“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

10 de mar. de 2009

SAMMY DAVIS JR. - Arte Tumular -141 - Forest Lawn Memorial Park Cemetery em Glendale, Califórnia, USA








ARTE TUMULAR
Placa de bronze no solo com o seu nome e datas. Ao seu lado está o seu pai.
LOCAL; Forest Lawn Memorial Park Cemetery em Glendale, Califórnia, USA
Fotos: A.J.Marik, Connie Nisinger
Descrição Tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Sammy Davis, Jr. (Harlem, Nova Iorque, 8 de Dezembro de 1925 — Beverly Hills, 16 de Maiode 1990) foi um destacado artista norte-americano dentro do século 20; era cantor, ator e dançarino.
Morreu aos 65 anos de idade.
BIOGRAFIA.
George Samuel "Sammy" Davis, Jr. nasceu no Bronx, Manhattan, Nova Iorque, filho de Elvera Sanchez (1905-2000), uma dançarina Puertoriquenha e Sammy Davis, Sr. (1900-1988), um Afro-Americano também dançarino. Quando criança, ele foi criado por sua avó paterna. Quando tinha três anos de idade, seus pais se separaram. Seu pai, não querendo perder a custódia de seu filho, o levou em turnê. Durante sua vida Sammy Davis, Jr. afirmou que sua mãe era Puertoriquenha e nascida em San Juan.. Como uma criança que aprendeu a dançar com o seu pai e seu "tio" Will Mastin,. Davis ainda como uma criança pequena fez parte do Will Mastin Trio. Ao longo de sua longa carreira, Davis incluía o Will Mastin Trio no seu faturamento.
Mastin e seu pai tinha lhe blindado de racismo. Snubs foram explicados como ciúme, por exemplo. Quando Davis sérvio no Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial no entanto, ele foi confrontado por um forte preconceito racial. Como ele disse mais tarde, "Resto do mundo parecia diferente. Não era uma cor a mais. Eu podia ver a proteção em toda a minha vida do meu pai e Will. Apreciei sua amorosa esperança de que eu nunca precisará saber sobre preconceito e ódio, mas eles estavam errados. Era como se eu atravessava uma porta balançante para dezoito anos, que tinha uma porta secreta realizada sempre aberta.
CURIOSIDADES
Foi o primeiro artista negro a conseguir estrelar o seu próprio programa de televisão.
Em 1954, após lançar seu primeiro álbum, "Starring Sammy Davis Jr.", fica um período afastado devido a um acidente automobilístico, que lhe provocou a perda de um olho.
Se converteu ao judaísmo, o que, segundo alguns, provocou uma grande ira na sociedade conservadora dos Estados Unidos.
Michael Jackson compôs You Were There para o especial de 65 anos de aniversário de Sammy Davis.
Em 1959, ele se tornou um dos membros do Rat Pack, que foi chefiada pelo seu velho amigo Frank Sinatra, e incluiu esses colegas intérpretes como Dean Martin, Joey Bishop, Peter Lawford, e Shirley MacLaine. Inicialmente, o encontro de Sinatra chamado fast-viva amigos "dos Clã," mas Sam manifestou a sua oposição, dizendo que ela invocou reflexões sobre a Ku Klux Klan. Sinatra renomeou o grupo ... mas, mesmo assim, os meios de comunicação mantidos em chamá-lo ao longo do Rat Pack.
MORTE
Davis morreu em Beverly Hills, Califórnia, em 16 maio, 1990, de complicações de câncer na garganta.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e  pesquisa : HRubiales

Nenhum comentário: