“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de out. de 2009

ENZO FERRARI - Arte Tumular -297- Cimitero di San Cataldo ,Modena, Emilia-Romagna, Italy -










Cripta

Mausoléu
ARTE TUMULAR
Grande mausoléu em forma de capela em mármore de diversos tipos e cores. O pórtico é constiruído por duas grandes paredes laterais em mármore cinza. Uma pequena escada serve a entrada onde quatro colunas, também em mármore cinza, duas de cada lado forma o portal e sustenta a cobertura. As paredes do lado da porta são em mármore de carrara com duas floreiras na parte inferior. Uma porta de bronze decorada dá acesso ao mausoléu da família. Dentro, o portal da cripta em mármore marrom, com o seu nome e datas, destacando na parte superior uma foto de Ferrari Uma cruz latina em baixo relevo dá religiosidade ao túmelo.
LOCAL: Cimitero di San Cataldo ,Modena, Emilia-Romagna, Italy
Descrição tumular:Helio Rubiales

PERSONAGEM
Enzo Anselmo Ferrari (Módena, Itália, 18 de fevereiro de 1898 — Maranello, 14 de agosto de 1988) foi o fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica de automóveis Ferrari.
Morreu aos 80 anos de idade.
BIOGRAFIA
Nascido em Modena, Enzo Ferrari cresceu com pouca educação formal, mas um forte desejo de carros de corrida. Durante a I Guerra Mundial foi ferreiro no Exército Italiano. Seu pai Alfredo, assim como seu irmão mais velho, também chamado Alfredo, morreu em 1916 como resultado de um surto de gripe . Ferrari tornou-se gravemente doente se na pandemia de gripe de 1918 e foi, portanto, dispensados do serviço italiano. Ao voltar para casa, descobriu que a empresa que a família trabalhava estava acabada. Não tendo perspectivas de emprego, procurou outro, sem sucesso até que finalmente conseguiu trabalho numa empresa de carros pequena, a CMN (Costruzioni Meccaniche Nazionali), redesenhando carrocerias de caminhõespara serem utilizadas em automóveis de passageiros de pequeno porte. Ele participou de corridas em 1919 na equipe do CMN, mas teve pouco sucesso inicial. Apaixonou-se pelo desporto automóvel com apenas dez anos, quando visitou o autódromo de Bolonha.
Como piloto de testes.Aos 21 anos tentou trabalhar na Fiat, mas foi recusado. Pouco depois ingressou na Alfa Romeo, mas desta vez como piloto. Criou a Scuderia Ferrari no ano de 1925, em Módena, mas durante a segunda guerra mundial viu-se obrigado a transferir a fábrica de automóveis para Maranello, a dezoito quilómetros de Módena. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Ferrari ganhou dois títulos mundiais em 1952 e 1953. Alfredino Ferrari, filho de Enzo, morreu em 1956, aos 26 anos, sofrendo de distrofia muscular progressiva. Isto fez com que se torne uma pessoa amarga. Desde então Enzo nunca mais pisou numa pista de corrida e passou a usar os inseparáveis óculos escuros. Autodidata em mecânica, recebeu em 1960, da Universidade de Bolonha, o título de Doutor "honoris causa" em Engenharia, e mais tarde, em Física. Ganhou do governo italiano o título de Comendador. Enzo Ferrari morreu em Módena com 90 anos, tendo obtido 19 vitórias em Le Mans e nove títulos na Fórmula 1.
MORTE
Enzo Ferrari morreu em 14 de agosto de 1988 em Modena a 90 anos de idade. Sua morte não foi tornada pública até dois dias mais tarde, quando a pedido de Enzo, para compensar inscrição tardia de seu nascimento
Fonte:
en.wikipedia.com
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Um comentário:

Esther i Toni disse...

Lamentamos no poder ofrecerle una traducción a su idioma,pues desde el catalán,nuestra lengua,no hay buenas traducciones.Saludos