“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

16 de fev. de 2018

AL JOLSON - Arte Tumular - 1205 - Hillside Memorial Park Culver City, Los Angeles County, California, USA


lithuania.gif (7010 bytes)









ARTE TUMULAR


LOCAL:  Hillside Memorial Park Culver City, Los Angeles County, California, USA
                PLOT Waterfall monument, central to the entire park.
               GPS Latitude: 33.97976, Longitude: -118.38945
Fotos: Find a Grave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Al Jolson
Al Jolson - publicity.JPG
Jolson, 1929
NascermosAsa Yoelson
26 de maio de 1886
Seredžius , Kovno Governorate , Império Russo
Morreu23 de outubro de 1950 (64 anos)
São Francisco, Califórnia , EUA
Lugar de descansoHillside Memorial Park ,
Culver City, Califórnia
OcupaçãoAtor, comediante, cantor
Anos ativos1904-1950
Cônjuge (s)Henrietta Keller (1907-1919; divorciada)
Alma Osbourne (1922-1928; divorciada)
Ruby Keeler (1928-1940; divorciada)
Erle Galbraith (1945-1950, sua morte)
Crianças3 (todos adotados)
Carreira musical
GêniosVaudeville
Padrões pop
Jazz
Pop
Etiquetas
Local na rede Internet
PERSONAGEM
Al Jolson, nome artístico de Asa Yoelson, (Seredžius, Lituânia, 26 de Maio de 1886 — San Francisco, 23 de Outubro de 1950) foi um cantor e ator que se consagrou nos Estados Unidos, tanto no cinema como na música.
Morreu aos 64 anos



SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Nascido na Lituânia, tornou-se um dos grandes ícones da cultura popular dos Estados Unidos durante a primeira metade do século 20.

A data de seu nascimento é até os dias de hoje tema de muitas discussões, no caso, se não sabendo ao certo o ano de seu nascimento - 1885 ou 1886 - embora, a segunda opção seja a mais aceita nos dias atuais. Também se notabilizou por suas performances em que aparecia pintado com a cor preta. 

Nascido numa família judaica, emigrou para os Estados Unidos em 1893, mais precisamente para a capital Washington. Sua carreira teve início no ano de 1909 como ator, principalmente em comédias, e cantor; porém, seu primeiro destaque na carreira ocorreu em 1911 na Broadway, quando conseguiu um papel no espetáculo "La Belle Paree".

No cinema, sua primeira aparição se deu em 1923; no entanto, sua carreira cinematográfica será sempre lembrada por sua participação no primeiro filme falado da história - "O Cantor de Jazz" - de 1927. Al Jolson foi o ator principal do filme O Cantor de Jazz (The Jazz Singer) considerado como o primeiro filme de grande duração com falas e canto sincronizado na película. É um filme musical norte-americano estreado em 6 de outubro de 1927. A partir daí os filmes mudos serão totalmente substituídos pelos filmes falados ou talkies, que passarão a ser a grande novidade. Na verdade sempre existiu a fala e o canto no cinema, pois em muitas das primeiras projeções os atores e atrizes cantavam escondidos atrás da tela, como uma dublagem, assim como muitos pianistas ficavam a frente da tela, improvisando, enquanto a projeção dos primeiros curtas seguia.

Por isto O Cantor de Jazz é considerado o primeiro filme onde o som estava gravado ou registrado na película. The Jazz Singer foi produzido pela Warner Bros. com o sistema sonoro Vitaphone. Al Jolson, famoso cantor de jazz da época, canta várias canções no filme, dirigido por Alan Crosland. A história é baseada numa peça de mesmo nome, um grande sucesso da Broadway em 1925, remontada em 1927, com George Jessel no papel principal. Foi um dos primeiros filmes a ganhar o Oscar, dividindo a premiação especial com O Circo de Charlie Chaplin.



 MORTE
A poeira e a sujeira da frente coreana, de onde ele havia retornado algumas semanas antes, se instalaram no pulmão remanescente e ele estava perto da exaustão. Enquanto jogava cartas em sua suíte no Hotel St. Francis no 335 Powell Street em San Francisco ,  Jolson morreu de um ataque cardíaco maciço em 23 de outubro de 1950. Suas últimas palavras foram ditas serem "Oh ... oh, Vou.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: