“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

23 de jan. de 2009

JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA-Arte Tumular-99- Panteão dos Andradas, Cidade de Santos, São Paulo, Brasil












Memorial
Vista frontal
Vista lateral da escultura
Detalhe da escultura


Relevos em bronze

Vestíbulo
Entrada
ARTE TUMULAR
Assim que se entra no Panteão, segue-se por um vestibulo que leva a uma sala ligeiramente escurecida com o piso revestido com mármores de diferentes cores e formosos desenhos. Com as paredes revestidas com mármore verde, onde se abrem três nichos com as urnas das cinzas dos três irmãos Andradas ( Antônio Carlos, Martim Francisco e o padre Patrício Manuel)
No alto do paramento de mármore destacam-se vários paineís de bronze em baixo relevo, representando fatos e feitos da sua vida. Na parte central encostado na parede, ladeado por um gradil de bronze, destaca-se a representação do túmulo de Jose Bonifácio, um conjunto escultórico em mármore e bronze. Sobre uma base tumular repousa deitado uma escultura sua em mámore branco com as mãos sobre o peito. Da cintura para baixo está coberto por um manto em bronze.Uma parede entre duas colunas representa a cabeceira tumular, ladeada pelas bandeiras do Brasil e da Cidade de Santos. Encimando o conjunto uma guirlanda de bronze, simbolo que representa a vitória e destaques na vida.
Autor da escultura: Rodolpho Bernardelli (1887/88)
Local: : Panteão dos Andradas, Cidade de Santos, São Paulo, Brasil
Praça Barão do Rio Branco 16
Fotos: Guilherme Primo, Prefeitura de Santos e novomilenio.inf.br/santos
Descrição Tumular: Helio Rubiales


Descrição Tumular: Helio Rubiales

José Bonifácio
José Bonifácio em desenho póstumo por S. A. Sisson
Ministro de Estado dos Negócios do Reino do Brasil
Período16 de janeiro de 1822
até 7 de setembro de 1822
MonarcaJoão VI
Antecessor(a)Marcos de Noronha e Brito
Sucessor(a)Ele mesmo, como Ministro e Secretário do Império
Ministro de Estado dos Negócios do Brasil e Administrador do Rio de Janeiro
Período7 de setembro de 1822
até 28 de outubro de 1822
MonarcaPedro I
Antecessor(a)Ele mesmo, como Ministro e Secretário do Reino do Brasil
Sucessor(a)José Egídio Álvares de Almeida
Período30 de outubro de 1822
até 17 de julho de 1822
MonarcaPedro I
Antecessor(a)José Egídio Álvares de Almeida
Sucessor(a)José Joaquim Carneiro de Campos
Ministro das Relações Exteriores do Brasil
Período16 de janeiro de 1822
até 16 de julho de 1823
MonarcaPedro I
Antecessor(a)Cargo criado
Sucessor(a)José Joaquim Carneiro de Campos
Dados pessoais
Nome completoJosé Bonifácio de Andrada e Silva
Nascimento13 de junho de 1763
SantosCapitania de São Paulo
Morte6 de abril de 1838 (74 anos)
NiteróiProvíncia do Rio de Janeiro
Nacionalidadebrasileiro
ProgenitoresMãe: Maria Bárbara da Silva
Pai: Bonifácio José Ribeiro de Andrada
Alma materUniversidade de Coimbra
EsposaNarcisa Emília O'Leary
FilhosCarlota Emília  • Gabriella Frederica  • Narcisa Cândida
Profissãonaturalista
estadista
poeta
AssinaturaAssinatura de José Bonifácio de Andrada e Silva

PERSONALIDADE
José Bonifácio de Andrada e Silva (Santos, 13 de junho de 1763 — Niterói, 6 de abril de 1838) foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência".
Morreu aos 75 anos de idade.
BIOGRAFIA
Pode-se resumir brevemente sua atuação dizendo que foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823. De início, colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal, e comandou uma política centralizadora. Durante os debates da Assembléia Constituinte, deu-se o rompimento dele e de seus irmãos Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva com o imperador. Em 16 de julho de 1823, D. Pedro I demitiu o ministério e José Bonifácio passou à oposição. Após o fechamento da Constituinte, em 11 de novembro de 1823, José Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. De volta ao Brasil, e reconciliado com o imperador, assumiu a tutoria de seu filho quando Pedro I abdicou, em 1831. Permaneceu como tutor do futuro imperador até 1833, quando foi demitido pelo governo da Regência.

MORTE
José Bonifácio abandonou a vida política e passou o restante de seus dias em reclusão, em sua casa na ilha de Paquetá, dentro da Baía de Guanabara. Morreu ali perto, em Niterói, aos 75 anos. Seu cadáver, embalsamado, foi levado três dias depois para o Rio de Janeiro, depositado na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, onde ficou exposto até o dia 25 de abril. Nessa data, sua filha D. Gabriela Frederica Ribeiro de Andrada o levou para Santos, sepultando-o na capela-mor da Igreja Nossa Senhora do Carmo, segundo disposição testamentária.
Deixou poucos bens; fora e continuava a ser homem pobre, mas sua biblioteca contava com seis mil volumes.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: