ARTE TUMULAR
O corpo foi doado à ciência
PERSONAGEM
Luc Montagnier (Chabris, 18 de agosto de 1932 – 8 de fevereiro de 2022) foi um virologista e médico francês.
Morreu aos 89 anos.
SINOPSE
Em 1983, descobriu com a sua equipa, nos laboratórios do Instituto Pasteur, o retrovírus da Síndrome da imunodeficiência adquirida, inicialmente designado LAV, e que em 1986 recebeu o nome de VIH-HIV. A descoberta foi relatada na mesma edição de maio da revista Science na qual Robert Gallo relatou descobrir o "Vírus linfotrópico da célula T humana 3" (HTLV-III). Após quatro anos de disputa, em 1987 eles aceitaram compartilhar o mérito de descobrir o HIV.
Foi galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2008.
POLEMICAS
Em 2009 fez um experimento diluindo DNA dezoito vezes e captando sinais eletromagnéticos para defender a eficácia da homeopatia. Suas afirmações foram amplamente criticadas pela comunidade científica. Classificado como estudo de baixa qualidade não é capaz de refutar os grandes estudos duplo-cegos revisados e de alta qualidade que deixam clara a ineficácia da homeopatia no tratamento de doenças comuns.
Em 2012, Montaigner foi um dos palestrantes na conferência de um grupo anti-vacinas em Chicago, onde ele promoveu uma nova cura para o autismo baseada em conceitos sem comprovação científica, tendo sido fortemente criticado pelo cientista Steven Salzberg.
Em abril de 2020, Montagnier afirmou que o coronavírus causador da COVID-19, foi fabricado acidentalmente no Instituto de Virologia de Wuhan em uma tentativa de criar uma vacina para a AIDS. As conclusões de Montagnier foram rejeitadas e consideradas apressadas pela comunidade científica, seus argumentos amplamente refutados.
Devido a estas e outras afirmações contrárias à melhor evidência científica, Montagnier é frequentemente citado como um exemplar de caso do fenômeno conhecido como Doença do Nobel.
LUC MONTAGNIER NO PARLAMENTO EUROPEU
Luc Montagnier esteve no Parlamento Europeu, no dia 1 de Abril de 2009, no âmbito da conferência dedicada ao "Futuro da investigação biomédica no século XXI". Em entrevista exclusiva ao sítio oficial do Parlamento Europeu, o médico francês referiu que "o principal objetivo [da investigação científica do VIH] deve ser a criação de uma vacina terapêutica, não nos devemos centrar na vacina preventiva".
MORTE
Montagnier morreu em 8 de fevereiro de 2022, aos 89 anos de idade.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário