“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de abr. de 2021

PRINCIPE PHILIP MOUNTBATTEN - Arte Tumular - 1534 - Capela de S.Jorge , Castelo de Windsor, Inglaterra


 


Filipe da Grécia e Dinamarca
Casa de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Glucksburgo
Ramo da Casa de Oldemburgo
10 de junho de 1921 – 9 de abril de 2021
Precedido por
Isabel Bowes-Lyon
Coat of Arms of Philip, Duke of Edinburgh.svg
Consorte do Reino Unido e dos
Reinos da Comunidade de Nações

6 de fevereiro de 1952 – 9 de abril de 2021
Vago

SEPULTAMENTO


Local: St. George's Chapel Windsor, Windsor and Maidenhead Royal Borough, Berkshire, 


Príncipe Consorte do Reino Unido e dos
Reinado6 de fevereiro de 1952 – 9 de abril de 2021
PredecessoraIsabel Bowes-Lyon
 
EsposaIsabel II do Reino Unido
DescendênciaCarlos, Príncipe de Gales
Ana, Princesa Real
André, Duque de Iorque
Eduardo, Conde de Wessex
CasaGlücksburg
Battenberg
Mountbatten
Nome completoFilipe Mountbatten
Nascimento10 de junho de 1921
 CorfuGrécia
Morte9 de abril de 2021 (99 anos)
 Castelo de WindsorWindsorInglaterra
EnterroCapela de São JorgeCastelo de Windsor
 17 de abril de 2021 [1]
PaiAndré da Grécia e Dinamarca
MãeAlice de Battenberg
ReligiãoAnglicanismo
(anteriormente Ortodoxa Grega)
Brasão

PERSONAGEM

Filipe, Duque de Edimburgo (em inglês: Philip; Corfu, 10 de junho de 1921 — Windsor, 9 de abril de 2021), nascido Filipe da Grécia e Dinamarca, foi o marido da rainha Isabel II e Príncipe Consorte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e dos reinos da Comunidade das Nações de 1952 até sua morte. 

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA

Ele foi o pai do rei Carlos III do Reino Unido, sendo também o consorte mais velho e de maior reinado na história da monarquia britânica, além de o homem mais velho da história da família real. 

Filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg, nasceu na Grécia sendo membro das famílias reais grega e dinamarquesa. Porém, ele foi expulso do país junto com seus pais enquanto ainda era um bebê, durante o Golpe de 1922. Filipe estudou na França, Inglaterra, Alemanha e Escócia, entrando na Marinha Real Britânica em 1939 aos dezoito anos. Ele começou a se corresponder no mesmo ano com a princesa Isabel, filha mais velha e herdeira do rei Jorge VI do Reino Unido. Ele serviu no Mediterrâneo e no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. 

Depois da guerra, recebeu permissão do rei para se casar com Isabel. Ele abandonou seus títulos gregos e dinamarqueses antes do anúncio oficial, abandonou a Igreja Ortodoxa Grega e converteu-se ao anglicanismo e naturalizou-se cidadão britânico, adotando o sobrenome Mountbatten a partir de seus avós maternos. Os dois se casaram no dia 20 de novembro de 1947 após cinco meses de noivado. Ao se casar, Filipe recebeu o estilo do "Sua Alteza Real" e o título de Duque de Edimburgo. Ele continuou no serviço ativo da marinha até Isabel ascender ao trono em 1952, tendo alcançado a patente de comandante. 

Além de Carlos, Filipe e Isabel tiveram três outros filhos: Ana, André e Eduardo. Filipe foi patrono de mais de oitocentas organizações e realizou diversos deveres oficiais sozinho e principalmente junto com Isabel. Ele exerceu seu papel como príncipe consorte durante 69 anos e faleceu aos 99 anos em 9 de abril de 2021, no Castelo de Windsor.

MORTE

Filipe havia saído do hospital em 16 de março, onde foi submetido a uma cirurgia por causa de problemas cardíacos, com os quais sofria há mais de 10 anos e, devido ao estado debilitado, faleceu na manhã de 9 de abril de 2021, aos 99 anos, no Castelo de Windsor, 2 meses antes de seu aniversário de 100 anos. Seu velório e enterro ocorreram na capela de São Jorge, que fica no castelo, conforme pedido feito por ele em vida


Fonte:  pt;wikipediua.org

Formatação: Helio Rubiales



Um comentário:

Meggasaber Blog disse...

Eis o fim q a todos vão ter..Muito diferente e interessante o blog,muito raro ..Difícil se ver um conteúdo nesse assunto somente