“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de abr. de 2018

SANTA GRATA DE BÉRGAMO - Arte Tumular - 1364 - Monastero delle Benedettine di Santa Grata Bergamo, Provincia di Bergamo, Lombardia, Italy







Local:  Monastero delle Benedettine di Santa Grata Bergamo, Provincia di Bergamo, Lombardia, Italy
PLOT Chiesa del Monastero.
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Santa Grata de Bérgamo
Loverini-Alexander.jpg
Santa Grata e Sant'Alessandro ,
Ponziano Loverini
mártir
nascimentoSéculo III
morte1 de maio
VeneradoporIgreja Catolica
retorno12 de maio
atributosretratado como uma mulher piedosa que pega a cabeça de Sant'Alessandro apenas decolou
Patrona deGrassobbio
PERSONAGEM
Grata (... - 307 ) foi uma matrona cristã que provavelmente viveu entre os séculos III e IV em Bérgamo e foi venerada como santa pela Igreja Católica .



HAGIOGRAFIA
Segundo uma primeira tradição, Grata teria vivido entre os séculos IV e VI , filha de Lupo, duque de Bérgamo e Adelina. Sua irmã teria sido Asteria , virgem e mártir, celebrada no dia 10 de agosto  . O santo, poucos dias depois da execução de São Alexandre , teria encontrado os restos, em torno dos quais, em correspondência com algumas gotas de sangue, alguns lírios teriam aparecido, teriam coletado e enterrado em uma horta fora da cidade; subsequentemente, o santo teria continuado o apostolado  .

 Outra versão coloca a sua existência entre os séculos VIII e IX , e conta a filha de um tal Lobo , duque lombardo de Bérgamo, conquistado por Carlos Magno e convertido à fé católica.

Provavelmente as tradições se referem a dois santos distintos  .De acordo com a primeira tradição, o santo teria construído três igrejas em Bergamo em homenagem a Sant'Alessandro : Sant'Alessandro em Colonna , Sant'Alessandro della Croce e outro no túmulo do santo (a basílica e antiga catedral de Sant'Alessandro, em seguida, demolida em 1561, durante a construção das muralhas venezianas) .

 De acordo com a segunda tradição, a santa, ajudada por sua poderosa família e outros nobres de Bergamo, construiria uma igreja em cada uma das três colinas da cidade: Sant'Eufemia , San Giovanni e Santo Stefano (mais tarde a Igreja do Santo Salvador). Depois de converter seus pais e seu marido, ela se tornou viúva  e cuidou dos doentes e necessitados no hospital que ela fundou  . 

ADORAÇÃO
 Durante alguns séculos, o corpo de Santa Grata permaneceu enterrado fora dos muros, em Borgo Canale  , na igreja de seu hospital, que leva seu nome e na qual se levantaria outro no século XVIII, com o nome de Santa Grata inter Vites . Em 9 de agosto de 1027 , pelo bispo Ambrogio II os restos foram solenemente transferidos dentro do perímetro das muralhas, na igreja de Santa Maria Vetus , então renomeada Santa Grata alle Colonnette , que mais tarde foi chamada de Santa Grata em Columnellis, onde posteriormente foi fundado um convento de freiras beneditinas.

 A deposição de Santa Grata (que nos documentos litúrgicos é agora chamada virgem, agora viúva) ocorre em 1º de maio , dia em que o Martirológio romano a lembra; a tradução ocorre em 9 de agosto . Em 1706, a Congregação dos Rituais a designou em 27 de agosto , mas desde 1970 o aniversário foi transferido para 12 de maio  . Alguns autores colocaram sua memória em 15 de abril , outros ainda em 4 de setembro . Na cidade de Bergamo é muito reverenciado como um co-patrono da cidade. Uma paróquia e um mosteiro beneditino ainda são dedicados a ela na cidade hoje.

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: