“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de mai. de 2019

PAUL- ALBERT BARTHOLOMÉ - Arte Tumular - 1440 - Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France









ESCULTOR (Monument aux Morts)







ARTE TUMULAR 
Base tumular em granito em formato retangular com cerca de 30 cm. de altura, suportando um sarcófago com uma escultura de um homem deitado no estilo medieval. Está construído na base do Monumento aos Mortos de sua autoria. 
Local: Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France 
Plot: Division 4, #14 
Fotos: Hugo_photo, findagrave, cb Meijesen 
Descrição tumular: Helio Rubiales

Albert Bartholomé
CFP-2 Bartholomé (1) .jpg
Albert Bartholomé 
(Coleção Félix Potin )
Nascermos4 de agosto de 1848
Morreu1928 (entre 79 e 80 anos)
Paris , França
Nacionalidadefrancês
EducaçãoÉcole des Beaux-Arts
Conhecido porEscultura
Trabalho notável
Croissant pleurante 
Croix de guerre
MovimentoRomântico ; Arte Nova
Cônjuge (s)Prospérie de Fleury
PrêmiosGrande Prêmio, 1900 Exposição Universal

PERSONAGEM
Paul-Albert Bartholomé foi um pintor e escultor francês. Ele nasceu em 29 de agosto de 1848 em Thiverval-Grignon , Yvelines , França, e morreu em 1928 em Paris. Ele ganhou o Grande Prêmio de escultura na Exposição Universal em 1900. Ele exibiu pinturas no Salão de 1879 a 1886, mas depois dedicou seu trabalho à escultura.
Morreu aos 80 anos.


 

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Estudou direito e lutou na guerra franco-prussiana no exército do general Bourbaki e tornou-se prisioneiro na Suíça . No devido tempo, frequentou a École des Beaux-Arts, em Paris, onde estudou pintura com Barthélemy Menn e Jean-Léon Gérôme .  Ele então se estabeleceu em um estúdio em Paris e se tornou um amigo próximo de Edgar Degas . Ele se casou com a filha de um marquês, Prospérie de Fleury, mas ela morreu em tenra idade em 1887.

 Muito encorajado por Degas, ele decidiu tentar a escultura e executou a escultura em movimento que marcou o túmulo de sua esposa em Crépy-en-Valois. Concentrava-se agora exclusivamente na escultura e, a partir de 1891, expunha todos os anos no Salão anual da Société nationale des Beaux-arts. Escultura funerária estava muito em voga na França naquela época e muito de Bartholomé é relacionado morte e sua obra-prima é o monumento no cemitério Père Lachaise dedicado a todos os mortos.

Ele deveria trabalhar nisso por dez anos e a inauguração ocorreu em 1899. O "Monumento aos Mortos" é perturbador e envolve vinte e uma figuras maiores do que a vida toda, mostrando emoções e reações diferentes à morte. Há pouco sentimento nesta composição que é intransigente, secular e humana, embora haja uma inferência de que uma "luz" derrotará a escuridão, com a inscrição: "Sobre aqueles que habitaram na terra da sombra da morte, uma luz amanheceu". (Ver postagem: Monument au Morts)

 Como pintor, ele foi dito ser influenciado por Jules Bastien-Lepage .

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales



Nenhum comentário: