“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

30 de jun. de 2019

MEMORIAL SOLDADO DESCONHECIDO DO IRAQUE - Arte Tumular - 1465 - Bagdá - Iraque

IkQ.gif (7115 bytes)





Vista aérea





MONUMENTO

O Monumento ao Soldado Desconhecido foi inspirado pela exaltação de um mártir da guerra Irão-Iraque. O que parece para muitos como um disco voador , representa um escudo tradicional iraquiano .. O monumento também abriga um museu no subsolo. A colina artificial se apresenta como um cone truncado de 250 m de diâmetro. É cercado por vigas inclinadas de seção triangular que são cobertos com mármore.
Granito vermelho no piso. De forma elíptica , a parte interna da cúpula tem esculturas de cubículos dando um aspecto de colmeia. A haste de aço é totalmente coberto com vidro. Painéis fixados em aço inoxidável e exibindo armas e cores da bandeira nacional. A cúpula tem 42 m. de diâmetro e acompanha uma inclinação de 12 graus. É a superfície externa é com cobre, enquanto que a sua superfície interior apresenta um i acabamento e forma piramidal , alternando módulos de aço e cobre. O passeio é coberto por uma superfície semi-circular, plana apoiada sobre um telhado triangular de aço . O telhado está coberto com uma chapa de cobre . Todo o complexo é envolvido por um espelho de água com chafariz
O cubo sob o escudo é feito de sete camadas de metal, para representar os sete níveis do Céu na fé islâmica. Dentro das camadas de metal são folhas de acrílico vermelho, que representa o sangue dos soldados iraquianos mortos. O cubo em si é ligado ao museu subterrâneo por um longo eixo com janelas que permitem que a luz brilhe em cima. Dentro do museu, os visitantes podem olhar-se no limite máximo e ver o cubo com a abertura acima. 
O museu subterrâneo não é iluminado, exceto para a luz que brilha em janelas a partir do acima exposto. Os visitantes devem trazer seus próprios lanternas para ver as numerosas relíquias guerra. 
Visitando o monumento é permitido durante o dia, apesar de visitantes deve pedir permissão ao soldados iraquianos, que guarda o monumento antes de se aproximar do monumento.
LOCAL: Bagdá, Iraque.
Fotos:
Formatação, pesquisa e descrição tumular: Helio Rubiales

Nenhum comentário: