“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

7 de dez. de 2015

EDDIE ALBERT - Arte Tumular - 1022 - Westwood Memorial Park, Los Angeles, Condado de Los Angeles, Califórnia ,USA.








ARTE TUMULAR
Placa de mármore retangular com o seu nome e datas gravados no gramado do cemitério.

Local: Westwood Memorial Park, Los Angeles, Condado de Los Angeles, Califórnia,USA.
Descrição tumular: Helio Rubiales





PERSONAGEM
Edward Albert Heimberger (Rock Island, 22 de abril de 1906 – Los Angeles, 26 de maio de 2005), melhor conhecido como Eddie Albert, foi um ator americano.  Ele também foi humanitarista, ativista e veterano da II Guerra Mundial. Durante a sua longa carreira de ator, ele foi indicado ao Oscar em 1954 como melhor ator (coadjuvante/secundário) por Roman Holiday e novamente em 1973 por The Heartbreak Kid. Outro papel conhecido foi o de Frank MacBride na série de detetives dos anos de 1970 Switch.
Morreu aos 99 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Edward Albert Heimberger nasceu em 22 de abril de 1906 em Rock Island, Illinois. Quando ele nasceu seus pais não eram casados, daí muitas fontes darem o ano de 1908 como o de seu nascimento, mas esse na verdade foi o do casamento dos seus pais.[1] Albert foi o mais velho dos cinco filhos de Julia M. Jones e de Frank Daniel Heimberger.

Quando estava com um ano de idade, sua família se mudou para Mineápolis, Minesota. Aos seis anos de idade arrumou o primeiro emprego: foi jornaleiro. Aos quatorze anos, ele se matriculou na Central High School de Mineápolis, onde frequentou o departamento de artes dramáticas. Estudou nessa mesma escola a atriz adolescente Harriette Lake (melhor conhecida como Ann Sothern). Ele se interessou pelo teatro, mas tinha um grande apetite por leituras – qualquer coisa, desde filosofia até ciência. Após se graduar em 1924, ele foi para a Universidade de Minesota, onde estudou administração de empresas. Ele chegou a trabalhar no mercado empresarial, mas sua carreira foi interrompida com a Crise nas Bolsas em 1929. Para se sustentar, ele trabalhou de cantor amador, trapezista, vendedor de seguros e cantor em casas noturnas.

Ele então suprimiu seu último nome, frequentemente motivo de trocadilhos com "Hamburger". Em 1933, viajou para Nova Iorque, onde trabalhou no popular programa de rádio The Honeymooners - Grace and Eddie Show, que foi ao ar durante três anos. Com o sucesso do programa, em 1936 lhe foi oferecido um contrato para trabalhar em filmes pela Warner Bros.

CARREIRA
Nos anos de 1930, Albert atuou na Broadway inclusive na peça Brother Rat, que estreou em 1936. Foi o ator principal em Room Service (1937–1938) e The Boys from Syracuse (1938–1939). Em 1936, Albert tinha se tornado um dos primeiros atores de televisão, com atuações ao vivo na pioneira RCA, numa campanha promocional das rádios de Nova Iorque.

Em 1938, ele apareceu em seu primeiro filme de Hollywood, a versão de Brother Rat com Ronald Reagan e Jane Wyman. Ele repetiu o papel do cadete "Bing" Edwards. Todavia, seu contrato com a Warner Bros. foi abruptamente encerrado em 1941, provavelmente por ter tido um caso com a esposa do dono do estúdio Jack L. Warner. No ano seguinte, ele estrelou On Your Toes, outra adaptação para o cinema de peça da Broadway. Outro filme no período foi Treat 'Em Rough (1942), com William Frawley e Peggy Moran, em que ele interpreta um lutador de boxe chamado "Panamá Kid".

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
 Albert serviu como tenente na Guarda Costeira dos Estados Unidos no Pacífico durante a II Guerra Mundial. Considerado um heroi de guerra, ele recebeu a medalha da Estrela de Bronze por sua bravura na Batalha de Tarawa em 1943, quando, como um piloto de embarcação, ele resgatou inúmeros marines feridos sob intenso fogo de metralhadoras. Anos depois ele descreveu alguns desses episódios numa curta entrevista para o Canal History. Ele também apareceu na série da FOX, War Stories, com o coronel Ollie North. Albert voltou para a atuação depois da guerra, mas demoraria ainda muito tempo para ser reconhecido pelo grande público.

RETORNO À ATUAÇÃO
Desde 1948, Albert se tornou um popular astro convidado em inúmeras séries de TV. A primeira vez foi num episódio de The Ford Theatre Hour. Outros papéis foram em Chevrolet Tele-Theatre, Suspense, Lights Out, Somerset Maugham TV Theatre, Schlitz Playhouse of Stars, Studio One, Danger, Philco Television Playhouse, The Phillip Morris Playhouse, Your Show of Shows, General Electric Theater, Front Row Center, The Eleventh Hour, The Reporter, The Alcoa Hour dentre outros.

ATOR DE TEATRO
Nos anos de 1950 Albert retornaria para a Broadway: participou dos elencos de Miss Liberty (1949-1950) e The Seven Year Itch (temporadas de 1952-1955). Em 1960, Albert substituiu Robert Preston no papel do protagonista Professor Harold Hill, na produção da Broadway The Music Man. Albert também esteve em teatros regionais. Ele interpretou uma peça no The Muny Theater em St. Louis, Missouri, no papel de Harold Hill em The Music Man em 1966 e Alfred P. Doolittle em My Fair Lady de 1968.

ÚLTIMOS TRABALHOS
Em 1970 Albert apareceu num "documentário" da Weyerhaueser Co., defendendo o desmatamento das florestas do noroeste do país, o que lhe rendeu a imagem de antiambientalista. Em contrapartida o ator lembra (como na entrevista de 1996 abaixo referenciada) suas palestras contra o DDT no início dos anos de 1970, preocupado com malefícios provocado aos pássaros. O produto acabou por ser banido logo depois.

Em 1972, foi novamente indicado como melhor ator (coadjuvante/secundário) pelo papel de pai super-protetor de The Heartbreak Kid (1972). Também fez uma memorável atuação como o sádico chefe de presídio no filme de 1974 The Longest Yard, com Burt Reynolds. Outro filme foi Escape to Witch Mountain, uma produção Disney de 1975.

Além de The Concorde: Airport '79 ele apareceu em outros filmes dos anos de 1980: How to Beat the High Co$t of Living (1980), Yesterday (1981), Take This Job and Shove It (1981), Goliath Awaits (filme de TV de 1981), Yes, Giorgio (1982) e como o presidente em Dreamscape (1984). Seu último filme foi como o executivo de Head Office (1985).

Nos anos de 1980 ele faria o vilão Carlton Travis na série Falcon Crest, atuando com sua antiga companheira nos filmes Brother Rat e An Angel from Texas Jane Wyman. Ele também apareceu como astro convidado das séries Highway to Heaven e Murder She Wrote. Em 1990 ele reencontrou Eva Gabor em Return To Green Acres.  Em 1993, foi astro convidado de vários episódios da popular telenovela da ABC General Hospital (como Jack Boland). Fez também uma participação especial em The Golden Girls, série derivada de The Golden Palace.

VIDA PESSOAL

Albert foi casado com a atriz mexicana María Marguerita Guadalupe Teresa Estela Bolado Castilla e O'Donnell (melhor conhecida como Margo). Albert e Margo se casaram em 5 de dezembro de 1945 e ficaram juntos até a morte dela em 17 de julho de 1985. Os Alberts tiveram dois filhos: Edward e Maria: Edward Albert (1951–2006) foi ator, musico, cantor e linguista. Ele deixou a carreira de ator por oito anos para cuidar do pai. Morreu com 55 anos de idade, um ano após o falecimento dele. Edward sofria de câncer. A filha adotiva Maria Albert Zucht, se casou. Ela teve a filha Mia, que trabalhou com seu pai em administração de negócios. Eddie e Margo Albert moraram em Pacific Palisades, Califórnia

MORTE
 O ator sofria da doença de Alzheimer em seus últimos anos. Em 26 de maio de 2005, ele morreu de pneumonia com a idade de 99 anos em sua casa em Pacific Palisades. Foi enterrado no cemitério de "Westwood Village Memorial Park" em Los Angeles, próximo do túmulo de sua esposa Margo e da atriz Eva Gabor.

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: