“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



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7 de mar. de 2018

ANDRÉ CITROEN - Arte Tumular - 1252 - Cimetière de Montparnasse Paris, City of Paris, Île-de-France, France









ARTE TUMULAR
Túmulo em granito natural a cerca de 50 cm. do solo, tendo o tampo em dois níveis, ladeado por duas floreiras e cinco pequenas colunas interligadas por uma corrente. Na base frontal está gravado no granito o nome da família.

Local:  Cimetière de Montparnasse Paris, City of Paris, Île-de-France, France
            PLOT Division 28
Fotos: findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales



André Citroën
AndreCitroen.jpg
Informação pessoal
Nascimento5 de fevereiro de 1878 Visualizar e modificar os dados na Wikidata
IX Distrito de Paris , França Visualizar e modificar os dados na Wikidata
Morte3 de julho de 1935 Visualizar e modificar os dados na Wikidata (57 anos)
Paris , França Visualizar e modificar os dados na Wikidata
Causa da morteCâncer de estômago Visualizar e modificar os dados na Wikidata
Lugar de enterroCemitério de Montparnasse Visualizar e modificar os dados na Wikidata
NacionalidadeFrancês e polonês Visualizar e modificar os dados na Wikidata
Educação
Alma Máter
Informações profissionais
OcupaçãoEngenheiro, empreendedor , industrial e empresário Visualizar e modificar os dados na Wikidata
ÁreaGrau de engenheiro Visualizar e modificar os dados na Wikidata
Rank
Distinções
  • Ótimo oficial da Legião de Honra ( 1931) Visualizar e modificar os dados na Wikidata

PERSONAGEM
André Gustave Citroën (Paris, 5 de fevereiro de 1878 — Paris, 3 de julho de 1935) foi um engenheiro e empresário francês de origem judaica, pioneiro da indústria automobilística, fundador do império Citroën com a alta compressão de motores, em 1919. É também conhecido por sua invenção das engrenagens bi-helicoidais ou "espinha de peixe".
Morreu aos 57 anos




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
André Citroën foi o 5º. e último filho do diamantista neerlandês, de origem judaica, Levie Citroën e de Mazra Kleinmann, polonesa de Varsóvia. Era também parente do filósofo britânico A.J. Ayer. A família mudou-se para Paris, a partir de Amesterdão, em 1873. Na França, foi acrescentado um trema ao nome, que passou a ser Citroën.

Levie suicidou-se quando André tinha apenas seis anos de idade. Tem dez anos quando descobre Jules Verne, do qual se torna um leitor assíduo. Extrai da sua obra os grandes princípios que serão os seus ao longo de toda a sua vida: o espírito de descoberta, o sentido de concorrência, a maravilha científica, a procura permanente da evolução. A edificação da Torre Eiffel para a exposição universal de 1889 é o segundo acontecimento que decidirá a orientação do jovem adolescente. Vai ser engenheiro.

Graduado pela École Polytechnique de Paris, em 1900, no mesmo ano André faz uma viagem familiar à Polônia e ali encontra um parente, fabricante de farinha, que havia criado um processo de corte com engrenagens de madeira, de dentadura dupla, com dentes cortados em "V" . Ao voltar para a França, Citroën transpôs a ideia para o aço e patenteou-a. A dentadura em chevrons (em português, "traves") ou dentadura Citroën é composta por duas dentaduras helicoidais colocadas em oposição de modo a anular o esforço axial. O símbolo da Citroën - conhecido como "double chevron" - se refere a essa inovação de André Citroën.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Citroën foi responsável pela produção em massa de armamento. Após a guerra, em 1919, passou a fabricar automóveis. No início dos anos 1930, a empresa Citroën tornou-se a quarta maior fabricante de automóveis do mundo.

Citroën com tração dianteira, fabricado de 1934 a 1957 

Com inúmeras qualidades, André Citroën não deixava de ser um excêntrico com uma visão megalômana, procurando uma expansão muito rápida, condenando a Sociedade Citroën a uma liquidação judicial, tendo sido resgatada pela Michelin, de forma a evitar a falência total.

VIDA PESSOAL
Em 27 de maio de 1914, casa-se com Georgina Bingen, filha de um banqueiro genovês. Tiveram quatro filhos.

MORTE
André Citroën morreu em Paris, França, em 1935, de câncer do estômago, aos 57 anos, e foi enterrado no Cemitério do Montparnasse, em Paris. Sepultura no Cemitério do Montparnasse O quai de Javel, onde se localizava a histórica fábrica da Citroën, será posteriormente renomeado quai André-Citroën e a antiga fábrica será transformada no Parc André Citroën, em sua memória. Em 1998 Citroën foi nomeado para o Automotive Hall of Fame, em Dearborn, Michigan.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales

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