“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

14 de jan. de 2020

ENRIQUE CADÍCAMO - Arte Tumular - 1490 - Cementerio de la Chacarita Buenos Aires, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Capital Federal, Argentina




COMPOSITOR DE TANGOS 

PANTEON SADAIC -- Sociedad Argentina de Autores y Compositores de Música


ARTE TUMULAR
No interior do Panteon SADAIC, um tampo de mármore encerra os restos mortais do compositor, tendo uma placa de bronze com o seu nome e datas

Local: Cementerio de la Chacarita Buenos Aires, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Capital Federal, Argentina
JAZIGO:  Panteón SADAIC, 1s 4 #13
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Enrique Cadícamo
Informação pessoal
Nome de nascimentoEnrique Domingo Cadicamo Ver e modificar dados no Wikidata
NascimentoComo 15 de julho de 1900 Lujan ( Argentina ) Ver e modificar dados no Wikidata
Ver e modificar dados no Wikidata
MorteEm 3 de Dezembro de 1999 (99 anos) Buenos Aires (Argentina) Ver e modificar dados no Wikidata
Ver e modificar dados no Wikidata
Causa da morteInsuficiência cardíaca Ver e modificar dados no Wikidata
Local do enterroCemitério de Chacarita (Argentina) Ver e modificar dados no Wikidata
Nacionalidade:Argentina Ver e modificar dados no Wikidata
Informações profissionais
Profissãopoeta , compositor , escritor , letrista
PseudônimoRosendo Luna , Yino Luzzi
SexoTango Ver e modificar dados no Wikidata

PERSONAGEM
Enrique Domingo Cadícamo ( Luján , província de Buenos Aires , 15 de julho de 1900 - Buenos Aires , 3 de dezembro de 1999) foi um prolífico letrista , poeta e romancista de tango argentino .
Morreu aos 99 anos.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Ele era o décimo filho de uma família de imigrantes italianos . Aos seis anos, eles se mudaram para o bairro de Floresta, em Buenos Aires. Aos 18 anos, trabalhou no Conselho Nacional de Educação da Argentina, juntamente com o poeta, jornalista e político Leopoldo Lugones .  Aos 26 anos, publicou seu primeiro livro de versos, intitulado Gray Songs , cujos versos mostram a influência do tango

Desde uma tendência simbolista inicial , ele desenvolveu um estilo distinto, rico em lunfardo desde tenra idade, e em 1925 ele teve sua primeira peça, Pompas de jabón , cantada por Carlos Gardel .

Outras composições notáveis ​​incluem Madame Ivonne , Che, papusa , oi , Anclado en París , Muñeca brava , Al Mundo le falta un Tornillo , Pa 'que bailen los muchachos e Los mareados ("Os tonto"), originalmente intitulado Los dopados ("Os dopados"), sobre um casal que promete ficar bêbado depois de perceber que seu amor acabou , todas essas composições gravadas por Carlos Gardel.

Também prolífico como escritor, publicou três volumes de poesia lírica ( Canciones grises , 1926; La luna del bajo fondo , 1940; e Viento que lleva y trae , 1945), três livros biográficos e históricos ( El debut de Gardel en París , La historia del tango en París e Mis memorias ), algumas obras teatrais ( La epopeya del tango e La baba del diablo , ambas co-escritas com Félix Pelayo , e El romance de dos vagos em colaboração com Germán Ziclis ) e as peças narrativas El cantor de Buenos Aires, com Alberto Ballerini e Los cuentos de um príncipe com Martín Lemos . Em 1936, escreveu e dirigiu o filme Noites Cariocas .

 Como reconhecimento à sua carreira, foi declarado Cidadão Ilustre da cidade de Buenos Aires em 1987 e Emérito da Cultura Argentina em 1996. Ele morreu aos 99 anos de insuficiência cardíaca . Los mareados teve vários avivamentos; faz parte do repertório da Mercedes Sosa desde os anos 80 e também foi coberto por Roberto Goyeneche e Andrés Calamaro .

 Outra letra de Cadícamo, Por la vuelta ("Um brinde ao nosso retorno") é uma imagem espelhada de Los mareados : dois ex-amantes se encontram um ano depois de se separarem, descobrem que sua amizade mútua sobreviveu ao afastamento e concordam beber para isso. Aliás, a bebida de escolha em ambas as histórias é champanhe .

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales





Nenhum comentário: