“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

9 de mar. de 2009

ELIZABETH BOWES-LYON -(Rainha Mãe)-Arte Tumular-137- Windsor Castle, London, England





Isabel Bowes-Lyon
4 de agosto de 1900 – 30 de março de 2002
Precedida por
Maria de Teck
Coat of Arms of Elizabeth Bowes-Lyon.svg
Rainha Consorte do Reino Unido
11 de dezembro de 1936 – 6 de fevereiro de 1952
Sucedida por
Filipe da Grécia e Dinamarca






ARTE TUMULAR
Túmulo no solo coberto por uma lápide de mármore negro com as suas inscrições na St.Georges Chapel-Windsor, logo próximo ao altar. A capela é fechada por um gradil de bronze decorado, com uma porta central de duas folhas.
LOCAL: Windsor Castle, London, England
Fonte e fotos: Wikipidea e Find a Grave
Descrição tumular- Helio Rubiales



Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Isabel Bowes-Lyon
A Rainha-Mãe
Retrato por Richard Stone, 1986.
Rainha Consorte do Reino Unido
Reinado11 de dezembro de 1936
6 de fevereiro de 1952
Coroação12 de maio de 1937
PredecessoraMaria de Teck
Sucessor(a)Felipe da Grécia e Dinamarca
Imperatriz Consorte da Índia
Reinado11 de dezembro de 1936
14 de agosto de 1947
PredecessoraMaria de Teck
SucessorTítulo abolido
 
MaridoJorge VI do Reino Unido
DescendênciaIsabel II do Reino Unido
Margarida, Condessa de Snowdon
CasaWindsor (por casamento)
Nome completoIsabel Ângela Margarida Bowes-Lyon
Nascimento4 de agosto de 1900
 Londres ou Hitchin, Inglaterra
Morte30 de março de 2002 (101 anos)
 Chalé RealWindsorBerkshireInglaterra
EnterroCapela de São JorgeWindsorBerkshireInglaterra
 9 de abril de 2002
PaiClaude Bowes-Lyon, 14.º Conde de Strathmore e Kinghorne
MãeCecília Cavendish-Bentinck
Brasão
PERSONAGEM
Elizabeth Bowes-Lyon (Londres, 4 de agosto de 1900 — Londres, 30 de março de 2002) foi rainha consorte de Jorge VI do Reino Unido de 1936 a 1952. Ela é mãe da Rainha Elizabeth II, a atual monarca britânica.
Morreu aos 102 anos de idade

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Após a morte de seu marido, ela passou a ser titulada como Rainha-Mãe, para evitar confusão com sua filha, de mesmo nome.
Ela foi a última rainha consorte da Irlanda e imperatriz da Índia a morrer, tendo seu funeral presenciado por Mary Mc Aleese, então presidente da Irlanda. Quando se casou, em 1923, ela adquiriu o título de duquesa de York, já que seu marido era o segundo filho do então rei,Jorge V, e não o herdeiro aparente da Coroa britânica.
Ela ficou famosa pelo papel que desempenhou para apoiar moralmente seu povo durante A Segunda Guerra Mundial. Anos mais tarde, Elizabeth foi considerada o membro mais popular da Família Real Britânica.

RAINHA MAE
Rainha Mãe (1952-2002)
Logo após a morte do rei Jorge VI de câncer de pulmão, em 6 de fevereiro de 1952, Isabel passou a ser chamada de Sua Majestade Rainha Isabel, A Rainha Mãe. Este nome foi adotado porque o nome normal para a viúva do rei, "Rainha Isabel", seria muito similar ao nome de sua filha mais velha, agora rainha Isabel II. O estilo alternativo "Rainha-viúva" não poderia ser usado porque a rainha Maria, viúva do rei Jorge V, estava ainda viva. Popularmente, era simplesmente "A Rainha Mãe" ou "Rainha Mamãe".

Para manter-se ocupada, inspecionou a restauração do remoto Castelo de Mey, na costa de Caithness, Escócia. O Castelo tornou-se, mais tarde, seu lar favorito. A Rainha também começou a se interessar por hipismo, interesse esse que manteve até o fim de sua vida. Ela recomeçou logo seus deveres públicos, tornou-se tão ocupada quanto antes, quando era Rainha. Antes de Diana, Princesa de Gales e após sua morte, a Rainha Mãe era o membro mais popular da Família Real Britânica.

MORTE
A Rainha-Mãe morreu aos 102 anos de idade enquanto dormia no Castelo de Windsor, próximo a Londres em 30 de março de 2002. Segundo a nota oficial divulgada pelo Palácio de Buckingham, ela morreu às 15h15, com sua filha, a rainha Isabel II, ao seu lado.
A da saúde da Rainha-Mãe começou a piorar , até que infelizmente morreu no Castelo de Windsor, devido a uma pneumonia e infecção pulmonar. O funeral foi realizado na Abadia de Westminster, de onde o caixão foi levado para o castelo de Windsor, nos arredores de Londres, e enterrada junto ao marido, na Capela de Saint George. Morreu tão popular quanto o era meio século atrás, depois da II Guerra. Foi a primeira pessoa da família real britânica a ultrapassar a idade centenária completou 100 anos de idade, com vigor físico e lucidez. Os britânicos a chamavam de a vovó mais querida do país, Adolph Hitler a definiu como a mulher mais perigosa da Europa. Assim morreu em 2002. A Rainha Isabel II disse que a rainha mãe tinha uma ótima idade. Ela ficou conhecida como rainha centenária pois chegou aos 100 anos.

Fonte:Wikipédia
Formatação e pesquisa : Helio Rubiales

Um comentário:

g_afim disse...

A fotografia que está neste artigo é de Isabel II (ainda viva) e não da Rainha-Mãe.