“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

24 de fev. de 2022

LUC MONTAGNIER - Arte Tumular - 1586 - Corpo doado à ciência










 ARTE TUMULAR

O corpo foi doado à ciência 



PERSONAGEM
Luc Montagnier (Chabris, 18 de agosto de 1932 – 8 de fevereiro de 2022) foi um virologista e médico francês. 
Morreu aos 89 anos.

SINOPSE
Em 1983, descobriu com a sua equipa, nos laboratórios do Instituto Pasteur, o retrovírus da Síndrome da imunodeficiência adquirida, inicialmente designado LAV, e que em 1986 recebeu o nome de VIH-HIV. A descoberta foi relatada na mesma edição de maio da revista Science na qual Robert Gallo relatou descobrir o "Vírus linfotrópico da célula T humana 3" (HTLV-III). Após quatro anos de disputa, em 1987 eles aceitaram compartilhar o mérito de descobrir o HIV.

Foi galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2008. 

POLEMICAS
Em 2009 fez um experimento diluindo DNA dezoito vezes e captando sinais eletromagnéticos para defender a eficácia da homeopatia. Suas afirmações foram amplamente criticadas pela comunidade científica. Classificado como estudo de baixa qualidade não é capaz de refutar os grandes estudos duplo-cegos revisados e de alta qualidade que deixam clara a ineficácia da homeopatia no tratamento de doenças comuns.

Em 2012, Montaigner foi um dos palestrantes na conferência de um grupo anti-vacinas em Chicago, onde ele promoveu uma nova cura para o autismo baseada em conceitos sem comprovação científica, tendo sido fortemente criticado pelo cientista Steven Salzberg.

Em abril de 2020, Montagnier afirmou que o coronavírus causador da COVID-19, foi fabricado acidentalmente no Instituto de Virologia de Wuhan em uma tentativa de criar uma vacina para a AIDS. As conclusões de Montagnier foram rejeitadas e consideradas apressadas pela comunidade científica, seus argumentos amplamente refutados.

Devido a estas e outras afirmações contrárias à melhor evidência científica, Montagnier é frequentemente citado como um exemplar de caso do fenômeno conhecido como Doença do Nobel. 

LUC MONTAGNIER NO PARLAMENTO EUROPEU
Luc Montagnier esteve no Parlamento Europeu, no dia 1 de Abril de 2009, no âmbito da conferência dedicada ao "Futuro da investigação biomédica no século XXI". Em entrevista exclusiva ao sítio oficial do Parlamento Europeu, o médico francês referiu que "o principal objetivo [da investigação científica do VIH] deve ser a criação de uma vacina terapêutica, não nos devemos centrar na vacina preventiva".

MORTE
Montagnier morreu em 8 de fevereiro de 2022, aos 89 anos de idade.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: