“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

27 de jan. de 2012

ANTONINO PIO ' IMPERADOR - Arte Tumular - 698 - Mausoleum of Hadrian,Rome,Lazio, Italy







Precedido por
Adriano
Imperador romano
117 — 138
Sucedido por
Marco Aurélio e Lúcio Vero


ARTE TUMULAR

Sepultado no Mausoléu de Adriano, construído em Roma, junto ao rio Tibre, pelo imperador Adriano (76-138), para aí ser sepultado, bem como os seus sucessores, é também conhecido como "Castelo de Santo Ângelo".A obra começou em 125 e terminou em 130 com Demétrio, assumindo-se como uma verdadeira fortaleza. Está assente numa base quadrada com 84 m de lado e alicerçou-se através de estacas enterradas nas lamas do Tibre. Possui uma torre cilíndrica com cerca de 65 m de diâmetro e 18 m de altura. O monumento, em travertino, no seu topo era adornado por uma quadriga em bronze, conduzida por Adriano. Atualmente encontra-se ali uma estátua de S. Miguel.

Local: Mausoleum of Hadrian,Rome,Lazio, Italy
GPS (lat/lon): 41.90306, 12.46636
Fotos: Mongoose, dead-treck.com
Descrição tumnualar: Helio Rubiales


Antonino Pio
Augusto
Imperador Romano
Reinado11 de julho de 138
7 de março de 161
PredecessorAdriano
SucessoresMarco Aurélio e Lúcio Vero
 
EsposaFaustina, a Maior
DescendênciaFaustina, a Jovem
Marco Aurélio (adotivo)
Lúcio Vero (adotivo)
DinastiaNerva-Antonina
Nome completoCésar Tito Élio Adriano Antonino Augusto Pio
Nome de nascimentoTito Aurélio Fulvo Baiônio Árrio Antonino
Nascimento19 de setembro de 86
Lanúvio, ItáliaImpério Romano
Morte7 de março de 161 (74 anos)
Lório, ItáliaImpério Romano
EnterroMausoléu de AdrianoRomaLácioItália
PaiTito Aurélio Fulvo, o Jovem
Adriano (adotivo)
MãeÁrria Fadila

PERSONAGEM
Tito Aurélio Fúlvio Boiônio Árrio Antonino Pio, conhecido como Antonino Pio, em latim Titus Aurelius Fulvius Boionius Arrius Antoninus Pius (19 de setembro de 86 d.C. — 7 de março de 161) foi imperador romano de 138 a 161. Foi o quarto dos “cinco bons imperadores”, sucedendo a Adriano, que o adotara como filho.
Morreu aos 74 anos de idade


SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Pertencente à gens Aurelia, foi denominado "Pio" pelo fato de ter insistido na deificação de seu predecessor Adriano e pai adotivo.
Antonino exerceu o poder em contato com o senado, cujo papel cerimonial aceitava, ainda que não lhe cedendo qualquer parcela de poder real; ao contrário de Adriano, permaneceu em Roma durante todo o seu reinado. Realizou uma política de austeridade, sem grandes edificações ou conquistas militares - salvo um deslocamento para Norte da fronteira da Britânia, após as campanhas do general Lólio Úrbico, que resultou na construção de um novo muro, a Muralha de Antonino, ao Norte da Muralha de Adriano, na fronteira entre as atuais Inglaterra e Escócia.

ORIGENS
Antonino Pio era o único filho de Tito Aurélio Fulvo, cônsul em 89, procedente de Nemauso (moderna Nimes) e de Árria Fadilla. Quando o seu pai faleceu, Antonino Pio foi educado pelo seu avô materno, Árrio Antonino, homem de grande integridade e cultura e pertencente ao círculo de amizades do escritor Plínio o Jovem. A sua mãe casou-se com Públio Júlio Lupo, consul suffectus em 98. Fruto deste matrimônio nasceu Júlia Fadilla.

CASAMENTO
Antonino Pio casou-se por volta de 110 - 115 com Ânnia Galéria Faustina a Maior. Faustina era a filha de cônsul Marco Ânnio Vero e Rupília Faustina (parente da imperatriz romana Víbia Sabina). Faustina foi uma formosa mulher, conhecida em Roma pela sua sabedoria. Passou toda a sua vida ao cuidado dos desfavorecidos
Faustina e Antonino tiveram quatro filhos

MORTE
Após desempenhar o reinado mais duradouro desde o de Augusto, (superando em dois meses o de Tibério), Antonino faleceu de febres em Lorium, Etrúria, a cerca de doze quilômetros de Roma, a 7 de março de 161. A última palavra que o finado imperador pronunciou foi aequanimitas ("equanimidade"), talvez característica do seu reinado. O seu corpo foi depositado no Mausoléu de Adriano e foi erigida uma coluna na sua honra no Campo de Marte, e o templo que ele próprio dedicara à sua esposa Faustina em 141 foi deificado então no seu nome e no de Faustina.
Fonte: pt.wikipedia.org.
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: