“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

22 de jan. de 2023

LORD CARNARVON (George Herbert) - Arte tumular - 1740 - Beacon Hill Highclere, Basingstoke and Deane Borough, Hampshire, England







ARTE TUMULAR
Base retangular em granito, com um tampo do mesmo material, sem qualquer conotação religiosa. Sobre o tampo uma placa de metal com o seu nome, datas e feitos.


Local:  Beacon Hill Highclere, Basingstoke and Deane Borough, Hampshire, England  
Jazigo: Beacon Hill Fort, Highclere, Hampshire, England

 

Fotos: Findagrave

Descrição tumular: Helio Rubiales

O Conde de Carnarvon
Lord Carnarvon
tumba de Tutancâmon
Nascimento26 de junho de 1866
Castelo de HighclereHampshire, Inglaterra
Morte5 de abril de 1923 (56 anos)
Cairo - Egito
SepultamentoBeacon Hill
Nacionalidadebritânico
CidadaniaReino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Progenitores
  • Henry Howard Molyneux Herbert, 4th Earl of Carnarvon
  • Lady Evelyn Stanhope
CônjugeAlmina Herbert, Countess of Carnarvon
Filho(s)Henry Herbert, 6th Earl of Carnarvon, Evelyn Beauchamp
Irmão(s)Lady Winifred Herbert, Lady Margaret Herbert, Lady Victoria Herbert, Aubrey Herbert, Mervyn Herbert
Alma mater
Ocupaçãoantropólogopolítico, arqueólogo, fotógrafo, egiptólogo, aristocrata, necropolis scholar
Campo(s)egitologia
TítuloEarl of Carnarvon
Herbert, Earl of Carnavon CoA.svg
Causa da mortepneumonia
PERSONAGEM
George Edward Stanhope Molyneux Herbert, 5.º Conde de Carnarvon (Hampshire, Inglaterra, 26 de junho de 1866 – Cairo, Egito, 5 de abril de 1923), conhecido como Lord Carnarvon, foi o homem que financiou a expedição liderada por Howard Carter, descobrindo a tumba de Tutancâmon em 1922 no Vale dos Reis. 
Morreu aos 56 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Egiptologia 
O conde era um grande amante da egiptologia e em 1907 foi ao Egito com a intenção de realizar campanhas de escavação para enriquecer seu acervo. Percebendo a necessidade de ter um especialista na área que conhecesse as dificuldades da pesquisa, pediu conselho a Gaston Maspero que o indicou como a pessoa mais indicada o arqueólogo Howard Carter, que se encontrava em grande dificuldade na época. 

Os dois se deram bem imediatamente e uma profunda amizade nasceu. Com a riqueza da família, Lord Carnarvon financiou as escavações de Howard Carter em Tebas (Egito) e muitos outros que ampliaram a coleção de artefatos egípcios do conde. No entanto, o arqueólogo tinha a intenção de descobrir, no Vale dos Reis, os túmulos desaparecidos de dois faraós dos quais pouco se sabia na época (Amenhotep IV, o faraó herético, e Tutancâmon, o faraó criança) e convenceu George Herbert para financiar o empreendimento. Graças à sua habilidade, o senhor conseguiu obter a concessão das escavações, na altura ainda nas mãos do arqueólogo Theodore M. Davis, tendo as escavações iniciado em 1917. 

Estas duraram cinco anos sem sucesso e com pesadas despesas para o conde, tanto que, em agosto de 1922 , esteve perto de declarar encerrada a busca. Mas o entusiasmo ainda vivo de Carter e sua certeza absoluta de poder encontrar a tumba convenceram George Herbert a conceder-lhe mais uma temporada de escavações, o tempo necessário para escavar o último setor restante. A campanha recomeçou em 3 de novembro de 1922 , e já no segundo dia um passo de uma sepultura desconhecida viu a luz. Logo a entrada deste último foi alcançada e os selos na porta revelaram que nos milênios ela ainda não havia sido violada por ninguém.

Lord Carnarvon, então na Inglaterra, foi imediatamente chamado de volta ao Egito e lá chegou em 20 de novembro. Sete dias depois, ele compareceu, junto com Carter, à abertura da tumba que revelou naquele momento seus ricos bens funerários ainda no local, como haviam sido arranjados milênios antes. Esta descoberta é justamente considerada a maior descoberta arqueológica do século XX, não pela riqueza do espólio mas porque, pela primeira vez, foi possível admirar o túmulo de um faraó que nunca tinha sido violado na história.

MORTE
Carnavon, o financiador da expedição, tinha vindo no início ao Egito por causa de sua saúde. Essa decisão na verdade foi fatal. Na primavera de 1923, Lorde Carnavon se cortou acidentalmente com uma navalha quando fazia barba. O corte foi acima de uma picada de mosquito que levara dias antes, quando ainda estava na expedição. O ferimento não sarava e dias depois em uma viagem para o Cairo, Carnavon foi devastado pela febre. Seu secretário enviou as más notícias a Howard Carter dizendo que a picada de mosquito que Carnavon levara tinha infeccionado. Na verdade o quadro de Carnavon era irreversível e ele faleceu.

Fonte: Wukipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: