“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de nov. de 2017

ANDREI TUPOLEV - Arte Tumular - 1169 - Novodevichy Cemetery Moscow, Moscow Federal City, Russia.







ARTE TUMULAR
Base tumular retangular em granito, tendo na cabeceira tumular ((lápide) em formato retangular estilizado, em bronze. Tendo como destaque principal a efigie do engenheiro, ladeado por  uma asa representando a aeronáutica e do outro lado o avião que projetou, bem como o seu nome e datas.  
Local:   Novodevichy Cemetery Moscow, Moscow Federal City, Russia.
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Andrei Tupolev
Андрей Николаевич Туполев
Selo com a imagem de Tupolev
Nome completoAndrei Nikolayevich Tupolev
Nascimento10 de novembro de 1888 (129 anos)
Distrito de Kimrsky, Tver Governorate, Império Russo
Morte23 de dezembro de 1972
MoscouUSSR
Nacionalidade União Soviética
Filho(s)Alexei Tupolev
OcupaçãoEngenheiro aeroespacial
Influências
Influenciados
EmpregadorTupolev
Serviço militar
PatenteCoronel-general (desde 1968)
PERSONAGEM
 Andrei Nikolaievitch Tupolev (em russo: Андрей Николаевич Туполев, Poustomazovo, oblast de Tver, 29 de outubro/10 de novembro de 1888 — Moscou, 23 de dezembro de 1972) foi um projetista e construtor aeronáutico russo.
Morreu aos 84 anos de idade.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Foi um proeminente projetista aeronáutico a partir de 1929, quando trabalhava no instituto central de aero-hidrodinâmica (TsAGI) de Moscou, onde mais de uma centena de aviões foram projetados, principalmente bombardeiros (entre eles o Tupolev Tu-26 e o Tupolev Tu-2) e aviões de passageiros, como o Tupolev Tu-134 e o Tupolev Tu-154.

Foi preso em 1937 junto com outro célebre projetista de aviões, Vladimir Petliakov, por motivo da acusação da criação de um partido fascista russo. Em 1939 foi transferido para a prisão em Bolchiévo, nas proximidades de Moscou, numa charachka (campo especial), onde também estavam encarcerados vários de seus colegas. Oficialmente foi condenado a dez anos, porém em 1944 foi libertado graças aos serviços prestados. Sua completa reabilitação não se fez até uma década depois da morte de Stalin.

Seu filho Alexei Tupolev foi também um célebre projetista de aviões comerciais, em particular o Tupolev Tu-144, apelidado de forma irônica no ocidente como Konkordski, por causa de sua enorme semelhança com o Concorde.

MORTE
Seus restos repousam no Cemitério Novodevichy.

Nenhum comentário: