“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

16 de jan. de 2023

GINA LOLLOBRIGIDA - Arte tumular - 1739 - Cimitero di Subiaco Subiaco, Città Metropolitana di Roma Capitale, Lazio, Italy

 




ARTE TUMULAR
Construção tumular em formato de capela, revestido em mármore, com um gradil de bronze que dá acesso ao interior .


Local: Cimitero di Subiaco Subiaco, Città Metropolitana di Roma Capitale, Lazio, Italy
Foto: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales



Gina Lollobrigida
NascimentoLuigina Lollobrigida
4 de julho de 1927
Subiaco (Reino de Itália)
Morte16 de janeiro de 2023 (95 anos)
Roma (Itália)
CidadaniaItália
Estatura1,65 m
CônjugeMilko Škofič
Ocupaçãoatriz
Prêmios
Página oficial
https://archive.is/20130216040138/http://www.ginalollobrigida.com/

PERSONAGEM
Gina Lollobrigida, nome artístico de Luigia Lollobrigida Embaixador(a) da boa vontade da FAO (Subiaco, Lácio, 4 de julho de 1927 – 16 de janeiro de 2023), foi uma atriz de cinema, fotógrafa e escultora italiana.
Morreu aos 95 anos.

SINOPSE BIBLIGRÁFICA
Era filha de um fabricante de móveis. Transferiu-se para Roma, a fim de estudar no Instituto de Belas Artes. Ali, para manter-se, posa como modelo fotográfica e participa do concurso de Miss Itália, classificando-se em terceiro lugar. 

Inicia nesta época sua carreira cinematográfica, fazendo pequenas figurações em filmes populares do pós-guerra, chamados em italiano de film operetta. 

Em 1949 casa-se com o médico eslavo Milko Skofic, que tornou-se seu empresário e com quem teve, em 1957, o filho Milko Jr. 

No início da década de 1950 realizou seus primeiros papéis de sucesso, como "Campane a martello", de Luigi Zampa, em 1949 e "Achtung Banditi" (1951), de Carlo Lizzani, atuando ao lado do jovem Marcello Mastroianni e, sobretudo, "Fanfan la Tulipe", de 1952 - consagrando-a também em França, além da Itália. Neste mesmo ano encontra grande popularidade com "Altri tempi. 

Realizou extensa filmografia, quer na Itália, em França e nos Estados Unidos. 

Padrão de beleza da dcada de 1950, La Lollo - como era conhecida - interpretava papéis sensuais, que lhe renderam a alcunha de "A mulher mais bela do mundo", que incorporou após interpretar a cantora lírica Lina Cavalieri no filme "La donna più bella del mondo", em 1955. Atuou ao lado de grandes atores, como Humphrey Bogart, Jennifer Jones, Vittorio Gassman, Anthony Quinn, Rock Hudson, e diretores como John Huston. 

Recebeu o Golden Globe em 1961. 

Em 1971 divorciou-se de Milko Skofic e, em 2006 anunciou seu casamento com o espanhol Javier Rigau y Rafols, com quem vivia desde 1984. A diferença de idade entre eles era de 35 anos (Gina, aos 79 anos e Javier 45). No entanto, a relação terminou de maneira conflituosa e Gina decidiu processá-lo por fraude.

CARREIRA POLÍTICA
Em 2022 revelou que se preparava para concorrer às eleições italianas de setembro daquele ano, por estar "farta de políticos conflituosos". "Lutarei para que o povo decida da saúde à justiça. A Itália está em má forma, quero fazer algo diferente, algo positivo", disse Lollobrigida, que adiantaria querer esforçar-se para se tornar senadora pelo partido Itália Soberana e Popular (ISP), uma nova aliança política eurocética e anti-Mario-Draghi, que se opõe ao envio de armas para a Ucrânia. A última vez que Lollobrigida tinha tentado entrar na política foi em 1999, momento em que concorreu às eleições parlamentares europeias como candidata dos democratas de Romano Prodi.

MORTE
Faleceu em 16 de janeiro de 2023, de causas não reveladas.

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: