“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

8 de jul. de 2022

SHINZO ABE - arte Tumular - 1688 - Local Indefinido

 


Shinzō Abe
安倍 晋三
Primeiro-Ministro do Japão
Período26 de dezembro de 2012
16 de setembro de 2020
MonarcaAkihito (1989–2019)
Naruhito (2019–2020)
Antecessor(a)Yoshihiko Noda
Sucessor(a)Yoshihide Suga
Período26 de setembro de 2006
26 de setembro de 2007
MonarcaAkihito
Antecessor(a)Junichiro Koizumi
Sucessor(a)Yasuo Fukuda
Secretário-geral do Gabinete
Período31 de outubro de 2005
26 de outubro de 2006
Primeiro-ministroJunichiro Koizumi
Antecessor(a)Hiroyuki Hosoda
Sucessor(a)Yasuhisa Shiozaki
Membro da Câmara dos Representantes
pelo 4º Distrito de Yamaguchi
Período19 de julho de 1993
8 de julho de 2022
Dados pessoais
Nascimento21 de setembro de 1954
TóquioJapão
Morte8 de julho de 2022 (67 anos)
NaraJapão
ProgenitoresMãe: Yoko Kishi
Pai: Shintaro Abe
Alma materUniversidade Seikei
Universidade do Sul da Califórnia
EsposaAkie Matsuzaki (1987–2022)
PartidoLiberal Democrata
ReligiãoXintoísmo
PERSONAGEM 
Shinzō Abe (安倍 晋三 Abe Shinzō?, Tóquio, 21 de setembro de 1954 – Nara, 8 de julho de 2022) foi um político japonês que serviu quatro mandatos como primeiro-ministro de seu país. 
Morreu aos 67 anos.

SINOPSE
Membro do grupo nacionalista Nippon Kaigi [en], Abe foi considerado um político conservador, um populista e nacionalista. Suas políticas, principalmente na área econômica, ficaram conhecidas como Abenomics (em japonês: アベノミクス Abenomikusu), apostando no livre mercado, nos pilares de flexibilização quantitativa, políticas de estímulo a produção e equilíbrio fiscal, além de ajuste estrutural, enquanto buscou manter e expandir o estado de bem-estar social japonês. 

Em 28 de agosto de 2020, Abe anunciou sua renúncia como primeiro-ministro, citando um ressurgimento de sua colite ulcerosa. No dia 8 de julho de 2022 Abe sofreu um atentado durante um comício em Nara, capital da província homônima, com uma espingarda. O político foi atingido e declarado morto poucas horas depois.

EDUCAÇÃO E CARREIRA
Shinzō Abe estudou Ciência Política na Universidade Seikei graduando-se em 1977. Ingressou na carreira política em 1982, seguindo os passos de seu pai Shintaro Abe e avô Kan Abe. Abe foi eleito pela província de Yamaguchi em 1993.

Porta-voz e ministro-chefe do gabinete de Junichiro Koizumi, Abe derrotou Sadakazu Tanigaki e Taro Aso na disputa pela presidência do Partido Liberal Democrata, em 20 de setembro de 2006, o que lhe garantiu a indicação para o cargo de primeiro-ministro ao fim do mandato de Koizumi. Seis dias depois, Abe foi eleito premiê do Japão, com 339 dos 446 votos na Câmara Baixa e 136 dos 240 na Câmara Alta, além de contar com um apoio popular de quase 70%, mas era considerado por analistas como um político inexperiente. Aos 52 anos, ele seria o mais jovem ocupante do cargo desde a Segunda Guerra Mundial.

Político de perfil conservador, Shinzō Abe tinha como principal objetivo conduzir uma reforma constitucional. Outro desafio do novo premiê no cargo era restabelecer relações com a República Popular da China e a Coreia do Sul, prejudicadas pelas visitas do antecessor Koizumi ao Santuário Yasukuni, em Tóquio, que homenageia mortos da Segunda Guerra Mundial.

MORTE 
Em 8 de julho de 2022, às 11h30, horário padrão do Japão, Shinzo Abe foi baleado duas vezes enquanto fazia um discurso de campanha em Nara. O assassino usou uma arma caseira que disparou dois tiros, o primeiro atingindo Abe no pescoço e o segundo atingindo-o fatalmente no coração. Um homem de 41 anos chamado Tetsuya Yamagami (ex-oficial da Força Marítima de Autodefesa do Japão), foi preso após o tiroteio. Abe foi levado às pressas para o Hospital Universitário Médico de Nara em Kashihara, onde mais tarde foi declarado morto às 17h03, horário local. Antes de sua chegada ao hospital, Abe já não apresentava sinais vitais. Apesar de uma transfusão de 100 unidades de sangue, a hemorragia foi muito grande e as tentativas de ressuscitá-lo falharam. Ele tinha 67 anos. Em resposta ao tiroteio e sua subsequente morte, vários líderes mundiais atuais e antigos expressaram suas simpatias e apoio a Abe.

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: