“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

27 de jun. de 2022

CLAUDIO MONTEVERDI - Arte Tumular - 1678 - Basilica di Santa Maria Gloriosa dei Frari Venice, Città Metropolitana di Venezia, Veneto, Italy






ARTE TUMULAR
No piso da Basílica, cercado por um gradil está uma placa de mármore com o seu nome e datas gravados.

Local:   Basilica di Santa Maria Gloriosa dei Frari Venice, Città Metropolitana di Venezia, Veneto, Italy
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Claudio Monteverdi
Bernardo StrozziRetrato de Claudio Monteverdi, 1640. Galleria dell'Accademia
Nascimentoc. 9 de maio de 1567
CremonaDucado de Milão
Morte29 de novembro de 1643 (76 anos)
VenezaRepública de Veneza
Batizado15 de maio de 1567
SepultamentoRepública de VenezaBasílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari
CidadaniaRepública de Veneza
CônjugeClaudia Cattaneo
Irmão(s)Giulio Cesare Monteverdi
OcupaçãoCompositor, gambista, cantor e maestroviola da braccio, viola da gamba, órgão
Obras destacadasL'incoronazione di PoppeaL'OrfeoIl ritorno d'Ulisse in patriaIl combattimento di Tancredi e Clorinda
Movimento estéticoManeirismo e Barroco
Religiãocatolicismo
Assinatura
Claudio Monteverdi Signature.png
PERSONAGEM
Claudio Giovanni Antonio Monteverdi (Cremona, nascido, provavelmente, a 9 de maio e batizado em 15 de maio de 1567 — Veneza, 29 de novembro de 1643) foi um compositor, maestro, cantor e gambista italiano.
Morreu aos 76 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Desenvolveu sua carreira trabalhando como músico da corte do duque Vincenzo I Gonzaga em Mântua, e depois assumindo a direção musical da Basílica de São Marcos em Veneza, destacando-se como compositor de madrigais e óperas. Foi um dos responsáveis pela passagem da tradição polifónica do Renascimento para um estilo mais livre, dramático e dissonante, baseado na monodia e nas convenções do baixo contínuo e da harmonia vertical, que se tornaram as características centrais da música dos períodos seguintes, o Maneirismo e o Barroco. 




Monteverdi é considerado o último grande madrigalista, certamente o maior compositor italiano de sua geração, um dos grandes operistas de todos os tempos e uma das personalidades mais influentes de toda a história da música do ocidente. Não inventou nada novo, mas sua elevada estatura musical deriva de ter empregado recursos existentes com uma força e eficiência sem paralelos em sua geração, e integrado diferentes práticas e estilos em uma obra pessoal rica, variada e muito expressiva, que continua a ter um apelo direto para o mundo contemporâneo ainda que ele não seja exatamente um compositor popular nos dias de hoje. 

MORTE 
Em 1643, já idoso e incapaz de cumprir todas as suas obrigações, ganhou a ajuda de um assistente, dividindo com ele os encargos de mestre de capela. Em outubro visitou Mântua pela última vez, e em novembro já estava de volta a Veneza. Depois de uma breve doença, diagnosticada como uma "febre maligna", faleceu, em 29 de novembro. Recebeu um funeral grandioso na Basílica de São Marcos, com grande afluência de público, e seu corpo foi sepultado na Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari, onde lhe foi erguido um monumento.
Fonte: Wikipédia
formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: