Apesar de seu compromisso de preservar o estado soviético e seus ideais socialistas, Gorbatchov acreditava que reformas políticas significativas eram necessárias, especialmente após o acidente nuclear de Chernobyl de 1986. 

Ordenou a retirada soviética da Guerra do Afeganistão e participou de diversos encontros com o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan para limitar a proliferação de armas nucleares e acabar com a Guerra Fria. No que diz respeito à política interna, implementou a glasnost ("transparência"), política que aumentava as liberdades de expressão e imprensa, e a perestroika ("reestruturação"), política que objetivava descentralizar a tomada de decisões no âmbito econômico, com o propósito de aumentar a eficiência econômica. Suas medidas democratizantes e a formação do Congresso dos Deputados do Povo enfraqueceram o sistema estatal unipartidário. 

Gorbatchov recusou-se a intervir militarmente nos vários países do Bloco do Leste que abandonaram suas orientações marxistas-leninistas nos anos de 1989 e 1990. Um sentimento nacionalista crescente ameaçava o colapso da União Soviética, levando partidários marxistas-leninistas a tentarem um golpe de Estado contra o governo de Gorbatchov em agosto de 1991. Subsequentemente, houve a dissolução da União Soviética contra os desejos de Gorbatchov, levando-o a renunciar em dezembro. 

Após deixar o cargo, criou a Fundação Gorbatchov, tornou-se crítico dos governos dos presidentes russos Boris Yeltsin e Vladimir Putin, e fez campanha pelo movimento social-democrata russo. Considerado uma das figuras mais importantes da segunda metade do século XX, Gorbatchov continua uma figura controversa. Galardoado com um grande número de prémios, incluindo o Prêmio Nobel da Paz, foi amplamente elogiado por seu papel pelo fim da Guerra Fria, pela redução dos abusos de direitos humanos na União Soviética e por sua tolerância tanto à queda dos governos socialistas do leste europeu quanto à reunificação da Alemanha. 

Por outro lado, na Rússia, é constantemente escarnecido por não ter impedido o colapso soviético, evento que resultou em um declínio da influência russa no mundo e precedeu uma crise econômica. 

MORTE
Gorbatchov morreu no Hospital Clínico Central de Moscou em 30 de agosto de 2022, aos 91 anos de idade. A sua morte não recebeu maiores detalhes, com o hospital afirmando apenas de que se tratou de uma "doença grave e prolongada", estando sob supervisão contínua dos médicos desde o início de 2020. Gorbachov será enterrado no Cemitério Novodevichy de Moscou, ao lado de sua esposa Raisa, que morreu em 1999, segundo seu testamento. Na época de sua morte, Gorbatchov era o governante mais longevo da Rússia na história, derrotando Alexander Kerensky e o líder nominal da URSS Vasili Kuznetsov, que ambos viveram até ter 89 anos.

Fonte: Wikipédia
Formratação: HelioRubiales

Nenhum comentário: