“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

18 de dez. de 2008

JACQUELINE KENNEDY - Arte Tumular - 31 - Cemitério Nacional de Arlington, na Virginia, USA














John e Jacqueline



Túmulos de Kennedy e Jacqueline
ARTE TUMULAR
 Placa de bronze com as inscriçõs da Primeira Dama sobre blocos de granito intercalados por grama.
LOCAL: Cemitério Nacional de Arlington, na Virginia, USA




Jacqueline Kennedy
Jacqueline Kennedy, na Casa Branca, em 1962.
37.ª Primeira-dama dos Estados Unidos
Período20 de janeiro de 1961
até 22 de novembro de 1963
PresidenteJohn F. Kennedy
Antecessor(a)Mamie Eisenhower
Sucessor(a)Lady Bird Johnson
Dados pessoais
Nome completoJacqueline Lee Bouvier Kennedy Onassis
Nascimento28 de julho de 1929
Southampton, SuffolkNova Iorque
Morte19 de maio de 1994 (64 anos)
ManhattanNova Iorque
ProgenitoresMãe: Janet Morris Lee
Pai: John Vernou Bouvier III
Alma materUniversidade George Washington
MaridosJohn F. Kennedy (1953–1963)
Aristóteles Onassis (1968–1975)
Maurice Tempelsman (1978-1994)
Filhos4 (Arabella, CarolineJohn Jr. e Patrick)
ReligiãoCatolicismo Romano
ProfissãoEditora
AssinaturaAssinatura de Jacqueline Kennedy Onassis

PERSONAGEM
 Jacqueline Lee Bouvier Kennedy Onassis (Southampton, 28 de julho de 1929 — Nova Iorque, 19 de maio de 1994) foi a esposa do presidente norte-americano John F. Kennedy e primeira-dama dos Estados Unidos da América entre 1961 e 1963. Seu segundo marido foi o magnata Aristóteles Onassis. Jackie Kennedy tornou-se mundialmente conhecida como símbolo de elegância, dignidade e glamour.
Morreu aos 64 anos de idade.

BIOGRAFIA
 Com a morte de Onassis em 1975, Jacqueline ficou viúva pela segunda vez e, com o amadurecimento de seus filhos, Jackie pôde voltar a trabalhar e aceitou um emprego como editora na casa editora Doubleday, porque sempre havia gostado de literatura e de escrever. Nos fim dos anos 70 até seus últimos momentos, o industrial e mercador de diamantes Maurice Tempelsman, um belga que vivia separado de sua esposa, foi seu companheiro. Ela normalmente corria e fazia ginástica perto do Central Park. Em janeiro de 1994, Jacqueline foi diagnosticada com câncer linfático. Seu diagnóstico veio ao público em fevereiro. A família estava inicialmente otimista, e Jackie parou de fumar com a insistência de sua filha, mas continuou a trabalhar.
MORTE
 Em abril de 1994, o câncer avançou, e ela saiu do hospital Cornell e foi para sua casa em 18 de Maio do mesmo ano. Muitos simpatizantes, turistas e repórteres ficaram na rua de seu apartamento na 1040 Fifth Avenue, e ela morreu durante seu sono às 10:15 da manhã numa sexta-feira, em 19 de Maio, aos 64 anos.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formaração e pesquisa: Helio Rubiales


Nenhum comentário: