“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

14 de mar. de 2022

WILLIAM HURT - Arte Tumular - 1595 -

 




PERSONAGEM
William McChord Hurt (Washington, 20 de março de 1950 - Portland, 13 de março de 2022) foi um ator estadunidense. Recebeu o prêmio de melhor ator tanto no Festival de Cannes (1985) quanto no Óscar (1986) pelo seu desempenho em Kiss of the Spider Woman.
Morreu aos 71 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA

SEQUESTRO
O ator, em folga das filmagens do longa-metragem O Beijo da Mulher Aranha, sofreu um Sequestro-relâmpago em São Paulo. O fato aconteceu quando o ator foi rendido ao chegar à casa dos pais de sua namorada brasileira, tendo ficado na mira de revólveres por aproximadamente uma hora. No dia seguinte, o grupo criminoso foi preso e uma das integrantes foi morta. A produção do filme "O Beijo da Mulher Aranha" impediu que o fato fosse veiculado pela imprensa para não atrair atenção negativa ao filme. O ator revelou o ocorrido somente em 2010, quando dava entrevista para uma rádio pública dos Estados Unidos.

MORTE
Hurt morreu em 13 de março de 2022, aos 71 anos de idade. Em maio de 2018, o ator foi diagnosticado com câncer terminal de próstata e que já havia metástase nos ossos. Ele morreu de complicações da doença, em sua casa em Portland, Oregon.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: