“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

30 de abr. de 2022

DIZZY GILLESPIE - Arte tumular - 1640 - Flushing Cemetery Flushing, Queens County, New York, EUA





ARTE TUMULAR
Placa de mármore retangular com o seu nome e datas no gramado do cemitério



SEPULTAMENTO;  Flushing Cemetery Flushing, Queens County, New York, EUA 
JAZIGO Buried next to his mother. Unmarked. 
foto : findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Dizzy Gillespie
Dizzy Gillespie playing horn 1955.jpg
Dizzy Gillespie em 1955.
NascimentoJohn Birks Gillespie
21 de outubro de 1917
Cheraw (Carolina do Sul)
Morte6 de janeiro de 1993 (75 anos)
EnglewoodNJ
Englewood
SepultamentoCemitério de Flushing
CidadaniaEstados Unidos
Etniaafro-americanos
Alma mater
  • Laurinburg Institute
Ocupaçãopianistacompositor, trompetista, líder de banda, maestro, músico de jazz, cantor, artista discográfico(a), músicoTrompete
Prêmios
Gênero literárioBebop
Afro-Cuban Jazz
Carreira musical
Gravadora(s)Pablo RecordsVerve Records, etc.
AfiliaçõesCharlie Parker
Earl Hines
Cab Calloway
Bud Powell
ReligiãoFé bahá'í
Causa da mortecancro do pâncreas
Página oficial
DizzyGillespie.net
PERSONAGEM
John Birks Gillespie, conhecido como Dizzy Gillespie, (Cheraw, 21 de outubro de 1917 — Englewood, 6 de janeiro de 1993) foi um trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz, sendo, a par de Charlie Parker, uma das maiores figuras no desenvolvimento do movimento bebop no jazz moderno. 

SINOPSE BIBLIOGR[ÁFICA
Nascido na Carolina do Sul, Dizzy era um instrumentista virtuoso e um improvisador dotado. A juntar às suas capacidades instrumentais, os seus óculos, a sua forma de cantar e tocar (com as bochechas extremamente inchadas), o seu trompete recurvo e a sua personalidade alegre faziam dele uma pessoa especial, dando um aspecto humano àquilo que muitos, incluindo alguns dos seus criadores, classificavam como música assustadora. 

Em relação à forma de tocar, Gillespie construiu a sua interpretação a partir do estilo "saxofónico" de Roy Eldridge indo depois muito além deste. As suas marcas pessoais eram o seu trompete (com a campânula inclinada 45º em vez de ser a direito) e as suas bochechas inchadas (tradicionalmente os trompetistas são ensinados a não fazer “bochechas”). 

Para além do seu trabalho com Parker, Dizzy Gillespie conduziu pequenos agrupamentos e big bands e aparecia frequentemente como solista com a Norman Granz's Jazz at the Philharmonic. No início da sua carreira tocou com Cab Calloway, que o despediu por tocar “música chinesa”, a lendária big band de Billy Eckstine deu a estas harmonias atípicas uma melhor cobertura. 

Na década de 1940 Gillespie liderou o movimento da música afro-cubana, trazendo elementos latinos e africanos para o jazz, e até para a música pop, em particular a salsa. Das suas numerosas composições destacam-se os clássicos do jazz "Manteca", "A Night in Tunisia", "Birk's Works", e "Con Alma". 

Dizzy Gillespie publicou a sua autobiografia em 1979, To Be or not to Bop (ISBN 0306802368),Tem uma estrela com o seu nome na Calçada da Fama em Hollywood, número 7057 Hollywood Boulevard. 

MORTE
Morreu  vítima de um câncer  no início de 1993, sendo sepultado no Flushing Cemetery em Queens, Nova Iorque.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Ruvbiales


Nenhum comentário: