“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

22 de dez. de 2008

SIMÓN BOLIVAR- Arte Tumular -51 - Panteon Nacional, Caracas, Venezuela





Túmulo



Panteon Nacional
Memorial na Quinta de S.Pedro Alejandrino, Santa Marta, Colombia (Local onde existia um casebre e que Bolívar morreu)
Monumento: Quinta de São Pedro, Santa Marta, Colombia

Detalhe do memorial
ARTE TUMULAR
 Mausoléu em forma de capela com 3 torres
AUTOR: Solano
LOCAL:  Panteon Nacional, Caracas, Venezuela

Simon Bolivar


Simón Bolívar
2.º Presidente da Venezuela
Período7 de agosto de 1813
a 7 de julho de 1814
Antecessor(a)Cristóbal Mendoza
3º Presidente da Venezuela
Período15 de fevereiro de 1819
a 17 de dezembro de 1819
Sucessor(a)José Antonio Páez
1.° Presidente da Grã-Colômbia
(Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá)
Período17 de dezembro de 1819
a 4 de maio de 1830
Sucessor(a)Domingo Caycedo
1.° Presidente da Bolívia
Período12 de agosto de 1825
a 29 de dezembro de 1825
Sucessor(a)Antonio José de Sucre
8.° Presidente do Peru
Período17 de fevereiro de 1824
a 28 de janeiro de 1827
Antecessor(a)José Bernardo de Tagle
Sucessor(a)Andrés de Santa Cruz
Dados pessoais
Nome completoSimón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios
Nascimento24 de julho de 1783
CaracasCapitania-Geral da Venezuela
Morte17 de dezembro de 1830 (47 anos)
Santa MartaGrã-Colômbia
NacionalidadeEspanhol (ao nascer), venezuelano (após a independência da Venezuela)
ReligiãoCatolicismo
AssinaturaAssinatura de Simón Bolívar
PERSONAGEM
Simón José Antonio de la Santíssima Trinidad Bolívar Palacios y Blancos  (Caracas,Venezuela, 24 de Julho de 1783 — Santa Marta,Colombia, 17 de Dezembro de 1830) foi um militar venezuelano e líder revolucionário responsável pela independência de vários territórios da América Espanhola. Foi importantíssimo personagem na história da América Latina.
Morreu com 47 anos de idade.
BIOGRAFIA
Em Janeiro de 1797 ingressou como cadete no Batalhão de Milícias de Blancos de los Valles de Aragua (do qual o seu pai tinha sido Coronel), onde se destacou pelo seu desempenho.
Em 1799 viajou para a Espanha com o propósito de aprofundar os seus estudos. Em Madrid ampliou os seus conhecimentos de História, Literatura, Matemática e aprendeu a Língua francesa. Na capital espanhola casou-se com María Teresa Rodríguez del Toro y Alaysa (26 de Maio de 1802) mas, de regresso à Venezuela, María veio a falecer de febre amarela (1803). Bolívar voltou à Europa em 1804, passando de novo pela Espanha antes de fixar residência em Paris.
Na França participou da vida cultural e científica, travando amizade com os naturalistas e exploradores Alexander von Humboldt e Aimé Bonpland. Reencontrou o seu tutor Símon Rodríguez, com quem viajou até a Itália em Abril de 1805.
No dia 14 de Agosto de 1805, no Monte Sacro, em Roma, Simón Bolívar proclamou diante de Simón Rodríguez e do seu amigo Francisco Rodríguez del Toro que não descansaria enquanto não libertasse toda a América do domínio espanhol (Juramento do Monte Sacro). O local tinha grande valor simbólico uma vez que havia sido palco do protesto dos plebeus contra os aristocratas na Roma Antiga. Ainda na Itália escalou o Vesúvio na companhia de Humboldt e do físico Louis Joseph Gay-Lussac. De regresso a Paris ingressou na Maçonaria.
Em meados de 1806, Bolívar tomou conhecimento dos primeiros movimentos em favor da independência da Venezuela, protagonizados pelo general Francisco Miranda, decidindo que chegara a ocasião de retornar ao seu país natal.
Em Janeiro de 1807 foi para Charleston nos Estados Unidos da América, vindo a visitar diversas cidades naquele país, como Washington, DC, Filadélfia, Boston e Nova Iorque.
Bolívar retornou para a Venezuela ainda em 1807 e, quando Napoleão Bonaparte tornou seu irmão José Bonaparte, rei de Espanha e das suas colónias em 1808, passou a participar nas Juntas de resistência na América Espanhola.
MORTE
Simón Bolívar faleceu vítima de tuberculose, solitário, em um casebre em Santa Marta (Colômbia), onde vivia desde que havia se demitido de Bogotá.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: