“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

30 de ago. de 2011

SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE - Arte Tumular - 598 - Chapel of The Visitation ,Paray-le-Monial,Bourgogne Region, France






Altar  tumular



ARTE TUMULAR
Na parte inferior do altar, no interior de um sarcófago decorado e protegido por vidros temperados encontra-se a imagem da santa. (faltam dados)
Local: Chapel of The Visitation ,Paray-le-Monial,Bourgogne Region, France
Fotos: Delawarean e Gina Lopez
Descrição tumular: Helio Rubiales


Margarida Maria de Alacoque
A aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque em Paray-le-Monial.
Virgem
NascimentoL'HautecourBorgonhaFrança 
22 de julho de 1647
MorteParay-le-MonialBorgonhaFrança 
17 de outubro de 1690 (43 anos)
ProgenitoresMãe: Felizberta de Alacoque
Pai: Claudio de Alacoque
Veneração porIgreja Católica
Beatificação18 de setembro de 1864
Roma
por Papa Pio IX
Canonização13 de maio de 1920
Roma
por Papa Bento XV
Festa litúrgica16 de outubro
AtribuiçõesVidente do Sagrado Coração de Jesus
Padroeiraaqueles que sofrem com poliomielite, os devotos do Sagrado Coração de Jesus, a perda de pais
Gloriole.svg Portal dos Santos

PERSONAGEM
Santa Margarida Maria Alacoque (Verosvres, 22 de Agosto de 1647 - Paray-le-Monial, 17 de Outubro de 1690) é uma santa católica.
Morreu aos 43 anos de idade.
BIOGRAFIA
Margarida Maria Alacoque, nasceu no dia 22 de Agosto de 1647 em Verosvres, na Borgonha. O seu pai, juiz e tabelião, morreu quando Margarida ainda era muito jovem.
Após a morte de seu pai, Claudio de Alacoque foi morar na casa de seu tio Toussant(tussã) e sofreram ela e sua mãe, dona Felizberta de Alacoque. Assim ela conheceu a humilhação da necessidade, vivendo ao capricho de parentes pouco generosos e nada propensos a consentir que ela realizasse o seu desejo de fechar-se no convento.
Recebeu a comunhão aos nove anos e aos 22, a confirmação, para a qual quis preparar-se com confissão geral: ficando quinze dias preparando-se, escrevendo num caderninho a grande lista de seus pecados e faltas, para ler depois ao confessor.
Na festividade de São João Evangelista de 1673, uma moça de vinte e cinco anos, irmã Margarida Maria, recolhida em oração diante do Santíssimo Sacramento, teve o singular privilégio da primeira manifestação visível de Jesus, que se repetiria por outros dois anos, toda primeira sexta-feira do mês.
Em 1675, durante a oitava do Corpo de Deus, Jesus manifestou-se-lhe com o peito aberto e apontando com o dedo seu Coração, exclamou: "Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles".
Margarida Maria Alacoque, escolhida por Jesus para ser a mensageira do Sagrado Coração, já fazia um ano que vestira o hábito das monjas da Visitação em Paray-le-Monial. No último período de sua vida, nomeada mestra das noviças, ela teve a consolação de ver propagar-se a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, e os próprios opositores de outrora mudarem-se em fervorosos propagadores.
MORTE
Morreu em 17 de Outubro de 1690, aos 43 anos de idade. Foi canonizada em 1920
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: