“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

31 de mar. de 2009

REZA PAHLAVI ' MOHAMMAD - Arte Tumular -183 - Al-Refai Mosque, Cairo, Egito.











ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore em três níveis, coberta por uma placa de bronze com o seu nome e realeza. O conjunro é rodeado por vários candelabros representando a chama eterna.
LOCAL: Al-Refai Mosque, Cairo, Egito.
Fotos: K.Shad Meher e Ron Moody
Descrição Tumular: Helio Rubiales

Mohammad Reza Pahlevi
Xá da Pérsia
Reinado16 de setembro de 1941
11 de fevereiro de 1979
Coroação26 de outubro de 1967
PredecessorReza Pahlavi
SucessorMonarquia abolida
 
Nascimento26 de outubro de 1919
TeerãPérsia
Morte27 de julho de 1980 (60 anos)
CairoEgito
Sepultado em29 de julho de 1980
Mesquita de Al-Rifa'iCairoEgito
EsposasFawzia Fuad do Egito
Soraya Esfandiary-Bakhtiari
Farah Diba
DescendênciaShahnaz Pahlavi
Reza Pahlavi, Príncipe Herdeiro
Farahnaz Pahlevi
Ali-Reza Pahlavi
Leila Pahlevi
CasaPahlevi
PaiReza Pahlevi
MãeTadj ol-Molouk
ReligiãoXiismo
AssinaturaAssinatura de Mohammad Reza Pahlevi
PERSONAGEM
Mohammad Reza Pahlavi (em língua persa: محمدرضا پهلوی , ،شاه ایران, Teerã, 26 de Outubro de 1919 – Cairo, 27 de Julho de 1980) foi xá do Irã de 16 de Setembro de1941 até 11 de Fevereiro de 1979. Filho de Reza Pahlavi e da sua segunda esposa, Tadj ol-Molouk, Mohammad foi o segundo e último monarca da Dinastia Pahlavi.
Morreu Aos 60 anos de idade

BIOGRAFIA
Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido e a União Soviéticainvadiram o Irã, de modo a assegurar para si próprios os recursos petrolíferos iranianos. Os Aliados forçaram o xá a abdicar em favor de seu filho, Mohammad Reza Pahlavi, em quem enxergavam um governante que lhes seria mais favorável. Em 1953, após a nacionalização da Anglo-Iranian Oil Company, um conflito entre o xá e o primeiro-ministro Mohammed Mossadegh levou à deposição e prisão deste último.
O reinado do xá tornou-se progressivamenteditatorial, especialmente no final dos anos 1970. Com apoio americano e britânico, Reza Pahlavi continuou a modernizar o país, mas insistia em esmagar a oposição do clero xiita e dos defensores da democracia.
Islamistas, comunistas e liberais promoveram a Revolução Iraniana de 1979, que provocou a fuga do xá a instalação do Aiatolá Ruhollah Khomeini como chefe máximo do país.

MORTE
Mohammad Reza Pahlavi morreu no exílio, no Egipto, a 27 de Julho de 1980, com 60 anos de idade
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: