“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

16 de fev. de 2009

HIROHITO IMPERADOR: JAPÃO - Arte Tumular -124- Masashiro Mausoléu Imperial, Toquio, Japão






ARTE TUMULAR
Seguindo a cultura japonesa, um alto portal, que significa a passagem para outra vida, marca a entrada do Mausoléu. Subindo-se uma pequena escadaria chegamos ao túmulo do Imperador e descendentes da linhagem imperial.
LOCAL: Masashiro Mausoléu Imperial, Toquio, Japão
Foto.pt.wikipedia.org
Descrição Tumular: Helio Rubiales
Shōwa
Imperador do Japão
Reinado25 de dezembro de 1926
7 de janeiro de 1989
Entronamento10 de novembro de 1928
PredecessorTaishō
SucessorAkihito
Príncipe Regente do Japão
Período29 de novembro de 1921
25 de dezembro de 1926
MonarcaTaishō
 
Nascimento29 de abril de 1901
 Palácio TōgūTóquioTóquioJapão
Morte7 de janeiro de 1989 (87 anos)
 Palácio Fukiage, QuiotoQuiotoJapão
Sepultado em24 de fevereiro de 1989
Cemitério Imperial Musashi, TóquioJapão
Nome de nascimentoHirohito (裕仁?)
EsposaNagako Kuni
DescendênciaShigeko, Princesa Teru
Sachiko, Princesa Hisa
Kazuko, Princesa Taka
Atsuko, Princesa Yori
Akihito, Imperador Emérito
Masahito, Príncipe Hitachi
Takako, Princesa Suga
CasaCasa Imperial do Japão
PaiTaishō
MãeTeimei
ReligiãoXintoísmo

PERSONAGEM
Hirohito (também grafado Hiroíto ou Hiroito; em japonês: 裕仁; 29 de abril de 1901 - 7 de janeiro de 1989), o Imperador Showa (japonês: 昭和天皇, Showa Tennō), foi o 124º imperador do Japão.
Reinou de 1926 até sua morte, em 1989. Seu reinado foi o mais longo de todos os imperadores japoneses, e coincidiu com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa.
Morreu aos 63 anos de idade.
BIOGRAFIA (resumida)
Michinomiya Hirohito nasceu em Tóquio, enquanto jovem, interessou-se por biologia marinha, assunto sobre o qual escreverá livros mais tarde. Em 1921, ainda príncipe, visitou a Europa, fato inédito na monarquia japonesa. Em 1926 tornou-se imperador. Considerado uma divindade viva pelo povo, descendente da deusa solar Amaterasu, a Constituição conferia-lhe poder supremo, sendo ele a figura a quem os militares japoneses deviam obediência absoluta.
Casamento
No dia 26 de Janeiro de 1924, Hirohito se casou com sua prima distante, a Princesa Nagako Kuni (futura Imperatriz Kōjun), a filha mais velha do Príncipe Kuni Kuniyoshi. Eles tiveram dois filhos e cinco filhas.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Os crimes de guerra japoneses perpetrados pelo Exército e pela Marinha durante a parte inicial do Período Showa, tal como o uso pelo exército de armas químicas por ordem do próprio Hirohito.
De acordo com o historiadores Hirohito teria ratificado pessoalmente a decisão de remover as restrições do direito internacional (Convenção da Haia) no tratamento de prisioneiros de guerra chineses pela diretriz de 5 de agosto de 1937. Esta notificação também alertava aos oficiais do estado-maior para que parassem de usar a expressão "prisioneiros de guerra".
O governo do primeiro-ministro e general Hideki Tojo era dominado pelos militares, que travaram a guerra em nome do imperador, mas só com o seu consentimento tácito. Hirohito tentou usar de sua influência para evitar a guerra, mas, finalmente, deu seu consentimento para os ataques que desembocaram na Guerra do Pacífico.
Participaram do Eixo durante a II Guerra Mundial, inicialmente ratificaram com a Alemanha Nazista um pacto anticomunista e depois foi realizada uma visita de oficais japoneses ao novo aliado, em um discurso do próprio Führer Hitler, os japoneses são definidos como "tendo grande capacidade", neste momento o Japão também criaria seu próprio partido nazista. Na II guerra os japoneses atacam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, em 1941, o que faz os Estados Unidos entrarem no conflito.
Hirohito apoiou a guerra num grau mais alto ou mais baixo. O Japão na realidade, já havia perdido a guerra antes dos ataques com bombas atômicas ao Japão em agosto de 1945, porém se recusava à aceitar a rendição, então os Aliados fizeram os bombardeamentos com bombas atômicas, primeiro à Hiroshima, mesmo assim o Japão insitia em não aceitar a rendição, três dias depois à Nagasaki, então o Japão se rende e Hiroíto anuncia o fato em cadeia nacional de rádio. Muitos consideravam Hirohito um criminoso de guerra, um oficial dos Aliados chegou à discursar dizendo que Hirohito "havia levado o Japão à Guerra de forma ainda mais ditatorial que o próprio Hitler", porém o povo apelou, uma vez que consideravam o imperador um deus, seria inadmissível para eles que Hirohito fosse julgado por crimes de guerra, chegando até em mencionarem uma revolta caso isso ocorresse, então, os governos aliados permitiram que ele permanecesse no trono após a guerra.
Por imposição dos Aliados, que ficam no Japão até 1950, toma medidas democratizantes, entre elas a negação do caráter divino de seu cargo, que transforma em monarquia constitucional. Economicamente destruída pela guerra, a nação se transforma em potência industrial no período seguinte.
MORTE
Hiroíto abandona os rituais da corte.", deixa de usar o quimono, permite a publicação de fotos da família imperial e assume publicamente sofrer de câncer. Morre em Tóquio, depois de reinar por 63 anos. É sucedido por seu filho Akihito.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação  e Pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: