“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de jun. de 2019

MONUMENTO TUMULO DO SOLDADO DESCONHECIDO GREGO - Arte Tumular - 1463 - Praça Syntagma, em Atenas, Grécia





DESCRIÇÃO TUMULAR
O monumento é formado por um grande nicho onde está um baixo-relevo evocativo mostrando uma figura deitada de soldado grego da antiguidade,  que representam um guerreiro hoplita moribundo. Ao pé está um altar e em ambos os lados diversas inscrições comemorativas.
 Entre as suas inscrições estão citações da Oração Fúnebre de Péricles, como escrito por Tucídides na História da Guerra do Peloponeso: 
'E uma cama é carregada vazia / feita para os desconhecidos'.
O Túmulo do Soldado Desconhecido, (Mnēmeíon Agnostou Stratiotou) homenageia todos aqueles soldados gregos que morreram a serviço do seu país durante sua longa história



GUARDA TUMULAR
O monumento é guardado pelos evzones , membros da guarda presidencial. Vestidos com uma peça de roupa tipo kilt chamada fustanella e vestindo sapatos tradicionais ornamentados com pompons chamados tsarouchia, evzones são selecionados por sua altura e resistência. A cada 15 minutos, os dois evzones ficam em posição de comutação de guarda por meio de uma intrigante coreografia. A mudança da guarda, feita a cada hora, é uma procissão lenta, mas fascinante. 

Local:  Praça Syntagma, em Atenas
Fotos: Wikipedia
Descrição tumular: Helio Rubiales

Nenhum comentário: