“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

4 de ago. de 2021

RAMESSÉS VI - Arte Tumular - 1538 - Valley of the Kings Luxor, El Loʾṣor, KV9, Egyp






















ARTE TUMULAR
A tumba KV9 (acrônimo de "King's Valley #9"), no Vale dos Reis, é  famosa por ser a mais sofisticada do Vale dos Reis, possui mais de 104 metros de extensão e tem o teto  e paredes ricamente pintados com tema celeste e descrições de lendas e deuses egípcios. O sarcófago de Ramsés, restaurado em 2004, está disponível para visitação assim como mais 250 peças que foram encontradas dentro da tumba.  Com paredes bem preservadas, o local possui pinturas e relevos que ressaltam a influência da religiosidade e dos elementos astronômicos, além de mostrar a vida da dinastia.

Local: Valley of the Kings Luxor, El Loʾṣor, KV9,  Egyp



 


Precedido por
Ramessés V
Faraó
XX dinastia
Sucedido por
Ramessés VII





Ramessés VI
NascimentoSéculo XII a.C.
Morte1136 a.C.
SepultamentoKV9
CidadaniaAntigo Egito
ProgenitoresPai:Ramsés III
Filho(s)Ramsés VII
Irmão(s)DuatentopetRamsés IVKhaemwaset EAmen-herkhepeshef (filho de Ramsés III)Ramsés VIII
Ocupaçãosoberano
TítuloFaraó
Double crown.svg
PERSONAGEM 
Ramessés VI foi o quinto faraó da XX dinastia egípcia que governou entre cerca de 1142 e 1135 a.C. O seu prenome foi Nebmaet-rá o que significa "Rá é senhor de Maat". 

SINOPSE BILIOGRAFICA
Era filho de Ramessés III e tio do seu antecessor, Ramessés V, que teria afastado do poder e, segundo alguns egiptólogos, mantido em cativeiro. A sua hostilidade para com este também se manifestou no facto de ter usurpado o seu túmulo, localizado no Vale dos Reis (KV 9), que mandaria alargar. Como forma de legitimar o seu poder fez questão de inscrever o seu nome na lista de filhos de Ramessés III que estava gravada no templo funerário de Medinet Habu. Ramessés é o último soberano da época do Império Novo cujo nome se encontra atestado no Sinai, onde os egípcios se dirigiam para explorar as pedras preciosas. Durante o seu reinado, a Núbia permaneceu sobre controlo egípcio. Conhecem-se estátuas suas em locais como Bubástis, Tânis, Copto e Carnaque, para além da própria Núbia. Foi casado com Nubkhesed. A sua filha, Ísis, exerceu funções como adoradora divina de Amom.

Morte: ?
 Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: