“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de fev. de 2018

ROLAND GARROS Arte Tumular - 1230 -ouziers Communal Cemetery Vouziers, Departement des Ardennes, Champagne-Ardenne, France









ARTE TUMULAR
Monumento em granito natural em formato de obelisco que simbolicamente  enaltece o morto e simboliza a grandeza atingida pelo mesmo. Na parte frontal do obelisco destaca-se uma palma sobreposta numa guirlanda, que simbolicamente representa a vitória, ascensão, ressurreição ou mesmo imortalidade da alma. Seria um triunfo da vida sobre a morte e que a pessoa atingiu um certo destaque na vida. Na base, em todos os lados há placas e condecorações


LOCAL:   Vouziers Communal Cemetery Vouziers, Departement des Ardennes, Champagne-                                Ardenne, France
Fotos: Find a Grave, Wikipedia
Descrição tumular: Helio Rubiales


Roland Garros
Nome nativoRoland Garros
Nascimento6 de outubro de 1888
Saint-Denis
Morte5 de outubro de 1918
Vouziers
CidadaniaFrança
Alma materEscola de Altos Estudos Comerciais de Paris, Collège Stanislas de Paris, Lycée Janson de Sailly
Ocupaçãopiloto, jogador de rugby, tenista
PrêmiosOficial da Legião de Honra, Mort pour la France

PERSONAGEM
Roland Garros (Saint-Denis (Reunião), 6 de outubro de 1888 — Ardenas, 5 de outubro de 1918) foi um pioneiro da aviação francês.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Iniciou sua carreira de piloto em 1909, pilotando um Demoiselle, avião que só voava bem se o piloto fosse pequeno e leve. Em 1911 Garros tornou-se qualificado para pilotar monoplanos Bleriot e disputou na Europa uma série de corridas aéreas neste tipo de aeronave.


Demoiselle de Santos Dumont o primeiro avião pilotado por Roland Garros

BRASIL
Teve uma breve passagem pelo Brasil onde ensinou pilotagem em São Paulo. Em 9 de Março de 1912, juntamente com Eduardo Pacheco Chaves, cada qual pilotando seu próprio avião, realizou a primeira viagem aérea São Paulo-Santos-São Paulo. Na ocasião o governo do estado oferecia um prêmio de 30 mil réis ao primeiro piloto que conseguisse esta façanha. Antes da partida a aeronave de Roland Garros apresentou defeito. Mesmo sendo seu competidor, Eduardo Pacheco Chaves ajudou-o a repará-la. Retornaram juntos no mesmo avião.  Em 1913 passou a voar em um Morane-Saulnier, aeronave mais aperfeiçoada que o Bleriot.

b


Em 1911 a Queen Aviation Company Limited, de Nova Iorque, uma empresa de demonstrações aéreas veio ao Rio de Janeiro com seis aviões Blériot, um Nieuport e um Demoiselle e diversos ases da aviação francesa, entre os quais, Roland Garros. No Rio, Garros levou para voar pela primeira vez o tenente Ricardo Kirk, que depois se tornaria o primeiro piloto militar brasileiro.

A PRIMEIRA TRAVESSIA DO MEDITERRÂNEO
Ficou famoso por ter efetuado, em 23 de setembro de 1913, a primeira travessia aérea sem escalas do Mediterrâneo em 7h53m, apesar de um motor ter avariado sobre a Córsega. Partiu da cidade de Fréjus, na costa sul da França. Restavam-lhe cinco litros de combustível quando pousou em Bizerte, na Tunísia.

COMBATE
O conflito de 1914-1918 transformou-o em piloto de guerra: ele obteve cinco vitórias, sendo por isso tido como um ás da aviação Em finais de 1914 participou do aperfeiçoamento dos tiros de metralhadora através das hélices. Abatido pelos alemães, foi feito prisioneiro. Na tentativa de ocultar a nova arma do inimigo tentou destruir seu avião antes de ser capturado, porém não conseguiu: seu sistema foi então estudado e aperfeiçoado por Anthony Fokker.

MORTE
Conseguindo fugir, retomou seu posto na esquadrilha, mas foi morto durante um combate aéreo em 5 de outubro de 1918, sobre as Ardenas, perto de Vouziers, onde ele foi sepultado. Membro do Stade Français, teve a honra póstuma de dar seu nome ao estádio parisiense nos anos 1920 e ao torneio de tênis que lá acontece todos os anos. O aeroporto internacional de Reunião é chamado aeroporto internacional Roland Garros em sua homenagem. memoria

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: