ARTE TUMULAR
O túmulo eleva-se a cerca de 30 cm. do solo, coberto um tampo de mármore, com o seu nome e datas gravados. Na parte frontal está gravado o seu nome.
LOCAL: Cimetière du Père Lachaise
Paris, City of Paris, Île-de-France, France
JAZIGO 25 Div,
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Manuel del Pópulo Vicente Rodriguez García (também conhecido como Manuel García, o Sênior ; 21 de janeiro de 1775 - 10 de junho de 1832) foi um cantor de ópera espanhol , compositor , empresário e professor de canto.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
García nasceu em Sevilha , Espanha , em 21 de janeiro de 1775. Em 1808, foi para Paris , com experiência anterior como tenor em Madri e Cádiz . Naquele ano, quando apareceu na ópera Griselda em Paris, já era compositor de óperas leves. Morou em Nápoles, Itália , atuando nas óperas de Gioachino Rossini . Estas incluíram as estreias de Elisabetta, regina d'Inghilterra , na qual interpretou O Duque de Norfolk e O Barbeiro de Sevilha , na qual interpretou o papel do Conde Almaviva. Em 1816, ele visitou Paris e Londres, Inglaterra. Entre 1819 e 1823, morou em Paris e cantou em óperas como O Barbeiro de Sevilha , Otello e Don Giovanni , aparecendo muitas vezes no King's Theatre de Londres . No mesmo período, ele apresentou novas óperas em estilo francês de sua própria composição na Ópera de Paris , na Opéra-Comique e na Gymnase-Dramatique .
Sua filha mais velha era a célebre mezzo-soprano Maria Malibran , e sua segunda filha era Pauline Viardot , uma musicista de destaque e, como cantora, uma das "mais brilhantes estrelas dramáticas" de seu tempo. Seu filho, Manuel Patricio Rodríguez García , depois de ser um barítono de segunda categoria, tornou-se um pedagogo vocal mundialmente famoso , "o principal escritor teórico da escola vocal de Rossini".
Em 1825, ele e sua companhia, quatro de oito deles Garcías, foram recrutados por um vinicultor de Nova York Dominick Lynch Jr. (1786-1857), que havia sido incentivado pelo libretista de ópera italiano Lorenzo Da Ponte , então professor de italiano no Columbia College , para apresentar aos nova-iorquinos a ópera italiana. Eles encenaram as primeiras apresentações (um total de cerca de 80) de ópera italiana em Nova York. A família García assumiu todos os papéis principais em performances de O Barbeiro de Sevilha , com García como Almaviva, sua segunda esposa Joaquina Sitchez(também chamado de "la Briones") como Berta, Manuel Jr. como Fígaro e Maria como Rosina; Pauline ainda era muito jovem nessa época. Da Ponte insistiu particularmente no faturamento da companhia Don Giovanni , de cujo libreto ele era o autor, e a ópera de Mozart teve sua primeira apresentação integral americana em 23 de maio de 1826 na presença de seu libretista, com García cantando o papel-título, la Briones como Donna Elvira, Maria como Zerlina e Manuel Jr. como Leporello.
Eles também se apresentaram no México , e García contou em suas memórias que enquanto estava na estrada entre o México e Vera Cruz , ele foi roubado de todo o seu dinheiro por bandidos.
García planejava se estabelecer no México, mas após problemas políticos, em 1829 ele teve que retornar a Paris, onde foi novamente muito bem recebido pelo público. A sua voz, no entanto, estava a ser prejudicada pela idade e pelo cansaço, e, nunca deixando de compor, "logo se dedicou ao ensino, para o qual parece ter sido especialmente dotado".
MORTE
Depois de ter sua última aparição no palco em agosto de 1831, ele morreu em 10 de junho do ano seguinte e foi enterrado no Cemitério Père Lachaise .
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário