“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

24 de jun. de 2022

BÁRBARA DE ALENCAR - Arte tumular - 1674 - Igreja de Itaguá, Campos Sales, Ceará, Brasil

 



ARTE TUMULAR 

Placa de mármore negro sobre uma placa de granito marrom, com o seu nome e datas no piso da igreja.

Local: Igreja de Itaguá, Campos Sales, Ceará, Brasil

Fotos: Internet

Descrição tumular: Helio Rubiales



Bárbara de Alencar
Pintura imaginária de Bárbara de Alencar. A revolucionária foi perseguida até sua morte, e não restou nenhuma imagem que a retratasse. O que se sabe é que era branca de porte alto.
Nome completoBárbara Pereira de Alencar
Nascimento11 de fevereiro de 1760
Senhor Bom Jesus dos Aflitos de ExuCapitania de Pernambuco,
Brasil Colonial
Morte18 de agosto de 1832 (72 anos)
FronteirasProvíncia do Piauí,
Império do Brasil
OcupaçãoComerciante
PrêmiosLivro dos Heróis da Pátria
Página oficial
http://barbaradealencar.org.br/
PERSONAGEM
Bárbara Pereira de Alencar (Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Exu, 11 de fevereiro de 1760 — Fronteiras, 18 de agosto de 1832) foi uma comerciante e revolucionária brasileira. 
É uma das personagens mais importantes da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador.
Era avó do escritor José de Alencar, e tem como uns dos seus descendentes o escritor Paulo Coelho em sexta geração.
Morreu aos 72 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Biografia Bárbara Pereira de Alencar nasceu no dia 11 de fevereiro de 1760 em Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Exu, sertão de Pernambuco, na Fazenda Caiçara — pertencente ao patriarca da família Alencar, o português Leonel Alencar Rego, seu avô. Adolescente, Bárbara se mudou para a então vila do Crato (também situada na Chapada do Araripe), casando-se com o comerciante português José Gonçalves do Santos. 

A heroína republicana era mãe dos também revolucionários José Martiniano Pereira de Alencar e Tristão Gonçalves de Alencar. 
Calabouço do Forte onde ficou presa

 No contexto da Revolução Pernambucana de 1817, teve os bens da família confiscados e foi presa e recolhida ao Quartel de 1ª Linha, entre a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção e a Cadeia do Crime (depois Cadeia Pública). De lá, saiu para as prisões do Recife e posteriormente da Bahia, conforme depoimento autorizado do Barão de Studart, que desfaz o relato inverídico que tenha sido encerrada sob uma abóbada no subsolo da fortaleza, acima apontada. O relato infundado criado por Théberge se acha no seu "Esboço Histórico da Província do Ceará". 

MORTE
Morreu depois de várias peregrinações em fuga da perseguição política em 1832 na cidade piauiense de Fronteiras, mas foi sepultada em Campos Sales, no Ceará. Seu túmulo está em processo de tombamento. 

NA POESIA
Em 1980 o escritor Caetano Ximenes de Aragão publicou o épico livro-poema Romanceiro de Bárbara sobre a Confederação do Equador com ênfase na saga desta heroína em 77 poesias, recentemente reeditado pela secretaria de cultura do Ceará sob a coleção Luz do Ceará. 

HOMENAGENS 
*Em 11 de fevereiro de 2005, foi lançada pelo Centro Cultural Bárbara de Alencar a “Medalha Bárbara de Alencar”. Anualmente, três mulheres, sempre no dia 11 de fevereiro serão agraciadas com o prêmio por suas ações junto a sociedade. 

*O centro administrativo do Governo do Ceará é batizado de Centro Administrativo Bárbara de Alencar. 

*Em Fortaleza existe estátua da heroína situada na Praça da Medianeira na Avenida Heráclito Graça próxima ao Ginásio Paulo Sarasate. 

*O pintor Oscar Araripe retratou Barbara de Alencar em 2009. 

*Pela Lei 13.056 de 22 de Dezembro de 2014 teve o seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

*A Fundação Demócrito Rocha produziu uma série de documentários sobre os cearenses, e Bárbara de Alencar foi a segunda personagem histórica a ser homenageada.

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: