“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

9 de dez. de 2019

CLAYTON MOORE - Arte Tumular - 1485 - Lawn Memorial Park (Glendale) Glendale, Los Angeles County, California, EUA



ATOR AMERICANO DA SÉRIE ZORRO


ARTE TUMULAR
Placa de formato retangular de bronze, com o seu nome e datas no gramado do cemitério.

Local: Forest Lawn Memorial Park (Glendale) Glendale, Los Angeles County, California, EUA
Jazigo: Court of Freedom Section, Garden of Everlasting Peace, Map #G29, Garden Crypt 5294
 
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Clayton Moore
Lone ranger silver 1965.JPG
Clayton Moore as The Lone Ranger
Born
Jack Carlton Moore[1]

September 14, 1914
Chicago, Illinois, United States
DiedDecember 28, 1999 (aged 85)
Resting placeForest Lawn Memorial Park
ResidenceLos Angeles, California, United States
NationalityAmerican
Other namesJack Moore
Clay Moore
Alma materSenn High School
OccupationActor, model
Years active1934–1999
Known forThe Lone Ranger
TelevisionThe Lone Ranger
Spouse(s)
Mary Francis
(m. 1940; div. 1942)

Sally Angela Allen
(m. 1943; died 1986)

Connie Moore
(m. 1986; div. 1989)

Clarita Petrone (m. 1992⁠–⁠1999)
Children1 adopted daughter

PERSONAGEM
Clayton Moore (1914-1999) foi um popular ator, que ficou famoso ao interpretar o herói mascarado Cavaleiro Solitário (Lone Ranger) na série de TV homônima entre 1949 a 1957. No Brasil, o personagem foi intitulado equivocadamente por Zorro, curiosamente, o ator interpretou um um descendente de Dom Diego que assume o manto do Zorro no seriado Ghost of Zorro da Republic Pictures (1949).
Morreu aos 85 anos.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Moore foi trapezista e dublê antes de iniciar sua carreira de ator em seriados da Republic Pictures, na década de 1940, mas o sucesso veio a partir de 1949, quando se tornou um dos pioneiros da Televisão americana, ao protagonizar interpretar The Lone Ranger, que também havia sido adaptado pelo estúdio, em dois seriados cinematográficos: The Lone Ranger (1938) e The Lone Ranger Rides Again (1939), esse último estrelado por Robert Livingston, que também interpretou o Zorro em The Bold Caballero, o que pode ter ajudado a confundir ambos os personagens no Brasil.



Com o fim da série, em 1957, Clayton passou a fazer aparições públicas beneficentes, sempre vestido como o personagem.

Zorro com seu companheiro Tonto
Em 1979, o detentor da marca Ranger, Jack Wrather, obteve ordem judicial que proibia Moore de continuar a fazer aparições públicas vestido de The Lone Ranger. Wrather pretendia fazer um filme com nova versão da história e achava que as exibições de Moore na aparência clássica poderiam atrapalhá-lo. Também não queria que o antigo astro, já com 65 anos, achasse que poderia estrelar o novo filme. Essa ação se mostrou um desastre de relações públicas. Moore respondeu mudando seu traje e passando a usar uma máscara diferente e óculos escuros e processou Wrather. Em 1985 ele venceu a questão e voltou a usar a máscara do Lone Ranger. O filme de Wrather, The Legend of the Lone Ranger, foi lançado em 1981 e fracassou tanto para a crítica quanto nas bilheterias.

Clayton Moore,  foi casado quatro vezes.

MORTE
Clayton Moore morreu em 28 de dezembro de 1999, em um hospital de West Hills , Califórnia , depois de sofrer um ataque cardíaco em sua casa nas proximidades de Calabasas . Ele deixou sua quarta esposa, Clarita Moore ( née Petrone), e uma filha adotiva, Dawn Angela Moore. Moore foi enterrado no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale .

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: