“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de jan. de 2009

REI DAVID - Arte Tumular -103 - Jerusalém, Israel











ARTE TUMULAR
Base tumular coberta por um manto com várias inscrições e a estrela de Davi, símbolo de Israel. Le-se no túmulo: "DAVID MELE ISRAEL EHAI VE CAIAM¨"
LOCAL: Jerusalém, Israel
Fotos: Clarissa (Picasa) e Internet
Descrição Tumular: HRubiales

Davi
Rei de Israel
Rei de Judá
Reinadoc. 1 010 a.C.c. 1 003 a.C.
Antecessor(a)Saul
Rei de Israel
Reinadoc. 1 003 a.C.c. 970 a.C.
PredecessorIsbosete
SucessorSalomão
 
Nascimentoc. 1 040 a.C.
 Belém
Mortec. 970 a.C. (70 anos)
 Jerusalém
Sepultado emc. 970 a.C.Cidade de Davi
EsposaBate-Seba
Abigail
Eglá
Mical
Ainoã
DescendênciaSalomão
Absalão
Tamar
Natã
Adonias
Amnom
Itreão
CasaCasa de Davi
PaiJessé
MãeNitzevet
ReligiãoJudaísmo
PERSONAGEM
David ou Davi (דוד significando literalmente "querido", "amado", em hebraico padrão Dávid, em hebraico tiberiano Dāwiḏ; Árabe داود) é um personagem da Bíblia (Antigo Testamento).
BIOGRAFIA
Filho de Jessé, da tribo de Judá, teria nascido na cidade de Belém e se destacado na luta dos Israelitas contra os Filisteus. Tornou-se rei, sucedendo a Saul e conquistou Jerusalém, que transformou em capital do Reino Unido de Israel.
Ao contrário do que acontece com outros personagens do antigo Israel, é relativamente difícil questionar a existência histórica de Davi. Embora não existam inscrições contemporâneas que façam referência ao rei, textos não muito posteriores achados na Palestina parecem mencionar seu nome. Um desses artefatos é a chamada estela de Tel Dan, descoberta ao norte da Galiléia. A estela de Tel Dan, achada no norte de Israel, traz um texto aramaico com a possível menção mais antiga ao nome de Davi fora da Bíblia  Também foram descobertas minas de cobre na Jordânia que podem ser ser uma indicação da existência do personagem bíblico Rei [Salomão], filho e sucessor do Rei David.
David viveu algures à volta de 1050 a.C., foi o segundo rei de Israel sucedendo a Saul (sua Historia é relatada em detalhes nos livros de I e II Samuel). Foi um rei popular e o homem mais vezes mencionado na Bíblia. Ele foi o oitavo e o mais novo filho de Jessé, um habitante de Belém. O seu pai parece ter sido um homem de situação modesta. O nome da sua mãe não se encontra registrado, mas alguns pensam que ela era a Nahash. Quanto à sua aparência pessoal, sabe-se apenas que ele tinha cabelos ruivos, formoso semblante e gentil aparência.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: HRubiales

Um comentário:

PAULO disse...

Sou praticamente fã desse grande personagem do Antigo Testamento, homem adimirável e grande seguidor das leis de Deus.