“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

23 de ago. de 2013

MARIA WALEWSKA ' Condessa - Arte Tumular - 840 - -Cimetière du Pere-Lachaise, Paris, França














ARTE TUMULAR
 Monumento em formato de Capela da Familia D'Ornano, com colunas gregas laterais suportando o frontão estilo grego, com um ramo de palma transpassando uma guirlanda de louros, simbolizando a vitória e glória. . Duas pequenas colunas em relevo, também em estilo grego, suportam o portal de entrada em bronze decorado. Acima do portal ergue-se em forma de arco um brasão de armas heráldica esculpido em mármore, encimado pelo nome da família. No interior da capela destaca-se na parte central, junto ao fundo iluminado por um vitral circular, uma coluna cilíndrica com as seu nome e datas gravados. Nesse túmulo apenas o seu coração permanece sepultado, o seu corpo foi enviado para a Polônia. 
Local: Cimetière du Pere-Lachaise, Paris, França
           Divisão 67
Fotos:  Annie 2008-APPL e David England
Descrição tumular: Helio Rubiales


Marie Walewska
Retrato de François Gérard
Nascermos7 de dezembro de 1786
Kiernozia , Polônia
Morreu11 de dezembro de 1817 (31 anos)
Paris , França
Cônjuge (s)Athenasius contar Colonna-Walewski (1805-1812) 1 filho 
Philippe Antoine d'Ornano (1816-1817) morte (1 filho)
Parceiro (s)Napoleon I Bonaparte (1806-1810) 1 criança
CriançasConde Antoni Rudolf Bazyli Conde Colonna-Walewski 
Alexandre Joseph Colonna-Walewski
Rudolph Augusto d'Ornano
Pais)Conde Mathieu (Mateusz) Łączyński 
Eva Zaborowska





PERSONAGEM
Maria Walewska  -Condessa - (née Łączyńska ; 07 de dezembro de 1786 - 11 de dezembro de 1817) foi uma das mulheres mais lindas da  Polônia   e  amante do imperador Napoleão I
Em seus últimos anos, ela se casou com Philippe Antoine d'Ornano , um influente oficial napoleônico.
Morreu aos 31 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Maria nasceu em uma rica família nobre em Kiernozia ,  filha de  Count Mathieu (Mateusz) Łączyński, um proprietário de terras e starosta de Gostyń e Eva Zaborowski, cuja família era rica.

Maria tinha seis irmãos: Benedykt Jozef, Hieronim, Teodor, Honorata, Katarzyna e Urszula-Teresa. Ela cresceu em sua casa ancestral, Kiernozia, onde também recebeu sua educação. Nicholas Chopin , pai de Frédéric Chopin , foi um dos seus tutores. Em 1794, Mathieu participou (e foi mortalmente ferido) na Batalha de Maciejowice , um ano antes da partição final da Polônia , quando as terras Łączyński foram incorporadas à Rússia., deixando para trás uma viúva, sete crianças (cinco delas sobrevivendo até a idade adulta) e um meio de vida cada vez menor.

Em 1805 ela se casou com o conde Athenasius Colonna-Walewski, starosta do distrito de Warka e um camareiro de uma vez do último rei polonês, Stanisław August Poniatowski . Walewski era um rico proprietário de terras, mas era quatro vezes mais velho que sua jovem noiva. Maria e Atanásio tiveram um filho, Antoni Rudolf Bazyli Colonna-Walewski, embora alguns historiadores acreditem que ele era um filho ilegítimo, concebido pouco antes do casamento de Maria. 

CASO COM NAPOLEÃO
Maria conheceu Napoleão pela primeira vez em 1806 em Błonie , ou em Jabłonna. De acordo com as próprias memórias de Maria, ela falou brevemente com o imperador francês, mas a reunião foi inconclusiva. No entanto, Napoleão se lembrou dela por sua beleza extraordinária e pediu para vê-la em Varsóvia, pretendendo começar um caso com ela.

Eles se encontraram novamente em um baile oferecido pelo conde Stanislaw Potocki em sua residência em Varsóvia. Embora Maria relutasse inicialmente em tornar-se amante de Napoleão, ela foi convencida a fazê-lo pelo assessor do Imperador, o general Géraud Duroc ( Grande Marechal do Palácio ) e vários aristocratas poloneses, que esperavam poder influenciar o imperador a apoiar a Polônia. sua luta para recuperar a independência da Prússia , do Império Habsburgo e do Império Russo . Em suas memórias, Maria afirma que se obrigou a se envolver com Napoleão por razões puramente patrióticas:

 "O sacrifício estava completo. Era tudo sobre a colheita de frutas agora, conseguindo essa única equivalência [convencer Napoleão a apoiar o movimento de independência polonês], o que poderia desculpar minha posição degradada. Esse foi o pensamento que me dominou. não me permita cair sob o peso da minha má consciência e tristeza ". 

 O caso foi inicialmente mantido em segredo, apesar de não oficialmente ser uma das notícias mais comentadas nos círculos superiores de Varsóvia. Walewska visitou Napoleão, residindo no Castelo Real da capital, apenas à noite e secretamente deixava o prédio todas as manhãs. A relação progrediu quando Napoleão se mudou para sua sede de campanha no Palácio Finckenstein, na Prússia Oriental (agora Kamieniec Suski, na Polônia): Maria o seguiu até lá e eles se mudaram para os apartamentos vizinhos. Como Maria era extraordinariamente piedosa por seus tempos, eles ainda mantinham aparente segredo: ela se recusava a deixar a parte do prédio em que viviam, temendo ser vista por policiais que cercavam Napoleão, muitos dos quais eram seus conhecidos ou parentes.

Em 1809, Maria seguiu Napoleão durante sua viagem a Viena, onde morou em uma casa perto do Palácio de Schönbrunn , a residência de Napoleão. Durante sua estada em Viena, ela engravidou e voltou para Walewice para dar à luz seu segundo filho, Alexandre Joseph . Embora Alexandre fosse inquestionavelmente um produto do caso de Maria com o Imperador, ele foi oficialmente reconhecido pelo antigo conde Athenasius como seu filho e, portanto, tinha o nome da contagem de Colonna-Walewski.

Em 1810, Napoleão retornou a Paris, onde logo se juntou a Maria. Ela se estabeleceu em uma residência palaciana na Rue de Montmorency e recebeu um grande aluguel de 120 mil francos e uma permissão para entrar em todos os museus imperiais, mas seu relacionamento anterior com Napoleão terminou. O imperador planejava se divorciar de Josephine e se casar com Marie Louise , filha do imperador austríaco, e manter um caso com outra mulher parecia inadequado. O futuro dela e de seu filho, no entanto, foi assegurado pela concessão de grandes propriedades no Reino de Nápoles .

Em 1816, Maria se casou com seu admirador e amante de longa data, Philippe Antoine d'Ornano , conde d'Ornano. Eles se estabeleceram em Liège , pois d'Ornano não queria voltar a Paris devido a suas lealdades pró-napoleônicas.

MORTE
Em 1817, Maria deu à luz o filho de Conde d'Ornano, Rudolph Augustus, e ela morreu em Paris pouco tempo depois devido a uma doença renal prolongada. Antes de sua morte, ela completou suas memórias, que foram endereçadas ao marido. A pedido de seus parentes poloneses, seu corpo foi exumado do cemitério Père Lachaise, em Paris, e transferido para a cripta de sua família em Kiernozia.

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: