“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

25 de abr. de 2018

JULIANO ' IMPERADOR - Arte Tumular - 1361 - Tomb of Julian Mersin, Mersin, Turkey


Juliano (imperador)
Nascido: 331 Morreu em: 26 de junho de 363
Títulos Regionais
Precedido por
Constâncio II
Imperador romano
360 - 363
Sucedido por
Joviano
Escritórios políticos
Precedido por
Arbitio , 
Lollianus Mavortius
Cônsul do Império Romano
356–357
com Constantius II
Sucedido por
Neratius Cerealis , 
Censorius Datianus
Precedido por
Flávio Eusébio , 
Flavius ​​Hypatius
Cônsul do Império Romano
360
com Constantius II
Sucedido por
Touro 
Florentino
Precedido por
Claudius Mamertinus , 
Nevitta
Cônsul do Império Romano
363
com Sallustius
Sucedido por
Joviano , 
Varronianus



ARTE TUMULAR
Sarcófagos de pórfiro do lado de fora do Museu Arqueológico de Istambul. Julian é o da esquerda. Como ele havia pedido,  o corpo de Julian foi enterrado em Tarso. Ficava em um túmulo fora da cidade, do outro lado da estrada de Maximino Daia.  No entanto, o cronista Zonaras diz que em alguma data "posterior" seu corpo foi exumado e enterrado em ou perto da Igreja dos Santos Apóstolos em Constantinopla, onde Constantino e o resto de sua família estavam. Seu sarcófago está listado como estando em um "stoa" lá por Constantine Porphyrogenitus . A igreja foi demolida pelos turcos otomanos após a queda de Constantinopla em 1453. Hoje, um sarcófago de pórfiro, identificado como Julian, fica no terreno do Museu Arqueológico de Istambul.  
Local:   Tomb of Julian Mersin, Mersin, Turkey
Fotos: wikipedia e Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Juliano
JulianusII-antioch (360-363) -CNG.jpg
Retrato do Imperador Juliano em uma moeda de bronze de Antioquia cunhada em 360-363
Imperador do Império Romano
ReinadoCésar: 6 de novembro de 355 - fevereiro de 360.
Augusto: de fevereiro de 360 ​​a 3 de novembro de 361.
Sole Augustus: 3 de novembro de 361 a 26 de junho de 363
AntecessorConstâncio II , primo
SucessorJoviano , general presente na hora de sua morte
Co-imperadorConstâncio II Imperador do Oriente , 360-361)
Nascermos331 ou 332
Constantinopla
Morreu26 de junho de 363 (31 ou 32 anos)
Maranga, Mesopotâmia
EnterroTarso
Esposa
QuestãoNenhum conhecido
Nome completo
Flavius ​​Claudius Julianus
Nome Regnal
  • Flávio Cláudio Juliano César (como César)
  • Imperador César Flávio Cláudio Juliano Augusto (como Imperador)
DinastiaDinastia constantiniana
PaiJulius Constantius
MãeBasilina
ReligiãoPoliteísmo romano
anteriormente cristianismo
PERSONAGEM
Juliano (em latim : Flavius ​​Claudius Julianus Augustus ;  em grego : Φλάβιος Κλαύδιος Ἰουλιανὸς Αὔγουστος ; 331/332  - 26 de junho 363), também conhecido como Juliano, o Apóstata , foi imperador romano de 361 a 363, bem como um notável filósofo e autor em grego .
Morreu aos 32 anos



SINOPSE
Membro da dinastia constantiniana , Juliano tornou-se César nas províncias ocidentais por ordem de Constantino II em 355, e nesse papel ele fez campanha com sucesso contra os alamanos e francos .

O mais notável foi sua vitória esmagadora sobre os alamanos na Batalha de Argentoratum ( Estrasburgo ) em 357, liderando seus 13.000 homens contra um exército germânico três vezes maior.

Em 360, Juliano foi proclamado Augusto por seus soldados em Lutécia (Paris), desencadeando uma guerra civil com Constâncio. No entanto, Constantius morreu antes que os dois pudessem se enfrentar em batalha, e nomearam Julian como seu sucessor. Em 363, Julian embarcou em uma campanha ambiciosa contra o Império Sassânida . A campanha foi inicialmente bem-sucedida, assegurando uma vitória fora de Ctesifonte, mas depois os persas inundaram a área atrás dele e Julian tomou uma decisão arriscada de retirar o vale do rio Tigre e, eventualmente, durante um confronto Julian foi mortalmente ferido, deixando seu exército preso em território persa.

Após a sua morte, as forças romanas foram obrigadas a ceder território para escapar, incluindo a cidade-fortaleza de Nisibis .  Julian era um homem de caráter incomumente complexo: ele era "o comandante militar, o teosofista , o reformador social e o homem das letras".  Ele foi o último governante não-cristão do Império Romano, e ele acreditava que era necessário restaurar os antigos valores e tradições romanas do Império, a fim de salvá-lo da dissolução.

Ele expurgou a burocracia estatal , e tentou reviver as práticas religiosas tradicionais romanas às custas do cristianismo . Juliano também proibiu os cristãos de ensinar textos clássicos e aprender.  Sua rejeição do cristianismo imposto a ele em sua juventude, e sua promoção do helenismo neoplatônico em seu lugar, fez com que ele fosse lembrado como Juliano, o Apóstata, pela igreja.

MORTE
Durante a retirada, as forças de Julian sofreram vários ataques das forças de Sassanid. Em um desses compromissos em 26 de junho de 363, na indecisa Batalha de Samarra perto de Maranga, Juliano foi ferido quando o exército de Sassânida invadiu sua coluna. Na pressa de perseguir o inimigo em retirada, Julian preferiu a velocidade, em vez da cautela, pegando apenas a espada e deixando a cota de malha.  Ele recebeu uma ferida de uma lança que teria perfurado o lobo inferior de seu fígado, o peritônio e os intestinos . A ferida não foi imediatamente mortal. Julian foi tratado por seu médico pessoal, Oribasius de Pergamum, que parece ter feito todos os esforços para tratar a ferida. Isso provavelmente incluiu a irrigação da ferida com um vinho escuro e um procedimento conhecido como gastrorrafia , a sutura do intestino danificado. No terceiro dia ocorreu uma grande hemorragia e o imperador morreu durante a noite.

Como desejou Julian, seu corpo foi enterrado fora de Tarso , embora mais tarde tenha sido removido para Constantinopla.  Em 364, Libânio declarou que Juliano foi assassinado por um cristão que era um dos seus próprios soldados;  esta acusação não é corroborada por Amiano Marcelino ou outros historiadores contemporâneos. John Malalas relata que o suposto assassinato foi comandado por Basílio de Cesaréia .  Quatorze anos depois, Libânio disse que Julian foi morto por um sarraceno ( Lakhmid ) e isso pode ter sido confirmado pelo médico de Julian, Oribasius, que, tendo examinado a ferida, disse que era de uma lança usada por um grupo de auxiliares Lakhmid. no serviço persa.  Historiadores cristãos posteriores propagaram a tradição de que Julian foi morto por Saint Mercurius . Juliano foi sucedido pelo imperador de curta duração Jovian que restabeleceu a posição privilegiada do cristianismo em todo o Império.

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: