“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

17 de set. de 2011

JAMES MASON - Arte Tumular - 607 - Corsier Cemetery , Corsier-Sur-Vevey, Vaud, Switzerland








ARTE TUMULAR
Base tumular retangular em  mármore ao nível do solo, com um tampo também retangular. Na cabeceira tumular ergue-se uma lápide com o seu nome e datas gravados.

Local: Corsier Cemetery , Corsier-Sur-Vevey, Vaud, Switzerland
Fotos: AJ Marik e Bauer Ute
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
James Mason (Yorkshire, 15 de Maio de 1909 — Lausana, 27 de Julho de 1984) foi um ator britânico.
Morreu aos 75 anos de idade.
BIOGRAFIA
James Mason foi aluno do Colégio Marborough e depois cursou a Universidade de Cambridge, onde se formou em Arquitetura, antes de decidir que tinha uma oportunidade melhor de ganhar a vida em um palco do que desenhando casas e prédios.
Ele se tornou ator teatral em 1930. Chamou a atenção do diretor Al Parker e, em 1935, fez o primeiro de mais de 140 filmes, Late Extra.
Transformou-se rapidamente em um astro de nível internacional e, em 1954, viveu um dos seus melhores papéis em Nasce uma estrela, ao lado de Judy Garland. Foi sua primeira indicação para o Oscar.
Foi candidato ao Oscar por três vezes: em 1954, em 1966 por Georgy Girl, e em 1982 por O Veredito, mas não venceu em nenhuma das vezes.
Mason, que residiu na Inglaterra e nos Estados Unidos da América, se mudou para a Suíça em 1982, e morava em Vevey, uma pequena cidade junto ao lago de Genebra com a esposa, Clarissa Mason.
MORTE
Morreu de colapso cardíaco, aos 75 anos. Encontra-se sepultado no cemitério comunal de Corsier-sur-Vevey, Vaud na Suíça.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: