“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

3 de mai. de 2022

XAVIER CUGAT - Arte Tumular - 1644 - Cemitérios de Girona Girona , Província de Girona , Catalunha , Espanha

 



ARTE TUMULAR

Placa em mármore negro com o seu nome e datas gravados


Local; Cemitérios de Girona Girona , Província de Girona , Catalunha , Espanha 
Foto: findagave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Xavier Cugat
Informação geral
Nome completoFrancesc d'Asís Xavier Cugat Mingall de Bru i Deulofe
Também conhecido(a) comoXavier Cugat
Nascimento1 de janeiro de 1900
Girona, Espanha
PaísEspanha
Gênero(s)ClássicaÓpera, Latina, Francesa, Espanhola
Ocupação(ões)Maestro
Extensão vocalTenor
Outras ocupações


PERSONAGEM
Francesc d'Asís Xavier Cugat Mingall de Bru i Deulofe (Girona, 1 de janeiro de 1900 — Barcelona, 27 de outubro de 1990) foi um maestro espanhol-cubano, um dos pioneiros na popularização da música latina nos Estados Unidos. 
Morreu aos 90 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Cugat nasceu na Catalunha e quando tinha três anos, sua família se mudou para Havana, Cuba. Sempre propenso à música, foi morar em Los Angeles, Estados Unidos, onde ele trabalhou como cartunista no jornal Los Angeles Times durante o dia e como maestro de noite. Depois de alguns anos se apresentando em pequenos clubes na área de Los Angeles, Cugat finalmente teve sua oportunidade quando ele e sua orquestra um emprego na prestigiosa boate Coconut Grove em 1928. 

Seu estilo musical popularizou-se e Cugat contribuiu para trazer a música latina para a atenção do público norte-americano. Nos anos 30 e 40, ele foi apelidado de O Rei da Rumba devido à popularização dessa dança. Em suas aparições em filmes, Cugat interpretava a si próprio, mesmo se o personagem tivesse outro nome que não o dele, e, junto de sua orquestra, apareceu em vários musicais memoráveis da MGM nos anos 40. 

Foi casado com a cantora espanhola Charo. 

MORTE
 Após sofrer um derrame em 1971, Xavier aposentou-se e morreu Barcelona em 1990.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: